Fuga de Gevard ao Desafio Cetico repercute no exterior

Área reservada exclusivamente a postagem e discussão de dados verificáveis. Debate dentro da metodologia científica. Sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

APODman
Mensagens: 101
Registrado em: 06 Dez 2004, 22:37
Localização: São Paulo

Mensagem por APODman »

Gustavo Latorre escreveu: Outra coisa: que não se generalize. Nem todos aqui tratam o assunto "ET" como crença definida. Mas alguns reservam o direito de deixá-lo como dúvida aberta.
Pertinente a correção.

Valeu Latorre !


[ ]´s
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Gustavo Latorre escreveu:Ao contrário da HASP (Hipótese de Ação do Saci Perere), a HVA tem algum cabimento lógico.

Mwahuahuahuahua!!!

HASP foi ótimo!

:lol:

Se é fácil dizer que os governos escondem de nós a verdade, mais fácil ainda é pensar que eles são honestos ao ponto de deixar vazar tudo o que sabem. Tem que ser muito ingênuo para acreditar, por exemplo, que o Bushinho é o super-herói americano (como em Hollywood!), e o Saddam o grande vilão...

Mas, tudo bem, cada um crê no que melhor lhe cabe.

:wink:
Ad Honorem Extraterrestris
Dell
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Out 2005, 07:43

Mensagem por Dell »

Muito interessantes as colocações aqui postadas...pelo que posso observar, a ufologia, como um todo, tem -se tornado uma "questão de fé".Temos, ao mesmo tempo, os ufólogos da nova era, que "canalizam" mensagens dos mais diversos "povos", os espertalhões, que ganham dinheiro às custas dos menos desavisados, com revistas, DVD's, etc... , e a ufologia científica, que propõe um debate mais sério(como este fórum)..como já foi dito aqui, cada um acaba defendendo o " seu peixe", mas no geral, é comum a todos os grupos a falta de provas para solidificar a sua visão dos fenômenos.Sobra então, a crença de cada um a respeito destes fenômenos, e vemos que mesmo os chamados ateus, tem a sua crença em algo que acham que existe, mas não podem provar.Muito interessante.
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Dell escreveu:Sobra então, a crença de cada um a respeito destes fenômenos, e vemos que mesmo os chamados ateus, tem a sua crença em algo que acham que existe, mas não podem provar.Muito interessante.
No meu ponto de vista a questão UFO não se trata de uma questão de crença. Os objetos voadores não-identificados são uma realidade reconhecida mundialmente, inclusive pelas autoridades e pela comunidade científica.
Como para qualquer fenômeno desconhecido, há as mais variadas hipóteses. Eu considero como plausíveis as seguintes: fenômenos naturais conhecidos e ainda desconhecidos, produto da atividade humana, objetos artificiais produzidos por civilizações extraterrestres tripulados ou não.

PS.: não entendi a referência aos ateus. Dá para explicar.
Em relação a que eles têm uma crença mas que não podem provar?
Dell
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Out 2005, 07:43

Mensagem por Dell »

Bom, hsette...no meu ponto de vista, e com certeza, respeito o seu, acho sim que o fenômeno UFO é uma questão de crença...como foi muito bem postado aqui, anteriormente, os fenômenos existem sim, mas não há provas de que são extraterrenos, intraterrenos, naturais, etc.., pois sabemos que não existem provas de sua origem.Partindo disto, se alguns crêem que são extraterrenos, não deixa de ser uma crença nisto, sem conotação religiosa, entendeu??É isso que quis dizer.Independente do que diz a comunidade científica, que por várias vezes já teve que mudar seus conceitos devido a descobertas posteriores.Quanto aos ateus, citei-os no ambito geral, pois muitos atacam a fé cristã, por exemplo, mas crêem em outras civilizações, mesmo sem provas dos tais; a fé a que me refiro é esta: de acreditar em algo que foge à compreensão humana, e não pode ser entendido por nossos instrumentos e experimentos científicos.
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Caro Dell, parece que temos um problema de semântica. A palavra “crença” é pródiga em causar este tipo de situação. Por isso, vou me ater ao significado do Dicionário Aurélio, uma vez que o mesmo é disponível a todos e aceito largamente:

Filos.: Forma de assentimento que se dá às verdades de fé, que é objetivamente insuficiente, embora subjetivamente se imponha com grande convicção.

