Ciência versus Fé

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

EDurval
Mensagens: 139
Registrado em: 01 Jun 2005, 12:56
Localização: Volta Redonda

Mensagem por EDurval »

Gustavo Latorre escreveu:Com todo o respeito (afinal, eu amo todo mundo aqui do fundo do meu coraçao - e isso é serio); no que extamente a fé ajudaria a compreender algo?
Pelo Visto a sua fé em não ter fé alguma é muito forte!

Mais vamos lá se você não tem fé em seu ponto de vista, mesmo que seu ponto de vista seja rejeitado por 99% dos senhores da ciencia, você acabara não conseguindo alcançar o seu proposito.

Por mais que se diga que não se tem fé em nada, isso é deveras impossivel, por isso não existem ateus, afinal um ateu tem fé na não existencia de Deus!

Entendeu o meu ponto de vista? Alias desculpe responder o seu replay sei que não tem nada a ver com o topico da mensagem, mais não consegui resistir a expor meu ponto de vista.
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

EDurval escreveu:
Gustavo Latorre escreveu:Com todo o respeito (afinal, eu amo todo mundo aqui do fundo do meu coraçao - e isso é serio); no que extamente a fé ajudaria a compreender algo?
Por mais que se diga que não se tem fé em nada, isso é deveras impossivel, por isso não existem ateus, afinal um ateu tem fé na não existencia de Deus!
Sei que foge do tópico, mas não também não resisti:

Em termos filosóficos, fé significa crença religiosa sem fundamento em argumentos racionais.

Negar a existência de Deus não é uma fé. Parte-se de uma constatação racional da total falta (e até agora impossibilidade de obtenção) de qualquer evidência que corrobore esta existência.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

A nivel estatistico a existência é remota mas possivel
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

ricardo_britan escreveu:A nivel estatistico a existência é remota mas possivel
Sem chance, Britan.
Para que algo seja estatisticamente significativo, é fundamentalmente necessário a ocorrência de eventos anteriores a ele.
Até onde sei, o conceito de Deus não admite isto.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Eu, como sabem não souo maior apologista religioso deste forum, até pelo contrário, embora de familia católica fiz questão de me desligar de todos os intendos religosos que me rodeavam, não casei pela igreja nem baptizarei a minha filha pela mesma (* essa de angariar "sócios" á nascença para a igreja é a meu ver terrivel) para mim o conceito de Deus passa por outra coisa e como tal coloco essa possibilidade existencial, para mim Deus é como uma entidade superior não omnisconsciente ou presente reguladora do Universo, não consigo explicar melhor, talvez devido á minha educação sinto que existe algo "superior" a mim, algo que meia volta equilibra a balança.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Eu concordo com o Ricardo, não consigo imaginar um Universo como este sem que haja por detrás uma Inteligência atuante e criadora.

Eu considero o deus bíblico uma pálida representação desta Inteligência. Outrossim, entendo que a Ciência JAMAIS irá provar a existência desta Inteligência, por ela não ser mensurável em laboratório.
Ad Honorem Extraterrestris
Dell
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Out 2005, 07:43

Mensagem por Dell »

[i]Negar a existência de Deus não é uma fé. Parte-se de uma constatação racional da total falta (e até agora impossibilidade de obtenção) de qualquer evidência que corrobore esta existência.(Hsette)[/i]
Bom, vejo que temos as mais diversas opiniões a respeito de Deus, e o que Ele representa.Como já sabem, sou cristão, e portanto devem imaginar minha opinião a respeito de Deus.Em vista do que o hsette escreveu, pergunto: seria possível, racinalmente, aceitar que um nódulo,ou câncer, regrida e desapareça?O que a ciência poderia explicar, ou tentar provar o contrário?Fatos contra fatos?Doenças "incuráveis", curáveis?Sem medicação?Seria "força", ou sugestão mental?Ou o poder de Deus em ação?
Poderíamos deduzir que, ao aprofundarmos o estudo da ciência, que fique impossível de se crer em Deus?Ou a perfeita ordem que rege nosso universo, com suas leis físicas, matemáticas, não são a expressão do poder criador de Deus?
São apenas algumas questões interessantes que gostaria de postar aqui.Que cada um tire as suas próprias conclusões...
EDurval
Mensagens: 139
Registrado em: 01 Jun 2005, 12:56
Localização: Volta Redonda

Mensagem por EDurval »

Euzébio escreveu:Eu concordo com o Ricardo, não consigo imaginar um Universo como este sem que haja por detrás uma Inteligência atuante e criadora.

Eu considero o deus bíblico uma pálida representação desta Inteligência. Outrossim, entendo que a Ciência JAMAIS irá provar a existência desta Inteligência, por ela não ser mensurável em laboratório.
Acho esse o ponto inicial da discusão!

Esqueçamos a existencia do Deus que nos foi ensinado a crer e olhemos o universo com os olhos da razão.

Seria possivel a existencia do mesmo sem uma força invisivel que coordene o Caos ???

Analisando o Homem, gostaria de fazer a pergunta feita por Wallace (co-autor da teoria da evolução junto com Darwin), por que o cerebro humano tem o tamanho que tem, se não usamos a decima parte do mesmo??? porque cargas d'agua a natureza criou o homem com um cerebro desproporcional???? Segundo o proprio Walace uma força externa (Espiritual) deveria estar regendo a natureza nesse momento.

