Triângulo das Bermudas e Hidrocarbonetos

Espaço aberto para o debate e tentativa de solução de casos (e fraudes) ufológicos nacionais e internacionais. Com o toque detalhista (e chato) característico da nossa Equipe. Quer se juntar ao time?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Triângulo das Bermudas e Hidrocarbonetos

Mensagem por Latorre »

Triângulo das Bermudas e Hidrocarbonetos
por "Hsette"

O Triângulo das Bermudas é uma região do o Oceano Atlântico ao largo da Flórida onde se afirma que muitos navios e aviões desapareceram misteriosamente. Também conhecido como o Triângulo do Diabo, é limitado por Melbourne (Florida), Bermudas e Porto Rico.

Imagem

Tomando como referência o ano de 1973 a Guarda Costeira dos EUA respondeu a mais de 8.000 pedidos de ajuda. Os relatos dizem que mais de 50 navios e 20 aviões se perderam na zona, durante o ultimo século.
Uma das explicações para o fenômeno no "Triângulo das Bermudas", e a mais aceita pela comunidade científica cita os hidratos de metano: uma súbita liberação de grande quantidade deste gás seria suficiente para afundar um navio. Já foram reportados acidentes aéreos envolvendo esta mesma liberação através de fendas na terra.

Gênese e migração do metano

O metano é o hidrocarboneto (carbono + hidrogênico) mais simples encontrado na natureza. Um átomo de carbono com quatro de hidrogênio.
Acredita-se que vastas quantidades de metano se formem sob pressão no interior da Terra (manto), bem como de outros corpos celestes.
A lista é grande: Marte, Júpiter, Marte, Saturno, Iapetus, Titã, Netuno, Tritão, Urano, Ariel, Miranda, Oberon, Titânia, Umbriel, Cometa Halley, Cometa Hyakutake, Traços de metano estão presentes na fina atmosfera da lua terrestre. Metano também é encontrado em nuvens interestelares.
Outras fontes na Terra: decomposição de resíduos orgânico; fontes naturais (pântanos); extração de combustível mineral.

A migração até níveis menos profundos ou na superfície é dada através de vulcões ou grandes estruturas geológicas (falhas), sobretudo nos limites de placas tectônicas.

Por vezes o metano primordial é acompanhado de hélio e ou nitrogênio. Nas áreas vulcânicas o metano reage com o oxigênio formando o dióxido de carbono que é expelido pelos vulcões.
Sabe-se que o fundo do oceano no Triângulo das Bermudas mantém grandes depósitos de gás metano.

Triângulo X Metano

Enquanto estudava estes hidratos gasosos, o Dr. Donald Davidson, um físico-químico canadense, propôs uma teoria que pode explicar os mistérios de desaparecimento de embarcações e aviões no local.
O Dr. Davidson recebeu sua graduação de MSc em química pela Universidade de New Brunswick, e seu PhD pela Universidade de Marrom. Ele foi por muitos anos um químico membro do Conselho Nacional de Pesquisa em Ottawa, até sua morte em 1986. Sua teoria foi proposta em 1984.

Sob enormes pressões e baixas temperaturas (como no fundo do mar), a água e as moléculas de gás formam hidratos gasosos. Estas combinações se assemelham ao gelo, mas, diferentemente do que ocorre na formação do gelo comum, as moléculas de água formam gaiolas que aprisionam moléculas de gás como as do metano. Os hidratos sólidos mantêm sua estabilidade até que certas condições, como temperaturas mais altas ou pressões mais baixas, causem sua decomposição. Esta decomposição lança quantias enormes de gás aprisionado.

O desaparecimento de navios e aeronaves pode ser resultado destas explosões naturais de gases. Elas poderiam transformar o mar, de maneira muito breve e sem qualquer advertência, em uma massa de espuma que poderia afundar qualquer navio na área. Como o gás metano sobe, um avião que voa através dele sofreria panes no maquinário, ou pior: qualquer faísca do motor poderia transformar a aeronave em uma bola de fogo voadora.

Quando Davidson propôs sua Teoria do Triângulo das Bermudas em 1984, a comunidade científica não a levou muito a sério. Porém, novas informações sobre explosões de gás que ocorrem naturalmente em hidratos (apresentados em uma reunião da Associação Americana para o Avanço de Ciência - American Association for the Advancement of Science, AAAS - em 1990), e os relatos de pilotos de aeronaves sobre jorros de água na superfície do oceano que poderiam ser resultantes destas explosões, prestam apoio à teoria do Dr. Davidson.

