fbpx
Notícias

Rio de Janeiro dá nome a escala que mede impacto de contato com ETs

Compartilhe:

Embora ainda recuse a idéia da possibilidade de visitação da Terra por extraterrestres, defendida pela Ufologia, a “ciência oficial” já se prepara para o momento do contato com uma civilização alienígena. Na semana passada, durante o 51º Congresso Internacional de Astronáutica, realizado no Rio de Janeiro, a pesquisadora Jill Tarter, do Instituto Seti (sigla para o equivalente em inglês da expressão “Busca de Inteligências Alienígenas”), apresentou uma escala que pretende avaliar a importância e o impacto de um contato com uma civilização alienígena.

----publicidade----

A Escala Rio, que ganhou esse nome em homenagem à cidade onde foi apresentada, foi desenvolvida por Tarter em conjunto com Iván Almár, do Observatório Konkolov. Utilizando três fatores – o tipo de fenômeno, o método da descoberta e a distância da origem do sinal captado – a escala estabelece uma pontuação para um eventual contato procurando classificar o grau de seriedade e o impacto da descoberta.

O fator “tipo de fenômeno” determina a espécie de contato, podendo variar desde um sinal genérico, uma transmissão equivalente aos sinas de TV e ou rádio que “escapou” da civilização extraterrena, até uma mensagem com conteúdo específico dirigido ao nosso planeta. O segundo fator estabelece o grau de confiabilidade do sinal a partir do sistema de detecção, seja resultado de pesquisas específicas SETI ou de outros métodos de observação. A credibilidade do método é estabelecida segundo a visão dos pesquisadores do Seti.

O terceiro e último fator refere-se à distância da origem do sinal em relação à Terra, com uma portuação crescente quanto maior for a proximidade da fonte do sinal. A somatória dos pontos de cada fator poderá oscilar de 3 a 15 pontos, estabelecendo, da menor para a maior pontuação, a escala em grau crescente de importância da descoberta e seus efeitos para a humanidade.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Em entrevista à ao jornal “Folha de São Paulo”, a pesquisadora Jill Tarter – que inspirou a principal personagem do livro Contato, de Carl Sagan, interpretada nos cinemas pela atriz Jodie Foster no filme homônimo – declarou que “a escala vai ajudar a mídia a retratar realísticamente as prováveis conseqüências de eventos sem precedentes, como um contato extraterrestre”.

Para ser aceita oficialmente pela comunidade científica, a escala ainda precisa ser aprovada pela Academia Internacional de Astronáutica, na subcomissão responsável pela avaliação das pesquisas do tipo Seti.

Determinando a pontuação de um contato alienígena

----publicidade----

Segundo o Tipo (Intencionalidade)

Mensagem específica para a Terra 6

Mensagem sem direção específica 5

----publicidade----

Sinalização de presença direcionada à Terra 4

Sinalização de presença sem direção específica 3

Vazamento de sinal eletromagnético (como TV ou rádio) 2

Traços de engenharia astronáutica (como sondas alienígenas) 1

Método da descoberta (Credibilidade)

Resultado de programa Seti constante 5

Resultado de outro tipo de observação constante 4

Resultado programa Seti temporário 3

Resultado de outro tipo de observação variável 2

Reavaliação de dados de arquivo 1

Distância (Acessibilidade)

Dentro do sistema solar 4

Em um raio de 50 anos-luz 3

Dentro da Via Láctea 2

Fora da galáxia 1

(Fonte: Folha de São Paulo)

Maior impacto sobre a humanidade: Uma mensagem específica para a Terra (6), captada por um programa Seti constante (5) em um raio de 50 anos-luz (3), totalizando 14 pontos na Escala Rio.

Menor impacto sobre a humanidade: Vazamento de sinal eletromagnético (2), captado por outro tipo de observação variável (2) originado de fora da galáxia (1), totalizando 5 pontos Escala Rio.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×