fbpx
Notícias

Começou hoje o II Fórum Mundial de Ufologia

Compartilhe:

Começou hoje (15), em Curitiba, Paraná, o II Fórum Mundial de Ufologia. Realizado pelo Núcleo de Pesquisas Ufológicas – em conjunto com a Revista UFO, o evento traz para o Brasil alguns dos principais nomes da Ufologia na atualidade. Entre os palestrantes estão pesquisadores como James Hurtak, Richard Haines, Gildas Bourdais, Nick Pope, Ariel Sanchez e Rodrigo Fuenzalida. Segundo a organização, o evento contará com 20 palestrantes de 10 países que debaterão o Fenômeno UFO no mundo, o acobertamento governamental e outros assuntos relacionados com a Ufologia.

----publicidade----

O segundo fórum acontece dez anos depois, sem toda a pompa e com poucos avanços quanto ao movimento pela liberação dos arquivos OVNI nacionais iniciado na primeira edição. Realizado com apoio da Legião da Boa Vontade (LBV) em Brasília, o 1º Fórum Mundial conseguiu mobilizar as atenções mídia nacional e mundial por sua dimensão: durou 9 dias, reuniu 70 expositores de 25 nações e cerca de 700 espectadores.

Mesmo assim, a nova edição seguramente vai entusiasmar a comunidade de pesquisa ufológica, assim como todos aqueles que se interessam ou têm curiosidade pelo assunto. Com a esperada presença de cientistas, militares, além de autoridades e ufólogos brasileiros, o Núcleo de Pesquisas Ufológicas anuncia como uma as propostas do evento “alertar a população e o governo para o encontro oficial com os UFOs, que está próximo de acontecer”.

O cenário em ebulição da Ufologia internacional também deverá contribuir para o sucesso da empreitada. Alguns dos palestrantes estrangeiros – o capitão chileno Rodrigo Bravo, o advogado peruano Anthony Choy e o inglês Nick Pope (ex-funcionário do Ministério da Defesa da Inglaterra), vêm ao Brasil logo após participarem de uma conferência de imprensa em Washington, EUA, na qual foi oficialmente apresentada ao mundo a “Coalisão pela Liberdade de Informação” (Coalition for Freedom of Information – CFI), um movimento formado principalmente por militares, ex-militares e cientistas que defende a reabertura das pesquisas oficiais e governamentais sobre o fenômeno UFO e pretende pressionar os governos pela liberação de documentos secretos relativos a OVNIs.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

O II Fórum Mundial de Ufologia vai até o dia 18/11 e as inscrições ainda podem ser feitas no local. Informações no site http://www.npubrasil.com.br, ou pelos telefones (41) 3324-0805 e (41) 3324-1003. O Fórum está sendo realizado no auditório principal do Hotel Bourbon, no Centro de Curitiba (Rua Cândido Lopes, 102, Centro).

Confira quem são os palestrantes:
(Com informações da organização do evento)

Internacionais

James Hurtak (Estados Unidos) – PhD pela Universidade da Califórnia e um segundo PhD pela Universidade de Minnesota. Presidente fundador da Academia para a Ciência Futura. Foi palestrante na conferência Quando as culturas se encontram, em Washington DC, que reconheceu a presença extraterrestre na Terra por parte de consultores do governo. Apresentou o Caso Varginha a um comitê especial das Nações Unidas. Nos anos 80, foi um dos principais divulgadores das famosas e enigmáticas construções na superfície do Planeta Marte, atribuídas a civilizações que lá existiram.
Tema: Inteligência Cósmica e a Nova Tecnologia da Vida

Richard Haines (Estados Unidos) – Mestre e PhD pela Universidade de Michigan em Psicologia Experimental e bacharel em Psicologia pela Uiversidade Luterana. Foi consultor da NASA no período de 1967 a 1988, onde conduziu experimentos nos projetos Gemini, Apollo, Skylab e outros. Atualmente é chefe de ciências do Centro de Relatórios da Aviação Nacional sobre Fenômenos Anômalos (NARCAP). Foi participante da famosa reunião de cientistas na Universidade de Stanford, onde foi discutido o tema UFO, dando origem ao Relatório Sturrock, que foi favorável à realidade do Fenômeno UFO.
Tema: Uma Análise Crítica dos Fenômenos Aéreos Anômalos e a Segurança da Aviação no Mundo

Jacques Patenet (França) – Engenheiro aeronáutico, membro da Agência Espacial Francesa (CNES). Atualmente é diretor do Grupo de Estudos e Informações Sobre Fenômenos Aeroespaciais Não Identificados (GEIPAN), entidade criada nos anos 70 pelo governo francês para o estudo de fenômenos aeroespaciais anômalos e ufológicos. Foi um dos responsáveis pela elaboração e divulgação do Dossiê Cometa, que envolveu dezenas de cientistas na pesquisa do Fenômeno UFO.
Tema: O Dossiê Cometa

Stanton Friedman (Canadá) – Físico nuclear, trabalhou no Departamento de Propulsão Nuclear de Aeronaves da General Eletric. Recentemente foi homenageado pelo prefeito de Frederiction, em sua cidade natal, por sua dedicação à pesquisa do Fenômeno UFO. É um dos mais requisitados ufólogos pela mídia internacional, recentemente participou de programas como Larry King Live, Fox News Live e CBS Sunday Morning. Ficou mundialmente conhecido por tornar público documentos sobre o famoso Caso Roswell, evento que registrou a queda de um UFO em solo norte-americano em 1947.
Tema: A definir

