fbpx
Notícias

Curitiba é capital brasileira da Ufologia até domingo

Compartilhe:

As atenções da comunidade de pesquisadores e interessados em Ufologia de todo o Brasil estão concentradas em Curitiba, no Paraná, até o próximo domingo, dia 15 de outubro. Desde o dia 12, a Capital paranaense está sediando o XXI Congresso Brasileiro de Ufologia Científica e X Conferência Internacional de Ufologia. O evento reúne os principais pesquisadores brasileiros do tema e traz como destaques alguns nomes internacionais, com ênfase para os dois pesquisadores russos Valeri Bourdacov, cientista graduado no Instituto de Aviação de Moscou, e o cosmonauta Alexander Lazutkin, cujas palestras estão sendo apresentadas pela primeira vez no Brasil. Além deles, outros estrangeiros estarão expondo suas teorias e pesquisas, tais como o piloto norte–americano James Courant, o mexicano Fernando Salazar Bañol e o chileno Juan Valdés Ibanez.

----publicidade----

O evento conta com a organização do Núcleo de Pesquisas Ufológicas, presidido por Rafael Cury, que responde também pela presidência da Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil (ANUB).

A Revista Vigília acompanhou a abertura do XXI Congresso Brasileiro de Ufologia. O dia quente e a precária ventilação do auditório da Antiga e Mística Ordem Rosacruz, localizado no bairro do Bacacheri, não afetaram a disposição da atenta platéia com cerca de 300 pessoas.

Devido a um pequeno atraso nos trabalhos e à ausência de alguns pesquisadores convidados, a programação do primeiro dia precisou ser reorganizada e acabou com duas palestras a menos. Mesmo assim, já deu uma amostra do amplo leque de temas e conceitos do Congresso, que não se restringe à abordagem científica, conforme propõe seu nome.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Antes do início das palestras, Rafael Cury, que completou 36 anos no mesmo dia da abertura do evento, fez uma breve apresentação dos palestrantes presentes e comemorou a crescente abertura da mídia ao tema Ufologia. “Embora nem sempre os programas saiam como a gente gostaria”, ressaltou o organizador, referindo–se ao sensacionalismo e à falta de seriedade na abordagem de matérias jornalísticas e programas recentemente exibidos.

A primeira exposição – sobre o que está sendo chamado de IEA (Intruso Esporádico Agressivo), popularmente conhecido como Chupacabras – foi feita pelo pesquisador Carlos Alberto Machado, do Centro de Estudos e Pesquisas Exobiológicas do Paraná, o CIPEX. A seguir, Eustáquio Patounas, diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Extraterrestres (Socex), de Santa Catarina, falou sobre a Ufologia do ponto de vista holístico.

Workshop e teorias curiosas
No saguão de entrada do auditório, livros, revistas, maquetes, pinturas, fotos e outros suvenires agitavam o comércio ufológico, numa prática já tradicional no setor, que serve não apenas à divulgação da Ufologia, mas também ao custeio e manutenção das atividades de diversos grupos de pesquisas em todo o país.

----publicidade----

Mais tarde, às 20h30, no Hotel San Diego, o pesquisador russo Valeri Bourdacov promovia um workshop especial sobre seu principal tema de estudos: a misteriosa explosão ocorrida em 1908, na região de Tunguska, na Sibéria.

Vigília conversou com Bourdacov(*), dono de opiniões contundentes. Para ele, a maior parte dos relatos, vídeos e fotos – se não todos – de avistamentos de fenômenos luminosos nos céus é decorrente de um fenômeno natural provocado pela combustão espontânea de gases de metano e outros compostos que escapam por falhas no solo e são ativados por emissões eletromagnéticas das linhas de transmissão de energia elétrica. Nenhum deles, segundo ele, seria inexplicável. Tunguska, segundo seu estudo – que o pesquisador apresenta como sendo mais uma entre as mais de 150 teorias sobre o acontecimento – seria um dos únicos eventos efetivamente provocados por uma inteligência alienígena.

“Uma nave interplanetária entrou na atmosfera, parou sobre aquela região e ficou levitando a 7 km de altitude. O objeto tinha três motores atômicos e, na ignição para deixar sua posição, causou os efeitos encontrados em Tunguska”, afirma o pesquisador russo.

----publicidade----

Num estudo que, garante, está para ser apresentado em uma publicação científica, ele relaciona como provas alguns testemunhos da presença da nave e evidências como a taxa de radiação nos “anéis de idade” (faixas concêntricas do tronco das árvores que permitem determinar sua idade e sua exposição a fatores ambientais em diferentes épocas) das árvores que sobreviveram à devastadora explosão.

Em entrevista à Vigília, o organizador do Congresso, Rafael Cury, destacou a intensa participação e a presença de visitantes dos mais diversos lugares do país. “Ultimamente nos congressos a gente tem observado que cada vez mais pessoas céticas estão participando”, avaliou. “Seja para se informar, ou mesmo para se armar de argumentos contra a Ufologia, é uma prática muito saudável para a pesquisa”, brincou.

Apesar das ausências já contabilizadas – dos pesquisadores Roberto Pinotti (Itália), Reginaldo de Athayde (Ceará) e o comandante aviador Marcelo Carnevalle (São Paulo) – Cury comemorou os resultados do primeiro dia. “Todo evento tem suas dificuldades”, contemporizou.

Apresentada durante o processo de divulgação do evento, a proposta de redação de um documento ao final do Congresso com a assinatura de todos os pesquisadores presentes ainda não estava completamente definida. “Vamos conversar sobre isso com todos até domingo”, disse Cury.

Segundo ele, alguns palestrantes propuseram a redação de um documento formal para encaminhamento a autoridades governamentais, cobrando uma definição do Governo Federal quanto à Carta de Brasília (documento redigido durante o I Fórum Mundial de Ufologia, em Brasília, em 1998, pedindo o reconhecimento oficial da Ufologia), enquanto outros queriam um manifesto de repúdio ao suposto paranormal e contatado Urandir Fernandes de Oliveira, acusado de charlatanismo por diversos integrantes da comunidade ufológica brasileira.

(*) Colaborou Ricardo Varela

Compartilhe:

One thought on “Curitiba é capital brasileira da Ufologia até domingo

  • luiz gonzaga fonseca coelho

    RAFAEL CURY, por favor me envie mensagens ou email para o luiz gonzaga fonseca coelho, email; abcdef0987654321ghijklmnopqxz@gmail.com, sobre os eventos que voce ira fazer neste ano aida de 2017 e do proximo ano tambem conto contigo nisso obrigado do luiz gonzaga pra voce de são pedro segue o meu endereço pra ti – LUIZ GONZAGA FONSECA COELHO:_____RUA :JOAQUIM TEIXEIRA DE TOLEDO NUMERO : 396- SÂO PEDRO _SP________BAIRRO:CENTRO_____CEP:13520-000——celular—019-9-9739-4481———residencial——-015-19-3481-1152———-LUIZ GONZAGA,, ficarei no aguardo das respostinhas suas e a tua irmã e amigos dai como vão indo por ai abraços a todos amigos dai

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×