fbpx
HomeNotícias

Após 30 anos NASA retoma projeto de exploração de Vênus

Compartilhe:

A NASA anunciou nesta quarta-feira, 02, que selecionou duas missões para retomar o projeto de exploração do planeta Vênus.

----publicidade----

Os objetivos das missões DAVINCI + (Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble gas, Chemistry, and Imaging) e VERITAS (Venus Emissivity, Radio Science, InSAR, Topography, and Spectroscopy) são obter um entendimento mais profundo de como Vênus se transformou no planeta que é hoje, apesar de ainda compartilhar muitas semelhanças com a Terra.

“Estamos acelerando nosso programa de ciência planetária com intensa exploração de um planeta que a NASA não visita há mais de 30 anos”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA para a ciência, em um comunicado oficial.

A NASA e a exploração de Vênus

De acordo com a revista Scientific American, trata-se de um divisor de águas na exploração espacial. A publicação destaca que a ideia é espantar o que ficou conhecido como “maldição de Vênus”, as décadas de esforços sem sucesso para enviar espaçonaves ao planeta vizinho.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Produtos e estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

A atmosfera de Vênus há muito fascina os pesquisadores. Por isso DAVINCI + envolverá o envio de uma espaçonave para investigar a composição da atmosfera venusiana. O plano é que uma sonda desça no planeta e abra caminho através da atmosfera extremamente densa medindo sua composição química à medida que avança.

A sonda DAVINCI + também tirará as primeiras fotos de alta resolução de “tesselas”, que são o equivalente veneziano dos continentes da Terra, de acordo com a NASA.

Mais de 30 anos para retomar a exploração

A decisão de retomar as pesquisas veio depois que cientistas  descobriram fontes significativas de fosfina na atmosfera de Vênus em setembro de 2020. A fosfina é um gás incolor e inodoro que eles dizem ser um possível sinal de vida dentro das nuvens de Vênus.

----publicidade----

VERITAS, a segunda missão selecionada pela NASA, irá mapear a superfície do planeta para descobrir mais sobre sua história geológica, além de identificar as emissões infravermelhas para descobrir do que são feitas.

“Usando tecnologias de ponta que a NASA desenvolveu e refinou ao longo de muitos anos de missões e programas de tecnologia, estamos inaugurando uma nova década de Vênus para entender como um planeta semelhante à Terra pode se tornar uma estufa”, disse Zurbuchen.

_____________

----publicidade----

Leia Também: 

Misterioso poço descoberto em Marte pode acelerar a colonização do planeta

Robô Perseverance consegue extrair oxigênio do planeta Marte

O que a chegada de três missões simultâneas a Marte representa para humanidade?

_____________

“Nossos objetivos são grandes”, acrescentou. “Não se trata apenas de compreender a evolução dos planetas e a habitabilidade em nosso próprio sistema solar, mas estender além dessas fronteiras para exoplanetas, uma área emergente e empolgante de pesquisa para a NASA”, finaliza.

Com informações do site Futurism

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×