Como reconheceríamos a vida extraterrestre?

A existência de vida simples - microorganismos - fora da Terra não responderia as questões da ufologia. Esta área, aborda justamente os possíveis fenômenos relacionados à hipótese da existência de Entidades Biológicas Extraterrestres Inteligentes.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Como reconheceríamos a vida extraterrestre?

Mensagem por Kosmus15 »

Senhores, como têm passado? Trago à vocês algumas dúvidas para debatermos, apenas alguns questionamentos que me surgiram.
Como reconheceríamos a vida extraterrestre, já que uma definição de vida deve se aplicar não somente a vida como nós a conhecemos, mas também como ela pode vir a ser em qualquer lugar do universo? Como deveríamos proceder para identificar uma possível forma de vida extraterrestre, levando em consideração que ela pode não depender (ou não depender somente) de informação codificada em molécula de DNA ou não ter base em processos da química do carbono? Já pensaram nessa possibilidade? A matéria comum (átomos) corresponde à somente 4% (3,6% de gás intergaláctico e 0,4% de estrelas, planetas, etc.) da densidade crítica do universo!! 96% do universo são de "natureza desconhecida"!! Ou seja, os 96% equivalem às chamadas energia escura e matéria escura, como sabem.

E se a vida extraterrestre for COMPLETAMENTE diferente da vida na Terra? Tão diferente a ponto da mesma já estar presente em nosso cotidiano, tão diferente a ponto dela estar nos influenciando dia após dia, de estar enraizada em nós ou, até mesmo, dela ter nos criado, nos moldado... Como se nós fôssemos formigas tentando perceber uma faísca da 'tecnologia humana'. Como formigas poderiam entender uma faísca da "genialidade humana"? Apenas algumas dúvidas...

Obs: O novo visual do fórum ficou 10!!! :D
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Re: Como reconheceríamos a vida extraterrestre?

Mensagem por Euzébio »

Olá Kosmus15! Bom questionamento! Realmente, se formos procurar por vida extraterrestre baseados apenas em nós mesmos, a coisa vai ficar difícil!

Acho que o diferencial vai ser mesmo a Inteligência. Acredito que esta, a inteligência, a capacidade de pensar e raciocinar, seja um ponto comum em toda forma de vida.
Ad Honorem Extraterrestris