Rumo a Plutão

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Rumo a Plutão

Mensagem por Britan »

A NASA está a ultimar o lançamento em Janeiro de uma nave espacial até Plutão, o planeta mais afastado do sistema solar e o único ainda não visitado por uma sonda, segundo fontes da missão.

Se tudo correr como previsto, a New Horizons - do tamanho de um piano grande, com 454 quilogramas de peso e munida de sete instrumentos científicos - chegará perto de Plutão no princípio do Verão de 2015, após uma viagem de 6,4 mil milhões de quilómetros.

A sonda sobrevoará depois durante seis meses o planeta mais pequeno do sistema solar e também o mais afastado Sol, em volta do qual demora 248 anos a descrever uma revolução.

Poderá captar numerosas imagens de Plutão, que continua a ser um enigma 75 anos depois da sua descoberta, e recolher dados sobre a sua atmosfera e geologia.

As únicas fotografias digitais tiradas a Plutão pelo telescópio espacial Hubble são pouco nítidas.

A missão New Horizons, orçada em 650 milhões de dólares, procederá também à observações de Caronte, a principal lua de Plutão, e de dois outros satélites naturais recentemente descobertos pelo Hubble.

A sonda seguirá depois rumo à Cintura de Kuiper, que atravessará recolhendo informações igualmente preciosas.

Os astrónomos descobriram naquela cintura de asteróides que rodeia o sistema solar centenas de milhar de objectos celestes aparentemente semelhantes a Plutão.

Estas descobertas abriram um acalorado debate na comunidade astronómica sobre a classificação de Plutão, com uma maioria crescente a aparentá-lo com um grande asteróide.

Plutão é o mais pequeno que sete satélites naturais de planetas do sistema solar e o seu diâmetro é apenas dois terços do da Lua.

Além deste debate, as características únicas de Plutão, meio planeta, meio asteróide, e dos milhões de detritos da Cintura de Kuiper resultantes da formação do sistema solar, fazem dele um laboratório celeste único.

"Explorar Plutão e a Cintura de Kuiper equivale a fazer escavações arqueológicas na zona mais afastada do sistema solar, um local antigo onde se poderão encontrar vestígios da história da formação dos planetas", explicou Alan Stern, responsável científico da missão.

Para a Academia das Ciências, a exploração de Plutão, dos seus satélites e da Cintura de Kuiper figuram entre as mais altas prioridades da conquista do espaço devido à sua "importância científica fundamental para fazer avançar a compreensão do sistema solar".

A NASA conta lançar a New Horizons a partir de 17 de Janeiro na base militar de Cabo Canaveral (Florida), sendo esta a primeira tentativa de uma janela de lançamentos de 29 dias. Se for lançada nos onze primeiros dias, a sonda poderá chegar perto de Plutão no início do Verão de 2015. Fora deste período, o seu lançamento implicará um atraso de vários anos, segundo os cientistas.

Na sua perspectiva, torna-se fundamental que seja lançada antes de 2010 porque depois dessa data Plutão ficará demasiado afastado do Sol e a sua atmosfera ficará gelada e transformada em neve.

Para ganhar tempo, a NASA vai lançar a sonda num poderoso foguetão Atlas V-551 de dois andares, o que lhe imprimirá uma enorme velocidade, de cerca de 50.000 quilómetros por hora, e a tornará o engenho espacial mais rápido.

No início de 2007 a nave passará perto de Júpiter, cuja força gravitacional o impelirá a mais de 75.000 quilómetro por hora em linha recta em direcção a Plutão.

A New Horizons será alimentada por um gerador termo-eléctrico de plutónio de 200 watts.




Uma dúvida: Como é que o Hubble que tira fotos espectaculares de outras galáxias e não consegue uma nitida de Plutao? :roll:
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

A foto abaixo foi tirada pelo Hubble e mostra Plutão e Caronte.

Imagem

Além disso, tilizando o Telescópio Espacial Hubble da NASA para observar o nono planeta do nosso sistema solar, um grupo de astrônomos descobriu que Plutão poderá ter, não apenas uma, mas três luas.
Os candidatos a novas luas, temporariamente designadas por S/2005 P1 e S/2005 P2, foram observados a aproximadamente 43.000 km de distância de Plutão. Os objectos estão assim, grosso modo, duas ou três vezes mais afastados de Plutão do que Caronte.

