Acidente aéreo com avião da GOL

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Petrovski
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Mensagem por Petrovski »

Aiaiai, vamos deixar a troca de elogios pra outro lugar...

Essas pessoas morreram com comida na barriga, pra mim isso não é triste. Sempre falam: Ah, isso foi uma tragédia. :P
Lola nenhuma, boa parte dessa gente morreu sem preocupações monetárias, sem problemas sociais. :roll:
Latorre
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Mensagem por Latorre »

Euzébio escreveu:Segundo o depoimento do jornalista estadunidense que estava a bordo do Legacy, nada se percebeu até o momento do choque, que pareceu uma batida de carro.
A abordagem parece ter sido anterior (colisão de frente). Os dois a 800 km/h em aproximação somariam 1600 km/h. O tempo de percepção da aproximação e do impacto seria de uma fração de segundo. Mais rápido que uma bala de 38 vindo na direção dos seus olhos.
Acredita-se que o os pilotos do Legacy desligaram o sistema de alarme de aproximação para que assim pudessem testar a aeronave sem que fossem monitorados por terra. Será que pilotos profissionais e experientes teriam uma atitude tão irresponsável como esta?
Eu também duvido, Zé. Ao que parece eles estavam voando em linha reta (pelo depoimento do repórter norte-americano, publicada no New York Times e hoje no Diário Catarinense).

Neste mesmo depoimento o repórter conta que um dos peritos especulava sobre um muito provável manobra da Boeing para evitar a colisão direta (inclinação violenta para um dos lados), onde uma das asas do Boeing teria atingido por duas vezes o Legacy, e iniciado a sua espiral para a morte.

Um paciente comentou hoje que o Gol foi avisado por seus instrumentos de uma aeronave em rota de colisão, e enviou aviso por rádio. Ao que parece o piloto norte-americano do Legacy não entendeu a mensagem em português e não desviou. Isso corrobora a teoria acima, onde o Boeing manobra para se esquivar do choque enquanto o Legacy não reage por nem mesmo perceber a aproximação. A pergunta segue: por que os instrumentos do Legacy não apontaram a aproximação do Gol?
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Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
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Mensagem por Euzébio »

Ouvi na CBN um especialista aposentado que disse que, pela aproximação das aeronaves (1600 km/h, que é a soma de ambas as velocidades), ambas teriam 20 segundos de avistamento mútuo, porém, dificilmente os pilotos ficam de olhos colados nas janelas das aeronaves observando o vazio. Eles ficam mais atentos aos intrumentos de bordo e em tudo o que ocorre no interior da aeronave.

A distância entre uma aeronave e outra, na vertical, era de 300 metros. Se estavam em rota de colisão, ou uma subiu, ou a outra baixou...
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Latorre
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Mensagem por Latorre »

Euzébio escreveu:A distância entre uma aeronave e outra, na vertical, era de 300 metros. Se estavam em rota de colisão, ou uma subiu, ou a outra baixou...
De onde saiu isso?
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lulu
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Mensagem por lulu »

Vi uma vez um programa da BBC muito bom sobre acidentes aéreos em que os especialistas concluiram que nenhum acidente ocorre devido a um erro apenas, mas a uma sucessão de erros. Parece que o caso em análise não é exceção.
As autoridades aeronáuticas suspeitam que possa ter havido um "mau contato" no transponder do jato Legacy que colidiu e derrubou o Boeing 737-800 da Gol na sexta-feira passada matando 155 pessoas.

A falha técnica não explica, contudo, por que o avião estava a 37 mil pés, quando deveria estar a 36 mil pelo plano de vôo da aeronave, que seguia de São José dos Campos (SP) para Manaus (AM) e os Estados Unidos.
Os controladores --que não haviam notificado o avião de que ele deveria cumprir seu plano de vôo e descer a 36 mil pés para evitar a "pista" contrária da rota em que entrava-- tentaram, então, alertar o Legacy de que os sinais do transponder haviam sumido dos radares. Mas não houve resposta.
Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 6678.shtml


Em minha opinião, qualquer que sejam os culpados nós vamos acabar pagando a conta, afinal 300 metros de distância entre linhas aéreas de ida e volta é uma loucura. Agora que vi como funcionam as rotas aéreas no Brasil, não tenho mais confiança em viajar de avião. É necessário uma reformulação completa das aerovias. Não sei porque um país de dimensões continental precisa ter alguma rota de ida e volta. Isso até seria aceitável sobre as grandes cidades, mas em pleno céu amazônico!!!
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Latorre
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Mensagem por Latorre »

1600 km/h são 445 metros por segundo. I.e., em 20 segundos eles estavam a 5000 metros um do outro.

