Alguém responde?

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Alguém responde?

Mensagem por Alexandre »

...


:?:
Com telescópios tão potentes que podem descobrir outros planetas em outras galáxias a milhões de anos luz, porque não conseguem ver com nitidez e estudar outros planetas que estão aqui tão perto?
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Munhoz
Mensagens: 95
Registrado em: 06 Fev 2008, 13:47
Localização: Mato Grosso

Mensagem por Munhoz »

Alexandre, esses planetas "extra-solares", não são "vistos", eles são de detectados pelo "método de transito", "velocidades radiais", e me parece também pelos efeito gravitacionais que causam a sua estrela, a primeira imagem de um planeta extra-solar foi mostrada em 13 de novembro de 2008, usando a técnica de "eclipsamento artificial", me parece que já tem mais imagens de planetas extra-solares, mais não é nada "high definition", é só um pontinho no espaço mesmo...



...por enquanto.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Valeu Munhoz :thumleft:.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Munhoz, parece-me que o que o Alexandre queria perguntar era porque é que não se usam esses telescópios para observar a superfície dos planetas do NOSSO Sistema Solar.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


É por aí cavaleiro.. :wink:

Tendo o telescópio hubble, por exemplo, ele é capaz de trazer imagens nítidas de galáxias situadas à milhões de anos-luz da terra, então, me pergunto como esta capacidade poderia ser aplicada para a observação dos nossos vizinhos mais próximos, como a lua, marte e os outros do nosso sistema solar, com esta mesma nitidez?
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Não percebo nada de telescópios, mas não terá a ver com a distancia focal?
Ou seja, esses grandes telescópios estão "desenhados para focar o que está bem longe e não o que está "perto".
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Re: Alguém responde?

Mensagem por eDDy »

Alexandre escreveu:...


:?:
Com telescópios tão potentes que podem descobrir outros planetas em outras galáxias a milhões de anos luz, porque não conseguem ver com nitidez e estudar outros planetas que estão aqui tão perto?
Acho que tudo que poderíamos estudar sobre esses planetas do nosso sistema a partir de telescópios já foi feito ou ainda está sendo feito, o que temos feito agora é enviar sondas para coleta de materiais para estudos mais aprofundados, como por exemplo a curiosity que acabou de chegar em marte. Se você quiser imagens em alta definição desses planetas tem um monte no http://www.nasa.gov/

Jupiter a partir do hubble

Imagem
Editado pela última vez por eDDy em 18 Set 2012, 17:04, em um total de 1 vez.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Não dava pra chegar mais perto? :D :roll: :lol:
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

Alexandre escreveu:...


Não dava pra chegar mais perto? :D :roll: :lol:
Alexandre, a questão é que já sabemos exatamente o que há ali, a unica forma de acrescentar na pesquisa seria uma coleta de material para análises, mas dai isso é necessário uma nave exploradora.
Trocando em miúdos, a NASA não gastaria fundos rotacionando o hubble para lá e para cá, para tirar fotos em hd de Júpiter por exemplo sabendo que isto não acrescentaria em "nada" na pesquisa. Então a melhor decisão é poupar esse fundo para ajudar a custear o Curiosity por exemplo, um robô explorador, e que é exatamente o que acrescentaria na pesquisa espacial.

E sim! Eu sei que ADORARÍAMOS umas fotos em HD dos nosso vizinhos, mas isso custaria muito! rsrs
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

Vou acrescentar algo aqui para você ter uma ideia!
A manutenção do hubble de 2008 custou aproximadamente 900 milhões de dólares! E o principal motivo da manutenção não foi upgrade dos equipamentos e sim corrigir a deflexão os espelhos com imas, porque após tantas manobras os espelhos estavam saindo do lugar e comprometendo as imagens!

900 milhões :shock:
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Tks eDDy.

Mas...a limitação seria só financeira, ou tecnológica? Quero dizer, "ajustes" em lentes nos trariam detalhes do solo lunar, marciano ou de plutão, por exemplo?
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Maria Sofia do Nascimento
Mensagens: 45
Registrado em: 07 Fev 2011, 21:16
Localização: Campinas - SP

Mensagem por Maria Sofia do Nascimento »

AIII que linda esta foto!!!
Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também alcançar.
Willian C. Stone
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

Alexandre escreveu:...


Tks eDDy.

Mas...a limitação seria só financeira, ou tecnológica? Quero dizer, "ajustes" em lentes nos trariam detalhes do solo lunar, marciano ou de plutão, por exemplo?
Não tenho certeza Alex, a atmosfera dos astros vão influenciar na captura da imagem do terreno, talvez saia meio "embasado" lol, mas dá para capturar ótimas imagens do astro em si!
FelipeFTZ
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Nov 2012, 17:19
Localização: Rio Grande do Sul

Só pra ter uma ideia geral...

Mensagem por FelipeFTZ »

http://www.apolo11.com/poder_dos_telescopios.php

Esse página tem informações sobre o por que nao existem fotos da superficie aproximada de outros planetas.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Grande Felipe, bem vindo ao Vigília e muito obrigado pela sua contribuição.
Abraço.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo