link original
Especialistas em Egiptologia anunciaram a identificação da múmia de Hatshepsut com três mil anos de idade, segundo a BBC. Trata-se da mais famosa governante do Egipto.
É considerada pelos especialistas como a descoberta arqueológica do século no Egipto desde que em 1922 foi encontrado o túmulo de Tutancamon. Os peritos esperam que o achado traga algumas pistas sobre o misterioso desaparecimento e morte de Hatshepsut.
O antiquário Zahi Hawass irá fazer o anúncio oficial durante uma conferência de imprensa no Cairo. Hawass montou um laboratório de análise do ADN próximo do museu do Cairo onde a múmia se encontrava desde 1900.
O estudo foi financiado pelo canal de televisão norte-americano Discovery que irá transmitir uma documentário sobre o assunto em Julho.
Uma das provas mais importantes encontradas é um espaço encontrado na dentição que corresponde a uma relíquia, um dente preservado com o nome de Hatshepsut gravado.
Vingança apagou o seu nome da história
Hatshepsut governou o Egipto durante 21 anos no século XV A.C., depois de ter usurpado o trono ao seu enteado, Thutmosis III.
O seu tempo fúnebre é um dos mais famosos monumentos localizados perto do Vale dos Reis no Egipto superior. Mas depois da morte, o seu nome foi retirado dos registos, como um acto de vingança do enteado.
Alguns arqueólogos estão cépticos quanto ao uso de tecnologia para identificar o ADN uma vez que acreditam que será muito difícil obter o código genético a partir de uma múmia.
Descoberta do século no Egipto
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre
Descoberta do século no Egipto
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)