Cinco kilômetros!? Muito longe. Em 10 segundos estavam a 2,5 km e daí sim daria para visualizar algo. Só que 10 segundos para fazer uma manobra evasiova, é muito pouco para um avião do porte do Boeing.
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Euzébio
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Mensagem por Euzébio »

Latorre escreveu:
Euzébio escreveu:A distância entre uma aeronave e outra, na vertical, era de 300 metros. Se estavam em rota de colisão, ou uma subiu, ou a outra baixou...
De onde saiu isso?
Um avião deveria estar a 36 mil pés, o outro a 37 mil pés, a diferença (mil pés) equivale a 300 metros.
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Euzébio
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Mensagem por Euzébio »

Latorre escreveu:1600 km/h são 445 metros por segundo. I.e., em 20 segundos eles estavam a 5000 metros um do outro.

Cinco kilômetros!? Muito longe. Em 10 segundos estavam a 2,5 km e daí sim daria para visualizar algo. Só que 10 segundos para fazer uma manobra evasiova, é muito pouco para um avião do porte do Boeing.
Segundo o especialista, em 20s eles estavam a aproximadamente 10km de distância um do outro e seriam visíveis a olho nu. Acho que faz sentido, às vezes vemos do solo aviões a distâncias enormes cruzando os céus.

Para mim não faz sentido que pilotos experientes como os estadunidenses cometessem um erro tão infantil como este de desligar o transponder, a menos que tenham considerado, como o Lulu, aquela área extremamente abandonada por se tratar de floresta amazônica.

Eu aposto as minhas fichas em algum disturbio magnético ou colisão - de ambos os aviões - com algum objeto não identificado.

É de se estranhar que ninguém a bordo do jatinho soubesse em que a aeronave havia colidido até que chegassem ao solo...
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brunoplc
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Mensagem por brunoplc »

Pronto
problema resolvido!


os queridos americanos estava testando o brinquedinho que acabaram de comprar por 25 milhoes, e para terem essa liberdade no ar, a qual pensaram que o céu é tao grande e nao tem chance de encontrar ninguem no caminho, resolveram desligar o equipamento de monitoação, assim brincaram muito e pensaram q nada iria ser registrado.

Moral da historia: vai ser um pouco dificil eles sairem do Brasil, desse povo alegre que adora festas e mulheres!
O ARREPENDIMENTO vai acompanhar a cada dia que eles acordarem, sabendo q eles tiraram 155 vidas com uma simples brincadeira!

Deus há de iluminar sim essas almas, nao sou catolico, evangelico, protestante, mas sei que existe um Deus e nao é pq ele tirou 155 q ele nao existe.

Esse é um forum para livre, qualquer pessoa pode escrever o que bem entender, mas vamos ACRESCENTAR e não ridicularizar comentários.
Latorre
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Mensagem por Latorre »

Euzébio escreveu:Um avião deveria estar a 36 mil pés, o outro a 37 mil pés, a diferença (mil pés) equivale a 300 metros.
Verdade, cada um deveria estar numa altura diferente (portanto a 300m). Mas ao que parece o Legacy estava na altura errada (36 mil pés). Temos que esperar para que esta informação venha com precisão após a publicação do conteúdo da caixa preta do Legacy.
brunopcc escreveu:os queridos americanos estava testando o brinquedinho que acabaram de comprar por 25 milhoes, e para terem essa liberdade no ar, a qual pensaram que o céu é tao grande e nao tem chance de encontrar ninguem no caminho, resolveram desligar o equipamento de monitoação
Fonte? A caixa preta já foi aberta e publicada e eu perdí a reportagem ou é mais especulação? Facilita bastante separar as coisas.
brunopcc escreveu:mas sei que existe um Deus
Guarde isso para você. Deuses não estão em debate aqui neste fórum e portanto se tornam um assunto offtopic. Se quiser fazer, faça na sessão de bate-papo.
brunopcc escreveu:Esse é um forum para livre, qualquer pessoa pode escrever o que bem entender
Errado. Este é um fórum moderado e de tema delimitado (ufologia com abordagem científica). Se você escrever o que bem entender e esse assunto estiver fora da casinha, vai ser moderado, como consta nas regras gerais que você certamente não leu antes de postar.
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eDDy
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Mensagem por eDDy »

ui :roll:
brunoplc
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Mensagem por brunoplc »

hahaha Latorre
Vc no céu e o resto na terra!