Nick Pope (Inglaterra) – Foi durante muitos anos diretor de estudos ufológicos do Ministério da Defesa Britânico, iniciou seus trabalhos com uma visão cética para a realidade do Fenômeno UFO, mudando de postura quando teve acesso a documentos secretos mantidos pelo governo referente à pesquisa ufológica. Sua presença no Ministério de Defesa lhe proporcionou acesso a depoimentos de pilotos, registros de UFOs em radares, contatos com autoridades e cientistas, além de documentos do governo.
Tema: Os Verdadeiros Arquivos X

Anthony Choy Montes (Peru) – É mestre em Comunicação Social pela Uiversidade Católica do Peru, mestre em Defesa e Desenvolvimento Aeroespacial pela Escola Superior de Guerra da Força Aérea do Peru, diplomado em Investigação Científica e Cátedra Universitária pela Universidade Inca Garcilazo de la Veja. Advogado, membro fundador e principal investigador do Grupo de Investigação de Fenômenos Aéreos Anômalos da Força Aérea do Peru (OIFAA). Responsável pela investigação e pesquisa do caso Incidente Chulucanas, que foi o primeiro evento envolvendo a presena de UFOs divulgado pela Força Aérea do Peru (FAP).
Tema: Epicentros da Verdade: Crônicas Desconhecidas e Documentadas Sobre o Fenômeno UFO no Peru.

Ariel Sanchez (Uruguai) – Tenente-coronel da Força Aérea Uruguaia (FAU), membro da Comissão Receptora e Investigadora de Denúncias de UFOs (CRIDOVNI), entidade criada com o aval do Governo Uruguaio, e que representa o reconhecimento oficial deste país para a realidade do Fenômeno UFO. Atualmente trabalha como controlador de tráfego aéreo.
Tema: As Investigações Oficiais Sobre os UFOs Realizadas pelo CRIDOVNI no Uruguai.

Rodrigo Fuenzalida (Chile) – Sociólogo, conferencista internacional, presidente do Grupo de Investigações Ovinológicas (AION). É representante no Chile da Mutual UFO Network (MUFON), principal entidade de pesquisas ufológicas dos Estados Unidos. Dirigente do primeiro Curso de Ufologia Científica da Universidade Tecnológica Metropolitana, em Santiago, participante do FIDAE, organizado pela Força Aérea do Chile, em 2000, onde foi debatido o tema Ufologia.
Tema: UFOs no Chile: Uma Aproximação Global.

Durante o II Fórum Mundial de Ufologia, o NPU e Câmara Municipal de Curitiba estarão homenageando dois importantes nomes ligados ao campo ufológico, um da velha geração e outro da nova geração, respectivamente: General Ricardo Bermudez, responsável pela criação do Comitê de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos (CEFAA), entidade oficial da Força Aérea Chilena para pesquisa dos UFOs, e o Capitão Rodrigo Bravo, piloto da Força Aérea do Exército do Chile, que recebeu recentemente autorização do Comando do Exército de seu país para falar abertamente sobre casos pesquisados pela Força Aérea do Chile.
Tema 1: Os UFOs e o Perigo Real e Imediato nos Espaços Aéreos em Todo o Mundo.
Tema 2: O Papel do CEFAA no Contexto Nacional dos UFOs.

Nacionais

Carlos Alexadre Wuensche (SP) – Doutor em Radioastronomia e Física Solar e mestre em Ciência Espacial e Astrogeofísica, ambos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e bacharel em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é pesquisador titular da Divisão de Astrofísica do INPE, onde é também professor de Astrofísica no curso de pós-graduação. Entre os experimentos científicos que participa destaca-se o Projeto ARCADE (Absolute Radiometer for Cosmology, Astrophysics and Diffuse Emission), experimento extratosférico que tem como objetivo o estudo do espectro da radiação cósmica. É também autor de dezenas de artigos científicos.
Tema: A Busca da Vida Extraterrestre: Uma Abordagem Científica

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão (RJ) – Doutor em Astronomia pela Universidade de Paris, criador e diretor do primeiro Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro. É membro titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, escritor e autor de mais de 85 livros, entre eles Explicando a Teoria da Relatividade, Livro de Ouro do Universo e Dicionário de Astronomia e Astronáutica. Também foi diretor do Observatório Nacional do Rio de Janeiro.
Tema: Quem é Vivo Sempre Aparece – Um Ensaio Sobre os Extraterrestres.

Ricardo Varela (SP) – Doutor em Computação Científica, cientista integrante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde trabalha no setor de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA), e no Grupo de Segurança de Sistemas e Redes (GSR).
Tema: UFOs: Erros de Interpretação.

Wilson Picler (PR) – Graduado em física, professor e empresário no campo educacional superior, diretor do Grupo Educacional UNINTER e um dos idealizadores da Universidade Aberta Leonel Brizola. Foi responsável por inúmeras pesquisas no campo da psicotrônica e do efeito Kirlian, onde pretende desenvolver tese de mestrado. Presidente eleito para o biênio 2008/09 da TV Comunitária de Curitiba.
Tema: Uma Abordagem Científica da Possibilidade de Vida Inteligente no Universo.

Ademar José Gevaerd (MS) – Editor da Revista UFO.
Tema: O Brasil no Contexto Mundial dos UFOs.

Fernando Ramalho (DF) – Diretor da Entidade Brasileira de Estudos Extra-terrestres (EBE – ET).
Tema: Aspectos Legais para a Liberação de Arquivos Ufológicos Sigilosos do Governo Brasileiro.

Marco Antonio Petit (RJ) – Diretor da Associação Fluminense de Estudos Ufológicos – (AFEU).
Tema: Ufologia Militar no Brasil.

Rafael Cury (PR) – Presidente da Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil (ANUB).
Tema: A Ufologia e a Organização das Nações Unidas – A Busca por uma Nova Assembléia.

Participação dos dirigentes da Comissão Brasileira de Ufologia (CBU)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×