fbpx
FotosOVNIs diurnos

OVNI “Aranha” ou balão? A filmagem do Morro Cháritas, de 1992

Compartilhe:

Essa imagem de um suposto “OVNI aranha” foi obtida por um dentista de São Paulo, acompanhado de sua esposa, o cunhado e sua namorada no topo do Morro Cháritas, em Niterói (RJ), à tarde, no dia 30 ou 31 de dezembro de 1992 (ele não se recordava ao certo a data).

----publicidade----

Eles subiram o morro para acompanhar os saltos de asa-delta. O objetivo inicial foi frustrado pelo vento forte, mas a viagem não foi perdida. Com uma câmera amadora, marca Gradiente e zoom de 10x, o dentista captou durante 7 minutos a evolução desse misterioso objeto.

Cerca de 50 pessoas estava no topo naquele momento, mas apenas umas 15, segundo o cinegrafista, deram atenção ao fato. Ao longe observaram uma forma estranha, que inicialmente pensaram tratar-se de um balão, mas começaram a ter dúvidas com o decorrer do tempo.

O objeto fez uma lenta aproximação, até chegar a uma distância que estimaram entre 500 e 1000 metros, e depois afastou-se novamente, descrevendo uma trajetória em formato de “V”. O autor da filmagem não soube descrever como terminou a aparição por não ter acompanhando até esse momento.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Produtos e estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Embora o filme em si não seja nenhuma exclusividade, os “frames” aqui apresentados são trazidos à Internet pela primeira vez. Foram processados em equipamento profissional, no estúdio da Cia. Brasil de Cinema, sob a orientação técnica do produtor e especialista em filmagens Geraldo Santos, além do olhar atento do engenheiro Ricardo Varela, ex-chefe do setor de balões atmosféricos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Embora seja dífícil determinar qualquer coisa com exatidão, as imagens dão um bom indício. Com a ação do vento, em dado momento, assinalado na terceira imagem, a parte inferior do objeto apresenta uma variação de luminosidade que seria provável de encontrar-se num balão.

A variação de temperatura e a ação do vento também explicariam o lentíssimo movimento de subida e descida das “patas” (ou “tentáculos”) do “OVNI Aranha”, como foi apelidado pelo cinegrafista.

----publicidade----

Segundo o engenheiro Ricardo Varela, o movimento em V e em parte do percurso contrário ao vento no alto do morro poderia ser explicado pela variação de direção da corrente de ar conforme aumenta a altitude. Apesar dos bons indícios, é difícil sair do campo da especulação…

*Fotos: reprodução a partir das imagens cedidas pelo autor da filmagem.

Aqui, o objeto como visto a olho nu, sem aproximação.
Aqui, o objeto como visto a olho nu, sem aproximação.

 

No detalhe circulado, o momento na filmagem em que percebe-se a luminosidade aparente de uma "boca" de balão.
No detalhe circulado, o momento na filmagem em que percebe-se a luminosidade aparente de uma “boca” de balão.

 

Compartilhe:

5 thoughts on “OVNI “Aranha” ou balão? A filmagem do Morro Cháritas, de 1992

  • Depois de muitos anos acreditando que ess era um UFO real, um Baloeiro carioca me mostrou um balão feito de sacos de lixo identico a esse UFO

    Resposta
  • Eu tive muitos anos essa imagem como um ufo real.
    Até que um baloeiro do Rio de Janeiro fez um igualzinho pra mim com sacos pretos de lixo

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×