mas aqui esta a fonte para interesse de todos

http://noticias.correioweb.com.br/mater ... sub=Brasil
Euzébio
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Mensagem por Euzébio »

brunoplc escreveu:Pronto
problema resolvido!


os queridos americanos estava testando o brinquedinho que acabaram de comprar por 25 milhoes, e para terem essa liberdade no ar, a qual pensaram que o céu é tao grande e nao tem chance de encontrar ninguem no caminho, resolveram desligar o equipamento de monitoação, assim brincaram muito e pensaram q nada iria ser registrado.
Não confio muito nesta versão, acho que ninguém seria irresponsável a este ponto. Ouvi dizer que eles tinham permissão para voar a 37 mil pés somente até Brasília, e depois teriam que descer até os 36 mil pés que é a rota correta. Ainda acho muito estranho que não se saiba a versão dos pilotos para o ocorrido.
brunoplc escreveu:Moral da historia: vai ser um pouco dificil eles sairem do Brasil, desse povo alegre que adora festas e mulheres!
Eu duvido que eles fiquem presos aqui, basta a intervenção da embaixada estadunidense para que eles sejam liberados, aposto eu...
brunoplc escreveu:O ARREPENDIMENTO vai acompanhar a cada dia que eles acordarem, sabendo q eles tiraram 155 vidas com uma simples brincadeira!
Se isto for confirmado, eles devem perder a licença para vôo (no mínimo)!
brunoplc escreveu:Deus há de iluminar sim essas almas, nao sou catolico, evangelico, protestante, mas sei que existe um Deus e nao é pq ele tirou 155 q ele nao existe.
É mesmo tolice envolver o sobrenatural na questão. Se a gente quer encontrar uma solução para o caso, devemos isentar qualquer manifestação religiosa.

Os pilotos devem ser os únicos a saber realmente o que aconteceu, mas enquanto estiverem incomunicáveis, jamais saberemos.
brunoplc escreveu:Esse é um forum para livre, qualquer pessoa pode escrever o que bem entender, mas vamos ACRESCENTAR e não ridicularizar comentários.
Ao contrário do que parece, estamos sim abertos a qualquer opinião (mesmo que não concordemos), desde que em acordo com o tema pretendido. Afinal, todos temos o direito de nos expressar.
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Britan
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Mensagem por Britan »

:roll: :roll: :roll:
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
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Mensagem por Latorre »

Não, cara. Você no céu com seus fantasmas. Eu me satisfaço ficando por aqui mesmo.
Euzébio escreveu:Não confio muito nesta versão, acho que ninguém seria irresponsável a este ponto.
Olha Zé, lí hoje no Diário Catarinense que os pilotos do jatinho não estavam na cabine de comando na hora do impacto. Isso impediu que eles ouvissem os avisos da torre de comando e do sistema de prevenção de choque aéreo.

Este sistema só funciona quando está ligado nas DUAS aeronaves. Uma espécie de radar que localiza aeronaves num raio esférico de 50 km, mostra a velocidade, altura e direção da nave em aproximação. Caso haja risco de colisão, ela alerta sonoramente "traffic", inclusive pelos autofalantes da cabine de comando. Ainda, o sistema sugere a manobra a ser feita (manualmente) para evitar o choque (subir ou descer). A sugestão é feita para as duas aeronaves de forma diferente, para evitar que os dois pilotos façam a mesma manobra.

Repetindo: o sistema só funciona se estiver ligado nas duas aeronaves.
Os pilotos devem ser os únicos a saber realmente o que aconteceu, mas enquanto estiverem incomunicáveis, jamais saberemos.
Temos as caixas pretas, Zé. E ao contrário dos pilotos, elas não mentem.
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