Imagem
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Fonte: BBC

Imagem
A Nasa, a agência espacial americana, adiou o lançamento de sua missão a Plutão, New Horizons (Novos Horizontes).
Estavam sendo registradas rajadas de vento no local de lançamento, aumentando a preocupação com segurança.
O lançamento do foguete Atlas 5, transportando a sonda New Horizons (Novos Horizontes), em Cabo Canaveral nesta terça-feira, 18/01, estava marcado para às 16h24, horário de Brasília, e tinha sido transferido para 18h23, segundo a Nasa, mas foi novamente adiado.
Ativistas contrários ao uso de energia nuclear fizeram um protesto contra o combustível usado no foguete – 33 kg de plutônio.
A New Horizons custou US$ 700 milhões (R$ 1,6 bilhão).
Os cientistas estão torcendo para que ela consiga explorar os objetos gelados que existem na região do espaço conhecida como Cinturão de Kuiper, que fica para além de Netuno.
Esta região concentra dezenas de milhares de pedaços de gelo espalhados em uma distância correspondente a entre 30 e 50 vezes a que separa a Terra do Sol.
“O que sabemos hoje sobre Plutão pode ser escrito detrás de um selo”, disse Colleen Hartman, uma alta funcionária da Nasa.
“Os livros-textos serão reescritos depois desta missão.”
Ela também vai fotografar duas luas menores cuja descoberta foi anunciada em novembro passado e averiguar se há anéis em volta de Plutão.
Depois disso, a Nasa vai decidir se a missão da sonda deve ser estendida, visitando dois corpos gelados do Cinturão de Kuiper que têm mais de 50 km de diâmetro.
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Finalmente!!!

UOL Notícias
19/01/2006 - 19h29
NASA lançou sonda New Horizons para Plutão
A NASA, a agência espacial americana, lançou nesta quinta-feira a sonda New Horizons para Plutão, a partir de Cabo Cañaveral, na Flórida (sudeste).
A sonda se separou do foguete Atlas V-551, como estava previsto, 42 minutos depois do lançamento às 19H00 GMT desde Cabo Canaveral (Flórida).
Tudo estava pronto para o lançamento às 18H08 GMT, mas os respondáveis decidiram adiar um pouco a missão devido à formação de nuvens sobre Cabo Canaveral.
A NASA havia adiado o lançamento de New Horizons duas vezes, na terça-feira por causa dos fortes ventos e na quarta-feira devido a um problema elétrico no laboratório de física aplicada da Universidade John Hopkins, no Estado de Maryland (leste).
Depois de se separar do foguete lançador, New Horizons se afasta da Terra a uma velocidade recorde de cerca de 50.000 km por hora, quase 50 vezes a velocidade do som.
A sonda passará perto da Lua na noite desta quinta-feira, apenas nove horas depois do lançamento. Os astronautas da missão Apollo demoraram três dias para se aproximar do satélite.
A New Horizons precisa se aproximar em fevereiro de 2007 da órbita de Jupiter para se beneficiar de sua força de gravidade. Depois disso, poderá avançar a 75.600 km por hora.
Os cientistas da missão explicaram que é absolutamente imperativo que a sonda chegue a Plutão no máximo em 2020. Depois desta data, o planeta ficará longe demais do Sol, o que transformará sua atmosfera em gelo e neve.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Mais um grande avanço para a Ciencia em 2020 se tudo correr bem ( ca passaram nas noticias a chegada para 2015) la vamos estar de olhos :shock: a ver as noticias
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

ricardo_britan escreveu:Mais um grande avanço para a Ciencia em 2020 se tudo correr bem ( ca passaram nas noticias a chegada para 2015) la vamos estar de olhos :shock: a ver as noticias
A previsão é para 2015 mesmo, Ricardo. A referência a 2020 é apenas um limite, além do qual as observações sobre Plutão ficariam fatalmente prejudicadas.
Mas ainda assim, haveria muito a ganhar: as luas de Plutão e, se tudo correr bem, a seqüência da missão em direção ao Cinturão de Kuiper.

Especulando um pouco, quem sabe teremos notícias do suposto planeta Nibiru ( viewtopic.php?t=490 ), citado por Zecharia Sitchin a partir de suas interpretações das famosas tabletas sumérias.