sistema de propulsão

Área reservada exclusivamente a postagem e discussão de dados verificáveis. Debate dentro da metodologia científica. Sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

fah
Mensagens: 46
Registrado em: 28 Fev 2005, 09:49
Localização: Francisco Beltrão-PR

sistema de propulsão

Mensagem por fah »

noticia de 03/11/2004 mas é interessante dar uma olhada

A nova tecnologia foi batizada de propulsão por feixe magnetizado de plasma, ou "mag-beam". O engenheiro Robert Winglee, chefe do projeto, afirmou que naves impulsionadas por mag-beam poderão tornar rotineiras as viagens espaciais de longa distância.

Atualmente, utilizando as tecnologias convencionais e ajustando o lançamento conforme a posição das órbitas da Terra e Marte, é possível planejar uma missão ao planeta vermelho - compreendendo ida, missão científica e retorno - em dois anos e meio.

"Nós estamos tentando ir a Marte e voltar em 90 dias," afirma Winglee. "Nossa filosofia é que, se for para levar dois anos e meio, as chances de uma missão ter sucesso são muito baixas."

A propulsão por feixe magnetizado de plasma é uma dentre doze propostas inovadoras recebidas pela NASA e que foram aprovadas para um estágio de pesquisa inicial. Esta é a única a lidar com sistemas de propulsão. Os estudos durarão seis meses e selecionarão as propostas que se mostrarem viáveis. As vencedoras então passarão para a segunda fase e receberão US$400.000,00 de financiamento cada uma.

No conceito do feixe magnetizado de plasma, uma estação espacial deverá gerar um feixe de íons magnetizados que irá interagir com uma vela magnética instalada na espaçonave, empurrando-a através do Sistema Solar a velocidades que aumentarão quanto maior for o feixe de plasma.

O professor Winglee estima que um canhão de 32 metros de diâmetro poderá gerar um feixe de plasma capaz de impulsionar uma espaçonave a 11,7 quilômetros por segundo. Isto representa cerca de 42.000 quilômetros por hora ou 500.000 quilômetros por dia. A essa velocidade seria possível cobrir os 48 milhões de quilômetros que separam Marte da Terra em pouco mais de três meses.

Mas a espaçonave terá que brecar para entrar em órbita de Marte. Isto exigirá que uma segunda estação geradora de íons esteja estacionada em Marte, emitindo os íons que farão com que a nave diminua sua velocidade.

Se o conceito se provar eficaz, Winglee vislumbra uma série de estações emissoras de íons estacionadas ao longo de todo o Sistema Solar, permitindo que as viagens se tornem rápidas e rotineiras.



fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0130041103
inteligente foi o homem que inventou deus (platão)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Sem chance!

Essa estória de gerar feixes de energia não funciona em distâncias tão longas. Deveriam se dedicar aos estudo do eletromagnetismo onde deve haver mais possibilidade de sucesso.

Conta-se que Tesla, o grande cientísta e inventor que criou quase tudo que se conhece de energia elétrica, também fez um aparelho que voava por meio de um sistema de propulsão eletromagnético desconhecido. Ele se recusou a entregar as informações sobre o objeto por considerar que o ser humano é muito violento. Estávamos em pleno desenrolar da 2ª guerra e ele tinha razão.

Mas o homem mudou um pouco e precisamos que um novo Tesla apareça no mundo para pensar rápido, claro e objetivamente como ele fazia.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Eu, de minha parte, penso que sistemas de propulsão, por mais avançados que sejam, têm sua utilidade restrita à exploração do nosso Sistema Solar.
Para outros sistemas, se novos métodos não forem encontrados, acho que estaremos aprisionados aqui.
Eu aposto minhas fichas em algo ligado à "força gravitacional" e à manipulação do espaço-tempo.
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

hsette escreveu:Eu, de minha parte, penso que sistemas de propulsão, por mais avançados que sejam, têm sua utilidade restrita à exploração do nosso Sistema Solar.
Para outros sistemas, se novos métodos não forem encontrados, acho que estaremos aprisionados aqui.
Eu aposto minhas fichas em algo ligado à "força gravitacional" e à manipulação do espaço-tempo.
agora somos dois q acreditamos nisso :D
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

BLACKMAGIC escreveu:
hsette escreveu:Eu, de minha parte, penso que sistemas de propulsão, por mais avançados que sejam, têm sua utilidade restrita à exploração do nosso Sistema Solar.
Para outros sistemas, se novos métodos não forem encontrados, acho que estaremos aprisionados aqui.
Eu aposto minhas fichas em algo ligado à "força gravitacional" e à manipulação do espaço-tempo.
agora somos dois q acreditamos nisso :D
E isso aí, Blackmagic.
E olha que tem mais gente, hein.
Já vi muito cientista sério apostando nesta idéia também?
Não duvido nada se a NASA já não tem algum projeto secreto neste sentido. :)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Eu continuo a achar bem possivel a existencia de "auto estradas" espaciais que podem funcionar a base da manipulação espaço-tempo, ai vamos 3
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)