É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.
Quasar
Os quasares (abreviatura de Quasi stelars objectus, do latim Objetos quase estelares) são objetos de extrema luminosidade encontrados nos confins do Universo conhecido, mais precisamente a partir de dois bilhões de anos-luz da Terra (a maioria dominante dos quasares, entretanto, está a mais de dez bilhões de anos-luz). Devido ao fato de estarem tão distantes não é possível saber ao certo o que é um quasar, mas acredita-se que sejam núcleos galácticos ativados por buracos negros super-massivos, que absorvem gás e poeira da galáxia liberando no processo energia muito superior à liberada pela fusão nuclear.
Antares (Alfa de Escorpião) é uma estrela de 1ª magnitude (na verdade é uma estrela binária) localizada no centro da Constelação de Escorpião. Por sua forte coloração avermelhada e localização na constelação é conhecida também por Coração do Escorpião.
Antares é uma supergigante vermelha, distante aproximadamente 600 anos-luz da Terra, 300 vezes maior que nosso Sol (estima-se um raio aproximadamente igual a órbita de Marte) e 10.000 vezes mais brilhante, porém a sua massa está calculada entre 15 e 18 vezes a massa solar. A temperatura média de sua superfície é de aproximadamente 3500 K. O grande tamanho e a pouca massa leva Antares a ter uma densidade muito baixa.