O experimento

Diante de tal evidência, pesquisadores passaram a questionar se isso, de alguma maneira, poderia afetar aviões que sobrevoavam a região. Para responder à questão, foi feito um experimento: investigadores recuperam o motor de um avião militar da década de 40 e o expõem a uma porcentagem de metano na atmosfera. Resultado: o motor deixa de funcionar quase imediatamente. Com esta nova evidência em mãos, eles passam, então, a acreditar que a presença repentina de metano na atmosfera pode facilmente afetar um avião que esteja voando a baixa altitude.

Ou pior: qualquer faísca do motor poderia transformar a aeronave em uma bola de fogo voadora.

Em outubro de 2003, o professor Joseph Monaghan e seu aluno David May, da Universidade Monash de Melbourne, na Austrália desenvolveram um modelo matemático confirmadndo a hipótese. O trabalho foi publicado no The American Journal of Physics.

O modelo matemático é baseado nos princípios da dinâmica de fluidos, velocidade, pressão e densidade do gás e da água.
O problema ocorre quando as bolhas chegam à superfície, já que se a embarcação não suporta as turbulências provocadas pela explosão das mesmas.

Ao explodirem, as bolhas liberam grande quantidade de gás: um metro cúbico de hidrato de metano contém 160 vezes mais gás que o mesmo volume na superfície.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

A explicação esta excelente mas falta um pequeno detalhe, como é que navios e aviões afundados há épocas estão em excelente estado de conservação? Será que o metano tb conserva o metal?
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

E mais (muito mais): o que explica a variação nos instumentos? Bússolas se tornam instáveis, a comunicação é interrompida, isenção de destroços, não há manchas de óleo no mar!

Vide tópico: Triângulo do Diabo

Imagem

?¿?
:?
Ad Honorem Extraterrestris
Voltaire
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Nov 2005, 23:45
Localização: Canoas - RS

Mensagem por Voltaire »

É muito interessante a explicação, mas ainda restam problemas de tirar o sono. Os problemas de espaço tempo e outros. Charles Berlitz chama a atenção para o curioso fato da documentação do navios desaparecidos que foram encontrados atestarem o sumiço de toda a tripulação dos navios encontrados, mas curiosamente animais faziam-se presentes a bordo. Há uma teoria de insanidade coletiva da psicologia que tenta explicar o desaparecimento das tripulações dos navios encontrados no triângulo como suicídio coletivo ou desespero coletivo em jogar-se ao mar. Curioso! POr quê? Acho uma questão problemática!
"Nullas ex omnibus rebus, quae in protestate mea non sunt, pluris facio, quam cum viris veritatem sincere amantibus foedus inire amicitiae"
Baruch de Spinoza
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Voltaire escreveu:Charles Berlitz chama a atenção para
Pois eh... e quanto a veracidade desses fatos? Seriam mesmo fatos ou ficçao?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Sobre o desorientamento das bússolas.

Essa é de um participante (Spitfire) de um outro Fórum de que participo (Clube do Cético).
Achei interessante a possibilidade, bem como os relatos de casos semelhantes aqui no Brasil.


Uma das versões que existem a respeito do Triângulo das Bermudas é que ali, em épocas remotas, já foi um dos pólos magnéticos da Terra e que os minerais que compõe as diversas camadas do subsolo guardam ainda vestígios desta magnetização... Isto causaria as desorientações nas bússolas quando na proximidade desta região.

Um detalhe interessante, prestei serviço militar obrigatório na Base Aérea de Canoas (RS) e os pilotos, tanto da aviação de caça quanto a de carga, descrevem uma região muito similar ao Triângulo das Bermudas aqui mesmo no Brasil. Seria na saída da Lagoa dos Patos para o mar... segundo as histórias (ou seriam estórias?) contadas por eles, ali, naquele local, muitos aviões já teriam sumido... e algumas embarcações também.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Mas se ali fora um dos pólos magnéticos da Terra, e por isso tanta anomalia, a região contrária, no outro lado do mundo, não deveria apresentar a mesma anomalia?

E isto significa também que os atuais pólos magnéticos da Terra apresentam as mesmas anomalias?

Quanto à saída da Lagoa dos Patos, isto é para mim novidade.
Ad Honorem Extraterrestris
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

O que o Hsette esta a dizer é que ali FOI um dos polos magnéticos da Terra e que os minerais que compõe as diversas camadas do subsolo guardam ainda vestígios desta magnetização daí o desnorte das bussolas
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

ricardo_britan escreveu:O que o Hsette esta a dizer é que ali FOI um dos polos magnéticos da Terra e que os minerais que compõe as diversas camadas do subsolo guardam ainda vestígios desta magnetização daí o desnorte das bussolas
Sim, foi exatamente o que entendi, Brit!

