Por 4.500 anos, a Grande Pirâmide de Gizé tem encantado, fascinado e, finalmente, frustrado a todos que tentaram penetrar os seus segredos.
Agora, uma equipe de robótica da Universidade de Leeds, trabalhando com Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, está a preparar uma máquina que esperam resolver um de seus mistérios duradouros.
A pirâmide, conhecida como a Pirâmide de Quéops supostamente construída em torno de 2560 aC, é a única maravilha do mundo antigo ainda existente. No seu interior há duas câmaras conhecidas como Câmara do Rei e a Câmara da Rainha. Dois shafts se originam da Câmara do Rei, em ângulos de 45 graus e seguem para o exterior do monumento.
Na Câmara da Rainha, há dois shafts complementares, descobertos em 1872. Ao contrário daqueles na Câmara do Rei, estes não levam à face externa da pirâmide
Ninguém sabe para que servem estes shafts. Em 1992, uma câmera enviada para o shaft principal da parede sul da Câmara da Rainha descobriu que após 60 metros estava bloqueado por uma porta de pedra calcária com duas alças de cobre. Em 2002, uma outra expedição perfurou essa porta e revelou, 20 centímetros atrás dela, uma segunda porta.
"A segunda porta é diferente da primeira. Parece que é de triagem ou está cobrindo alguma coisa", disse Zahi Hawass, chefe do Conselho Supremo, que é responsável pela expedição. O shaft norte se curva a 45 graus depois de 18 metros, mas, após 60 metros, também está bloqueado por uma porta de pedra calcária.
Agora, técnicos da Universidade de Leeds estão dando os toques finais a um robô que, esperam, irá acompanhar o shaft até o seu fim. Conhecido como o Projeto Djedi, o mágico que Quéops supostamente consultou quando do planejamento da pirâmide, o robô será capaz de perfurar o segundo conjunto de portas para ver o que está além.
Dr. Robert Richardson, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Leeds, disse que vão continuar a expedição, até chegarem ao final dos shafts.

"Estamos a trabalhar no projeto há cinco anos", disse ele. "Nós não temos preconcebimentos. Estamos a tentar obter provas de outras pessoas para tirar conclusões. Existem dois shafts. O norte é bloqueado por uma porta de pedra calcária e nada penetrou por aquela porta. Com o sul, uma equipe anterior mediu a espessura da pedra, perfurou-a e inseriu uma câmera nele e descobriu que havia outra porta. Vamos determinar sua espessura e como perfurá-la. Estamos preparando o robô agora e esperamos poder enviá-lo antes do final do ano. É uma grande questão, e é muito importante não causar danos desnecessários. Vamos continuar até encontrarmos a resposta. Esperamos obter todos os dados possíveis, que deverão ser suficientes para responder as perguntas. "