Em imagem divulgada na terça-feira (17), Nasa revela marca de 22 x 35 centímetros deixada no solo de Marte pela escavadeira da sonda Phoenix; a agência norte-americana não determinou, no entanto, se as marcas brancas descobertas são resíduos de sal ou gelo.
NASA's Phoenix Mars Lander began excavating a new trench, dubbed "Snow White," in a patch of Martian soil near the center of a polygonal surface feature, nicknamed "Cheshire Cat." The "dump pile" is located at the top of the trench, the side farthest away from the lander, and has been dubbed "Croquet Ground." The digging site has been named "Wonderland."
The trench is about 2 centimeters (.8 inches) deep and 30 centimeters (about 12 inches) long.
At this early stage of digging, the Phoenix team did not expect to find any of the white material seen in the mission's first trench, now called "Dodo-Goldilocks." That trench showed white material at a depth of about 5 centimeters (2 inches). More digging of Snow White is planned for coming sols, or Martian days.
Snow White was dug on Sol 22 (June 17, 2008) with Phoenix's Robotic Arm. This picture was acquired on the same day by the lander's Surface Stereo Imager.
This image has been enhanced to brighten shaded areas.
The Phoenix Mission is led by the University of Arizona, Tucson, on behalf of NASA. Project management of the mission is by NASA's Jet Propulsion Laboratory, Pasadena, Calif. Spacecraft development is by Lockheed Martin Space Systems, Denver.
Image credit: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona/Texas A&M University/NASA Ames
Se esse pó branco for mesmo o que estão especulando, o negócio do Evo vai para o brejo.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE. SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
...qual o maior produto de exportação do país dele?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE. SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
NASA dá como quase certa água em Marte
00h00m
Eduarda Ferreira
A NASA deu como praticamente certa a presença de água no planeta vermelho. Superfícies espelhadas postas a descoberto pela sonda Phoenix desapareceram de um dia para o outro. "Não podia ser sal", dizem os cientistas.
A agência espacial norte-americana divulgou ontem imagens procedentes de Marte e colhidas pela Phoenix em que é possível observar o desaparecimento de pequenos blocos espelhados postos a descoberto pelas pás da sonda. Os cientistas encarregados da missão no planeta vermelho, consideram que esta será uma prova, ainda que colhida à distância, da existência de água. "Não pode ser sal", concluem.
Os pequenos oito bocados que pensam ser gelo foram postos a descoberto no passado dia 15 pelo braço robotizado da Phoenix numa vala a que foi dado o nome de "Dodo-Goldilocks". A aparência espelhada desses blocos do tamanho de dados foi-se modificando até eles desaparecerem quase todos ao quarto dia de exposição. Peter Smith, que coordena a equipa científica, deduz que a água se terá evaporado depois de exposta ao sol. O fenómeno ocorreu entere o 20.º e o 24.º dias marcianos. Logo nas primeiras observações, foi colocada a hipótese de se tratar de sal, mas as imagens mostraram indícios de que houve sublimação "e o sal não pode fazer isso" , conclui Peter Smith.
A procura de água em Marte é o objectivo último das missões dirigidas ao planeta. Ela poderia garantir a possibilidade de sobrevivência do Homem nesse cenário hostil.
A sonda Phoenix está naquele planeta desde o passado dia 25 de Maio e pousou numa zona próxima do pólo Norte. Os aparelhos que transporta permitem não só fotografar o solo marciano, como escavar, recolher amostras e fazer de imediato algumas análises.
Pelas "sombras" as duas fotos parecem ser a mesma...manipulada, a não ser que tenha sido tiradas no mesmo exato "segundo" do dia...
Será que não dá pra cavar mais fundo isso ai???
Munhoz escreveu:Pelas "sombras" as duas fotos parecem ser a mesma
Observe melhor e verá que não.
Se tiver um sofware de tratamento de imagem, recorte as sombras e as sobreponha. Verá que não têm nada de igual.
...manipulada,
A NASA não tem necessidade de fazer isso. Já temos dados indiretos de sobra para saber que há gelo no polo norte de Marte. E nem é esse o objetivo da "brilhante" missão Phoenix. O que se deseja é saber a composição química da água, o que poderá permitir a inferição de uma série de outras informações valiosas sobre o planeta vermelho.
Parece que a cada dia passado nesta magnífica missão se tornam mais fortes e evidentes os indícios de que marte pode ter sido um dia habitado.A presença de água indica presença de vida.
Jow escreveu:
Muito boa sua observação hsette, realmente a impressão que se tem é que evaporaram, a propósito, qual a temperatura da atmosfera de marte?
Por essa época, a temperatura no polo tem estado em torno dos -26 graus Celsius (isso durante o dia, pois à noite chega a -170 graus Celsius).
Mas em função da baixíssima pressão, comparado com a Terra, por causa da atmosfera rarefeita, a essas temperaturas o gelo, quando exposto à luz solar, já sublima, ou seja, passa diretamente do estado sólido para o gasoso.