Os Pontos de Lagrange

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Os Pontos de Lagrange

Mensagem por lulu »

Imagem

8) Imaginem que estivéssemos em condições de construir uma cidade espacial capaz de abrigar até 1 milhão de habitantes. Onde a colocaríamos?

Os pontos de Lagrange seriam o porto seguro. A Nasa já os vem utilizando para ancorar satélites e projetam colocar o telescópio substituto do Hubble no ponto L2.

A vantagem de se ancorar um objeto num desses pontos é que ele necessitará de pouca ou nenhuma correção de órbita já que a posição oferece uma neutralidade gravitacional em relação a Terra, Lua e ao Sol.

Na verdade, os pontos L1, L2 e L3 são instáveis e necessitam de pouca correção em relação a uma órbita em outro ponto qualquer.

Já L4 e L5 são estáveis e permitem que objetos fiquem flutuando nessas regiões por milênios sem problemas de órbita. São conhecidos como pontos Troianos e muitos desses pontos pelo sistema solar contém objetos, geralmente asteróides, que ficaram presos com o passar do tempo.

Especula-se também que ao longo dos 4,6 bilhões de anos de existência da Terra, se alguma sonda alienígena tivesse aportado por aqui ou mesmo se perdido, estaria ancorada em segurança num dos pontos Troianos da Terra ou de outro planeta do sistema solar.

Selecionei 3 sites que contém informações mais detalhadas sobre estes pontos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontos_de_Lagrange

http://physics.montana.edu/faculty/corn ... range.html

http://map.gsfc.nasa.gov/m_mm/ob_techorbit1.html
O futuro está no desenvolvimento da ciência!