É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.
A Agência Espacial Americana (NASA) está testando um novo telescópio chamado SOFIA, que irá explorar o universo dentro do espectro de luz Infravermelho. A diferença é que o telescópio fica dentro de um 747.
A idéia é sobrevoar a uma altitude que minimize a interferência da atmosfera (vapor d'água) na observação. O SOFIA tem como principal objetivo o estudo da composição da atmosfera e superfície dos planetas, investigar a composição e estrutura dos cometas, determinar a composição física e química do meio interestrelar e ainda explorar a formação de estrelas e outros objetos estrelares.
Bom ponto Jeff, mas pra que criar outro se já tem um em órbita. Deve haver algo significativamente diferente nesse. Ou então os caras da NASA estavam sentindo falta de aparecer nos jornais...
Muito interessante a idéia. Claro que se os americanos estão fazendo isso é porque há benefícios. O Hubble é muito bom mas muito antigo, pois foi lançado em 24/04/1990 e provavelmente utiliza tecnologia da década de 1970/80, o que não permite todo tipo de investigação desejável. Ele quase foi abandonado há alguns anos atrás por falta de manutenção. Muitos podem pensar que um telescópio espacial não tem custo depois de colocado no lugar, mas isso não está correto. Tem custo e da ordem de milhões de dólares por ano. E quando é necessário a intervenção direta, com um lançamento para corrigir ou trocar alguma peça, o custo fica ainda maior. Então um Boeng voando 12 horas por dia para observações, podendo levar sempre o que há de mais moderno em tecnologia óptica pode ser muito interessante. Nós pobres mortais já pensamos logo no custo de combustível de um aparelho voando o tempo todo, mas isso é pífio perto da quantidade de combustível necessário para levar um telescópio ao espaço e dos lançamentos de manutenção. Assim, um telescópio montado num avião pode aproveitar melhor os avanços tecnológicos, os riscos são baixos e ainda há como desenvolver novas tecnologias apoiando-se nessa experiência. Eles são bons mesmos.
Tá, pera... se ele vai trabalhar em IV, não quer dizer que ele vai "enchergar" diferente do Hubble (que trabalha só no espctro visível)?
Qual parte eu não peguei?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE. SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)