Descoberto precursores do DNA em volta de estrela

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Descoberto precursores do DNA em volta de estrela

Mensagem por hsette »

O Telescópio Spitzer começa a mostrar serviço, e dos bons.
Um grupo de cientistas holandeses do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, anunciou hoje a descoberta de ingredientes básicos dos precursores de DNA no pó que cerca uma estrela.
Esses ingredientes foram detectados na zona planetária da estrela - uma região, onde, acredita-se, surgiriam planetas de natureza rochosa, como a Terra.
Segundo os cientistas, esta é a primeira vez que se capta a existência desse tipo de gases, chamados acetileno e cianureto de hidrogênio, em uma zona planetária que não corresponde à do Sistema Solar.
Os gases foram descobertos na estrela identificada como IRS 46 na constelação de Ophiucus, cerca de 375 anos luz da Terra. A estrela está cercada por um anel plano de gases e pó que se aglutinariam para dar forma aos planetas.
"Esse sistema pode ter uma aparência similar ao nosso de há bilhões de anos, muito antes de a vida aparecer na Terra", assinalou Fred Lahuis, do Observatório Leinde, na Holanda.
Os gases orgânicos como os descobertos em torno de IRS 46 também foram detectados em nosso Sistema Solar, especialmente na atmosfera de planetas gigantes e na lua Titã, de Saturno, assim como na superfície dos cometas.
Segundo um comunicado do JPL, acredita-se que esse tipo de molécula chegou a Terra há milhares de anos usados por cometas ou pelo pó de cometas.
Na presença de água, o acetileno e o cianureto de hidrogênio se unem e formam as unidades químicas essenciais da vida, o DNA e as proteínas. Segundo Geoffrey Blake, um dos autores do estudo, em um tubo de ensaio e sobre uma superfície adequada na qual esses ingredientes possam concentrar-se e reagir quimicamente "se obtém uma amostra de compostos orgânicos, incluindo aminoácidos e uma base de DNA chamada adenina".
Um relatório da descoberta será publicado na edição de janeiro da Astrophysical Journal Letters.

Quarta-feira, 21 de dezembro de 2005
http://www.spitzer.caltech.edu/Media/re ... ease.shtml
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

ha vida no espaço sem duvida
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Diego
Mensagens: 227
Registrado em: 01 Set 2005, 08:34

Mensagem por Diego »

E se o DNA é o mesmo em todo o universo? Então a vida poderia se desenvolver de maneira muito semelhante, ou seja, se tivermos condições ideais podemos ver outros humanoides aí pelo espaço.
I'm Diego, and I'm coming to get the rest of you alien bastards.
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Tenho para mim que a estrutura baseada no DNA deve ser predominante. A natureza, no que se refere ao aspecto biológico, tende a repetir os processos que se mostram estáveis e eficazes.
Porém, quanto à forma de estruturas biológicas mais complexas, tenho cá minhas dúvidas. Percebe-se que alterações mínimas nas condições iniciais de um sistema (estou me referindo ao processo evolutivo) levam a resultados finais muito diversos.
Acho que formas humanóides só surgiriam em um planeta com condições extremamente semelhantes às da Terra, o que acho pouco provável. É por isso que nutro muita desconfiança de descrições de seres extraterrestres com formas humanóides.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

ora ai esta um optima resposta hsette, a não ser que tenhamos sido criados a imagem dos nossos criadores
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

ricardo_britan escreveu:ora ai esta um optima resposta hsette, a não ser que tenhamos sido criados a imagem dos nossos criadores
Creio que nossa existência (nós, humanos) é explicada de forma plena e satisfatória dentro do processo evolutivo da vida na Terra. Não vejo necessidade de lançarmos mão de hipóteses mais complexas.
Diego
Mensagens: 227
Registrado em: 01 Set 2005, 08:34

Mensagem por Diego »

Mais é aí que está. Um planeta com condições extremamente semelhantes com como a Terra poderia surgir vida humanoide. Todos sabemos que a possibilidade é remota, mais sabemos que não é nula.

Toda vez que entro aqui fico triste, vocês tiram minhas crenças demais :cry: .
Editado pela última vez por Diego em 22 Dez 2005, 08:36, em um total de 1 vez.
I'm Diego, and I'm coming to get the rest of you alien bastards.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Não fique triste, Diego. Até mesmo cientistas renomados crêem na existência de vida humanóide fora da Terra. Se assim não fosse, qual o mérito e o propósito de um Projeto SETI (Searching for Extra-Terrestrial Intelligence), por exemplo?

Visite:

Imagem

Imagem



E que tal a EQUAÇÃO DE DRAKE?

A Equação de Drake fornece uma estimativa do número de civilações inteligentes existentes na galáxia (eu suponho que se refira a humanóides).


N = R.fp.ne.fv.fi.fc.L

Onde:

N = Número de civilizações inteligentes na galáxia.
R = Taxa média de formação de estrelas na Galáxia em número de estrelas por ano. Valor típico: 20
fp= Fração de estrelas que fornecem condições para surgimento de vida.
ne= Número médio de planetas, em um certo sistema planetário, onde a vida é possível.
fv= Fração dos planetas onde a vida é possível e nos quais ela surge de fato .
fi= Fração dos planetas nos quais surge uma forma de vida inteligente.
fc= Fração dos planetas com espécies capazes e desejosas de se comunicarem com outras civilizações.
L = Duração média da fase comunicativa.
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Senhores, peço licença, mas nao posso evitar:

PARTE I

PUTA QUE O PARIU:

Eu fico indignado com esse tipo de noticia. Reparem na manchete: "Descoberto precursores do DNA em volta de estrela". Acetileno e Cianureto? Fala serio... Dizer q gases sao "precursores do DNA" eh o mesmo que achar um caquinho de quartzo num gramado e dizer que encontrou o "precursor de um cranio de cristal". Please... que raiva que isso me dah.