Como eu disse e volto a repetir, o fenômeno UFO é uma realidade incontestável. Um exemplo: a investigação da Aeronáutica brasileira a respeito dos fenômenos UFO ocorridos no norte do país, conhecida como Operação Prato, visavam à investigação de objetos voadores não-identificados e outro fenômenos ligados a eles. A operação foi encerrada inconclusivamente, pelo menos oficialmente.
Nem por isso pode-se dizer que os fenômenos não existiram ou não existem. Simplesmente não sabemos do que se trata, e existem hipóteses a respeito. E hipóteses devem ser testadas e analisadas, podendo a partir disso ser aceitas ou rejeitadas, e não se tornarem objetos de crença objetivamente infundada.
O fato de não se encontrar uma explicação para um fenômeno não elimina a sua existência.
Por outro lado, penso que envolver o Ateísmo nessa discussão me parece fora de qualquer propósito. Há teístas e ateístas que compartilham tanto da idéia de que é possível a existência de formas de vida tecnologicamente avançadas em outras regiões do Universo, bem como teístas e ateístas que negam essa possibilidade.
Mais uma vez, não acho que essa discussão seja uma questão de crença. Há argumentos lógicos e racionais que embasam ambas as posições.
Por fim, gostaria de frisar que o fato de existirem formas de vida tecnologicamente avançada em outras paragens do Universo não nos permite inferir que os mesmos estejam a viajar pelo sistema solar.
Dell
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Out 2005, 07:43

Mensagem por Dell »

Olha hsette, pelo jeito não me fiz entender, pois fiz uma colocação generalizada...quero repetir que são bem interessantes as colocações postadas aqui antes, o que nos leva ao ponto que ressaltei: não há provas!!!Mais uma vez, concordo quando dizemos que o fenômeno existe.E ponto final!!!!Passar dái é pura especulação!!!Não importa o que aeronáutica diz, ou seja lá que governo for, porque é sempre a mesma história: eles acobertam tudo(não é assim??)!!!O que vc sabe é que não podemos afirmar que tal fenômeno é devido a uma civilização extreterrestre, pois não há provas para tal!!!Como vc pode ter certeza de que os que acham que podem canalizar et's estão errados??Que prova vc tem para desmascarar estes?Eles acreditam nisto, enquanto vc acha que são civilizações que não tem nada de espiritual, por exemplo....será que deu pra entender?Que diferença tem estes dos chamados "ufólogos científicos"?POis ambos especulam, ou acreditam, em coisas que não podem provar....ahh, só citei a fé e crença como exemplo, deu pra entender??
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

De fato, não há provas. Se as houvesse, a celeuma estava resolvida.

Aliás, o que se busca é isso, não é mesmo?
Só acho que é necessário um método consensual para buscá-las, bem como para testar as hipóteses levantadas.

Para mim, o resto é pura mistificação.
Dell
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Out 2005, 07:43

Mensagem por Dell »

Boa, hsette...temos mesmo que buscar, e verificar as possíveis hipóteses...mas gostaria de saber de vc, o que pensa sobre estas "mistificações", pois estas carecem de provas tanto quanto a ufologia científica.Será que eles só viajam " na maionese"?Terá algum fundo de verdade.Sei que este assunto pode estar fugindo do escopo deste fórum, mas acho que não podemos descartar estes pontos de vista.Este pessoal também acredita piamente em outras civilizações, só que estas habitam em outros mundos de outras dimensões...seria possível?Há lugar para um fenômeno espiritual??Talvez seria esta a resposta de não haver nenhuma prova física de Naves, ou corpos de et's?O que mudaria, na sua opinião, e dos outros participantes deste fórum,. se relmente se comprovasse este ponto do vista sobre o fenômeno UFO??
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Antes de mais nada, acha que não estamos fugindo do escopo do Fórum. Assim como você, também acho que não podemos descartar este ponto de vista.
A minha posição pessoal sobre a questão é, resumidamente a seguinte:
- o fenômeno UFO é um fato;
- grande parte dos fenômenos encontram explicações plausíveis, como sendo fenômenos naturais, atividades humanas e, fraudes;
- em função dos conhecimentos de que dispomos, é muito provável que o fenômeno biológico tenha se desenvolvido em outras partes do Universo; e, fazendo um analogia, é possível que outras formas de vida tenham se desenvolvido para uma civilização tecnologicamentte desenvolvida;
- nesse caso é possível que, de posse de tecnologia mais avançada que a nossa, tais formas de vida intentem a exploração espacial, como é nosso desejo;
- sendo assim, seria possível que os mesmos chegassem ao nosso sistema solar.