Se não me engano há dois pólos magnéticos, não?

Se um FOI ali nas Bermudas, o outro deve ter estado no lado oposto da Terra, então seriam DOIS triângulos do diabo...
Ad Honorem Extraterrestris
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Aí, Britan. É claro que o Euzébio entendeu a coisa. :D

E o questionamento dele é totalmente pertinente.

Eu mesmo estou achando essa história estranha.

Acho pouco provável que os efeitos de uma magnetização dessa natureza sejam persistentes, de modo a durar tanto tempo.
Vou questionar o autor do post, e dar uma pesquisada.


Editei o post para complementar:

A questão de ocorrer o fenômeno no lado oposto é fato. Tanto nos pólos norte e sul, o componente vertical do campo magnético é maximizado, variando a direção: no Norte, da Terra para fora; no Sul, o contrário.
E aqui uma curiosidade: há uma bactéria (Aquasprilla magnetotactum) que possui em seu interior uma cadeia de Ferrita (Óxido de Ferro) que se orienta com o campo magnético terrestre. As que vivem no Sul desenvolvem-se melhor porque estão orientadas para baixo tendo mais acesso aos sedimentos e areas anaeróbicas que favorecem seu crescimento. Estas últimas, ao serem transportadas para o Norte, orientam-se então para a superfície, apresentando quedad no seu rendimento.

A outra questão:
O que acontece na magnetização ?
O ferro não magnetizado tem os seus domínios magnéticos distribuídos de forma caótica. Se colocarmos este material em um campo magnético, todos os domínios se orientam e o pedaço funciona como ímã.
E se o afastarmos do campo magnético?
Há duas possibilidades:

1. Se for Ferro puro, o pedaço volta ao estado caótico - não é mais um ímã.
2. Se o Ferro estiver associado na forma de óxido (Ferrita), cria-se cria-se um ímã permanente.

No caso da Terra, é necessário grandes depósitos para ocorrer o fenômeno.

A conferir!
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Talvez o que ocorra lá seja o mesmo fenômeno de Mystery Spot em Santa Cruz na California, onde há distorção gravitacional e faz com que inúmeros efeitos gravitacionais ocoram gerando problemas em bússolas inclusive.

Dêem uma olhada no tópico abaixo:


viewtopic.php?t=976&highlight=
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

lulu escreveu:Talvez o que ocorra lá seja o mesmo fenômeno de Mystery Spot em Santa Cruz na California, onde há distorção gravitacional e faz com que inúmeros efeitos gravitacionais ocoram gerando problemas em bússolas inclusive.

Dêem uma olhada no tópico abaixo:


viewtopic.php?t=976&highlight=
Acho que, com algumas restrições, podemos falar, sim, em uma relação.

Nesse caso, a teoria mais recente para explicar as ocorrências é de um físico alemão: "o grande e denso depósito de metal no subsolo, provavelmente acumulado com a queda de um meteoro no passado, causando um ponto de acúmulo de massa e um fluxo eletromagnético anômalo no local"
Assim que encontrar maiores referências, postarei.
Nill
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Out 2006, 19:35

Como escapei do triângulo da Bermudas

Mensagem por Nill »

[align=justify]Olá
A uns cinco anos baixei alguns livros em uma página na internet que encontrei por acaso. Hoje voltei a encontrá-la e me lembrei deste tópico. O livro se chama "Como escapei do triângulo da Bermudas". Além deste, tem outros livros bem interessantes.
Taí o endereço. http://br.geocities.com/ami_missao/ami.html

Abraços e até mais[/align]
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

a queda de um meteoro no passado
Poder-se-iam fazer modelos, simulaçoes computadorizadas para achar a magnitude da massa que seria necessária para esculhambar magneticamente o local do jeito que acontece hoje lá, e daí sim uma expedição, hein?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Nill
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Out 2006, 19:35

Alguém leu?

Mensagem por Nill »

E então pessoal, alguém leu o livro para poder opinar se a história é real ou é pura ficção? Se existe algum fenômeno que causa o desaparecimente de embarcações e aviões, não se pode descartar o fato de existir extra-terrestres em um local específico no triângulo das Bermudas. Eu acredito que a história é real.