Mas enfim, os gases sao precursores dos aminoacidos. E de aa para proteinas sao anos luz. De proteinas para acidos nucleicos, sao mais milhoes de anos luz. Calculem entao, a distancia de gases para acidos nucleicos!

Mas enfim, grande, grande noticia (como sempre, o Hsette eh o cara das quentinhas- estou pensado ate em dar o premio ultima hora pra ele!). Pena que a imprensa consegue estragar as coisas. Quanse q, invariavelmente, sempre. Aminoacidos sao encontrados em muitos lugares; a presença dos gases, em quanto mais lugares forem encontrados, mais ajudam-nos a entender nossas obscuras origens.

PARTE II

DA VIDA EM OUTROS LOCAIS DO UNIVERSO
Diego escreveu:E se o DNA é o mesmo em todo o universo? Então a vida poderia se desenvolver de maneira muito semelhante, ou seja, se tivermos condições ideais podemos ver outros humanoides aí pelo espaço.
A forma de vida (lembrem do 2º grau) depende de genotipo e fenotipo, numa proporçao de qse 50%! Portanto, a grosso modo (e bem grosso) podemos imaginar que mesmo um DNA identico ao nosso, criaria serem 50% diferentes na dependencia do ambiente (no caso, se fosse um ambiente 100% diferente do nosso.

Vejam, sao calculos meio idiotas, mas servem pra ilustrar e atiçar a imaginaçao. Ah... Diegao, estamos aqui pra mudar os nossos pensamentos mesmo. Ou reforça-los, ou inverte-los de vez.Se for pra continuar na mesma, nem precisamos pensar. Basta ficar em casa dormindo.
Hsette escreveu:Tenho para mim que a estrutura baseada no DNA deve ser predominante. A natureza, no que se refere ao aspecto biológico, tende a repetir os processos que se mostram estáveis e eficazes.
Uma analogia: pense em outra forma de organizaçao da materia que a nao a vida (taxando a vida como soh mais uma forma de organizaçao dos atomos presentes em todo o universo), como as rochas. Rochas muito semelhantes (senao identicas!) as que temos aqui na Terra, sao encontradas nos confins mais inospitos do universo. Minerio de ferro, granito, calcario... claro, com as devidas variaçoes de pressao e presença de misturas com outros elementos que encontram-se, por exemplo, gasosos aqui mas que sao soloifdos "la", etc.

Seguindo esse raciocinio, e supondo que nao somos uma criaçao divina, mas uma oprganizaçao natural da materia, imagino que os traços mais primordiais que unem possiveis seres vivos pelos confins do unierso (no caso, o DNA) deva ser o mesmo - no minimo, quimicamente: uma base nitrogenada, um radical fosfato e uma pentose.
Hsette escreveu:Creio que nossa existência (...)
Nao, vc nao cre. Se fosse pra "crer", vc creria na Biblia. Seu conhecimento aponta pra isso. :wink:

Abraçao! Eu amo todos vcs! :wink:
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Toda vez que entro aqui fico triste, vocês tiram minhas crenças demais.

Não há motivos de tristeza. Pelo contrário, a notícia é bastante estimulante.
Hoje em dia é praticamente um consenso na comunidade científica a existência de fenômenos biológicos por todo o Universo.
Sobre formas de vida tecnologicamente avançadas, é uma convicção pessoal minha, e parece que estou muito bem acompanhado.

Já sobre a questão das formas humanóides, a probabilidade não é nula, mas temos que reconhecer que é muito baixa. Além do que expus acima, temos de agregar o fato de que fatores circunstanciais também têm um peso muito grande.
Por exemplo: a maioria dos estudiosos do assunto acreditam que os mamíferos só passaram por uma verdadeira explosão evolutiva, que teria gerado os primatas, em função da extinção dos dinossauros; com a saída de cena deles, os mamíferos, até então limitados a atividades noturnas (e ainda assim com grandes riscos) puderam então adquirir hábitos diurnos, abrindo oportunidades promissoras para sua evolução.

Acho que deveríamos comemorar a diversidade.
Editado pela última vez por hsette em 22 Dez 2005, 10:57, em um total de 1 vez.
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

acho q nao me fiz entender...
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Gustavo Latorre escreveu:acho q nao me fiz entender...
Gustavo, meu post acima foi para o Diego. É que me esqueci de colocar a citação. Vou corrigir isto. Nem havia lido seu post.

Aliás, concordo com suas argumentações.
Só gostaria de acrescentar que, neste caso especifico, o que menos conta são as distâncias e o tempo envolvidos. Mesmo porque, trata-se de uma nuvem de poeira em volta da estrela, a até isto se transformar em um sistema planetário (se é que vai), lá se vão dezenas de milhões de anos.
O importante aqui é que, a cada dia que passa, fica mais claro que o Universo tende a criar, por toda parte, estruturas e condições que propiciem o desenvolvimento de fenômenos biológicos.
Eu prevejo que dentro de poucos anos, o foco da discussão irá migrar para a seguinte questão: até que ponto a evolução biológica tende a gerar seres predispostos e capazes de enveredar por uma trilha de desenvolvimento tecnológico.
Aí sim, a onça vai beber água. :)