Sobre a questão de outras dimensões, além do Universo quadridimensional percebido por nós, há teoria físicas muito bem assentadas sobre o assunto. Infelizmente, a energia necessária para realizar experimentos com o objetivo de testá-las, o que é fundamental, ainda estão bem além de nossas possibilidades. É o caso das Supercordas: é matematicamente perfeita, além de concretizar o sonho de unificar a Relatividade e a Mecânica Quântica, porém vai ter que esperar.

Respondendo sua última pergunta, que acho bastante interessante, penso que uma comprovação dessas seria extremamente impactante sobre todas as bases sobre as quais se assentam os valores das sociedades humanas: religiosas, políticas, etc., etc..
Mais uma vez, nossa visão antropocêntrica sofreria outro forte abalo, talvez dessa vez definitivamente.
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Queridos, a discussao (muito bem progredida por sinal), eh de facil soluçao.

Alguns pontos extremamente importantes. O primeiro deles, eh q existe apenas UMA e soh uma verdade para cada ponto, de modo que existe divergencia entre dois opositores num debate, um deles (senao os dois) esta errado. Mas jamais os dois podem estar certos, portanto, esse negocio de "respeito o seu ponto de vista", infelizmente, nao leva a nada.

A ufologia (no sentido de extraterrestres) nao eh um fato (sinto muito H). Isso porque nao temos nada de concreto apontando para que os fenomenos "nao identificados" sejam realmente alienigenas. Como voce analisou, de forma elegante, eh abstante possivel que o fenomeno exista. Mas nao temos provas. Portanto, na auxencia delas, ate o momento ele nao existe.

Dell, verdadeiros cientistas nao tem fe nas suas teorias, nem "ufologos cientistas" tem fe na existencia de EBEIs. Fe e ciencia sao antonimos perfeitos. Se a sua referencia quanto aos ateus foi direcionada a mim, posso te explicar por mim mesmo com prazer: nao acredito na existencia de EBEIs nos visitando. Isso mesmo. Eu simplemsnte estou aqui para finalmente saber se é verdade ou nao. Como disse brilhantemente o APOD ha pouco, ha uma diferença infinita entre procurar uma resposta com a mente aberta, proto para aceitar uma afirmativa ou uma negativa, e procurar a resposta que queremos ouvir. Estou perfeitamente pronto para aceitar que EBEIs nao existem ou que existem, desde que as evidencias apontem para este ou aquele lado. Nao creio em nada, como diz minha assinatura.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Ponto 1: O fenomeno O.V.N.I. é uma realidade inegavel, existem, existiram objectos voadores não identificados ao longo da história até ao presente dia para os quais não foram encontradas explicações.

Ponto 2: Não esta de maneira alguma provado pelo menos para nós simples cidadãos que o mesmo tenha origem numa qualquer civilização extraterrestre.

Ponto 3: Dizer-se que se têm fé em et´s é acreditar cegamente em algo que não esta minimamente provado.

Ponto 4: O raciocinio cientifico e a predesposição para apontar a origem do fenomeno como sendo et é válido e encontra-se simplesmente num campo de outras tantas possibilidades que vão desde fenomenos naturais até á hipotese de sermos visitados por nós mesmos vindos do futuro.

Ponto 5: Vamos continuar a indagar todas as hipoteses possiveis e a eliminar algumas para as quais vamos achando explicação.


O ponto de cada um é válido se devidamente fundamentado, por isso podemos perfeitamente a apontar factos extraterrestres como possibilidade estatistica até acharmos explicação lógica, válida e cientificamente provada para a origem do fenomeno, esta é contudo a minha opinião.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Eh isso.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

seria muito bom se os post's relacionados a UFO's, EBEI's, etc... fossem tao repercutido quanto esse... e uma pena
Brian Wilson
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Jan 2006, 09:40
Localização: Ohio-Texas (USA)

Mensagem por Brian Wilson »

ricardo_britan escreveu:Ponto 1: O fenomeno O.V.N.I. é uma realidade inegavel, existem, existiram objectos voadores não identificados ao longo da história até ao presente dia para os quais não foram encontradas explicações.
Saudações.

Depende. Se um dia eu tiver a oportunidade de ver uma nave sovietica rasgando os céus brasileiros, direi que trata-se de um OVINI, pois eu nunca tive a oportunidade de ver o "fenomeno" e para mim seria uma novidade. Deixará de ser OVINI obviamente quando alguém me falar do que se trata.

Ai, concordo com você. O Fenomeno existe e é inegável.
Até mais!
http://oencosto.cjb.net
Onde Houver Fé, Levarei a Dúvida.