Qual a opinião dos amigos???
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Concordo com o Britan em alguns aspectos.
A meu ver, o conceito de Deus é subjetivo, tendo sido engenhosamente criado pela mente humana.
Aliás, tem desempenhado um papel importante ao longo da marcha da humanidade.
O ser humano demonstra uma incapacidade de conviver com o desconhecido e o inexplicado. O conceito de Deus cumpre bem o papel de preencher provisoriamente este vazio desconfortável.

Já sobre doenças “incuráveis” que se curam, não podemos esquecer que nosso organismo não é passivo em relação às disfunções que o acometem. A simples presença de um corpo estranho dá início a uma operação de guerra de dar inveja às Forças Armadas de qualquer potência. Pena que às vezes a operação falha até mesmo por excesso e a relação custo/benefício sai prejudicada. Outras vezes, o sucesso é tão surpreendente que a idéia de um milagre surge naturalmente.
Afinal, são milhares de anos de adaptação a um ambiente continuamente hostil, e ainda assim estamos aqui.
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

EDurval escreveu:
Euzébio escreveu:Eu concordo com o Ricardo, não consigo imaginar um Universo como este sem que haja por detrás uma Inteligência atuante e criadora.

Eu considero o deus bíblico uma pálida representação desta Inteligência. Outrossim, entendo que a Ciência JAMAIS irá provar a existência desta Inteligência, por ela não ser mensurável em laboratório.
Acho esse o ponto inicial da discusão!

Esqueçamos a existencia do Deus que nos foi ensinado a crer e olhemos o universo com os olhos da razão.

Seria possivel a existencia do mesmo sem uma força invisivel que coordene o Caos ???

Analisando o Homem, gostaria de fazer a pergunta feita por Wallace (co-autor da teoria da evolução junto com Darwin), por que o cerebro humano tem o tamanho que tem, se não usamos a decima parte do mesmo??? porque cargas d'agua a natureza criou o homem com um cerebro desproporcional???? Segundo o proprio Walace uma força externa (Espiritual) deveria estar regendo a natureza nesse momento.

Qual a opinião dos amigos???
Essa história de só usarmos 10% da nossa capacidade cerebral é uma enorme balela.
Não há nenhum registro de que Wallace tenha se referido a isso, bem como não há nenhuma comprovação de que isso seja verdade.

Ademais, nosso cérebro é extremamente dinâmico, funcionando integralmente e em perfeita sintonia com todo o organismo, formando continuamente novas conexões, numa escala praticamente infinita, só limitada por nosso tempo de vida. E mais, as conexões não utilizadas não se perdem...

Sobre o seu tamanho, basta ver que nós humanos nos mantemos em ótimo equilíbrio sobre duas pernas, liberando nossos membros anteriores para outras atividades que não a locomoção, o que, covenhamos, é uma vantagem e tanto.
Como então dizer que ele seja desproporcional?
Editado pela última vez por hsette em 10 Fev 2006, 07:58, em um total de 1 vez.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Deus é um astronauta!

8)
Ad Honorem Extraterrestris
EDurval
Mensagens: 139
Registrado em: 01 Jun 2005, 12:56
Localização: Volta Redonda

Mensagem por EDurval »

Gustavo Latorre escreveu:Com todo o respeito (afinal, eu amo todo mundo aqui do fundo do meu coraçao - e isso é serio); no que extamente a fé ajudaria a compreender algo?
Esta bem pelo visto vc quer Fatos!!!!

Então vamos lá!!!

Segundo o espiritismo, nossa existencia esta atrelada a uma eterna evolução, evolução essa que acontece em Mundos ou Dimensões variadas.

No caso das Dimensões isso é definido como uma multiplicidade de universos espaço-tempo.

É exatamente essa visão que se trata a teoria do motor de dobra, pois ele seria uma forma de fuga da nossa universo 3D para um universo paralelo, aonde poderiamos viajar em uma velocidade maior que a da Luz.

Existem muitas outras analogias a serem feitas entre os conceitos espiritas e a ciencia quantica, basta abrir os olhos e fugir dos paradigmas.
EDurval
Mensagens: 139
Registrado em: 01 Jun 2005, 12:56
Localização: Volta Redonda

Mensagem por EDurval »

Hsette,

depois eu posto os livros de Walace sobre o assunto.

O cerebro é desproporcional na medida que observando os outros animais e homideos antigos, a evolução para o nosso cerebro foi um tando quando acima da media, deveriamos ter um cerebro proporcional a evolução darwinista e não o temos.
EDurval
Mensagens: 139
Registrado em: 01 Jun 2005, 12:56
Localização: Volta Redonda

Mensagem por EDurval »

Euzébio escreveu:Deus é um astronauta!

8)
Somos Todos Deuses, Euzebio!!!!

E estou falando serio!!! :roll:
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

EDurval escreveu:
Euzébio escreveu:Deus é um astronauta!

8)
Somos Todos Deuses, Euzebio!!!!

E estou falando serio!!! :roll:
Sim, somos. E um dia seremos também deuses astronautas...
Ad Honorem Extraterrestris