Europa - Nosso futuro lar

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Europa - Nosso futuro lar

Mensagem por lulu »

Imagem

Depois que as sondas americanas chegaram a Júpiter e Saturno, o sistema solar nunca mais foi o mesmo. Grandes mundos foram vistos de modo nunca imaginado antes, pois os cientístas não tinham uma idéia exata de como eram, sendo que os mais interessantes do ponto de vista de buscar um novo mundo para nós são Titan e Europa. Mas Europa, satélite de Júpiter é bem mais interessante que Titan, satélite de Saturno, pois apresenta uma cobertura branca, possivelmente água congelada que é fundamental para a vida podendo até ter um mar de água líquida em baixo de uma grossa camada de gelo.

Talvez num futuro não muito distante poderemos colonizar Europa e desfrutar das delícias de ter praticamente dois sóis, pois Júpiter pode quase ser considerado uma estrela anã marrom. Que cenário lindo deve ser o céu desse satélite quando Júpiter começa a nascer e ao longe se vê Ganimedes, Calisto e Saturno com o sol no horizonte brilhando difusamente?

Imagem

http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa_(sat%C3%A9lite)
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Visão espetacular!
Ad Honorem Extraterrestris
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Já pensou, morar numa lua em torno de Júpiter. O céu deve ser um espetáculo, com tantas luas...
Hoje já se pode afirmar que Europa tem uma crosta de ~100 Km de gelo, sob a qual existe um mar de água líquida de ~70 Km de profundidade. A presença de água líquida vem do aquecimento do satélite por efeito de maré de Júpiter, e indica condições suficientes para a vida.
A ausência de luz solar nessas profundezas não é visto como um problema. Aqui na Terra, temos vida em volta de fontes hidrotérmicas no fundo dos oceanos. Esse tipo de vida se alimenta de produtos químicos expelidos pelas fontes térmicas (~120 oC), a forma mais primitiva de obter energia por um organismo.
Análises do RNA desses microorganismos indicaram que dos organismos atuais, eles seriam os mais próximos ao ancestral comum da vida. Europa poderia abrigar organismos desse tipo.
A distância de Europa implica em baixa probabilidade de transpermia (a transferência de elementos biológicos entre corpos celestes) com a Terra (ou mesmo Marte, quem sabe?), de modo que ela oferece uma possibilidade de biogênese própria.
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

:P hsette, você parece conhecer bem sobre astronomia, então, será que aquelas porções marrons de Europa não seria terra firme?

Se existir água líquida lá, então a temperatura deve ser de pelo menos 4ºC abaixo do gelo o que já dá para pensar em cidades submersas. Como comprovaram isso?
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

As evidências de água líquida abaixo da crosta gelada foram divulgadas pela NASA a partir da análise de leituras de ecos eletromagnéticos, feitas pela sonda Galileo. Outros dados foram obtidos pela passagem da Voyager 2 e Cassini-Huygens. Segundo os cientistas, modelos computacionais envolvendo a interação entre os campos gravitacionais e magnéticos de Europa e Júpiter (já li bastante a respeito, mas até agora não consegui compreender bem de que maneira) dão forte embasamento teórico a esta constatação.
A atmosfera é basicamente formada por Oxigênio, porém sua densidade é bastante tênue. Essa informação é confirmada por medições feitas pelo Hubble.
Europa é aproximadamente do mesmo tamanho de nossa Lua, mas tem uma superfície extremamente lisa e uma quase ausência de crateras de impacto. As melhores imagens dão conta de apenas três crateras de não mais do que 5,0 km de diâmetro.
Europa tem um núcleo metálico (ferro e níquel), cercada de uma capa rochosa. Acima, vem uma camada de água líquida, e por fim, uma crosta de gelo, com cerca de -145oC.
Supõe-se que as áreas marrom-escuras representam material rochoso que emergiu em fissuras na superfície de gelo. Em áreas onde há maior concentração deste material, imagina-se que seja proveninte de impactos vindo do exterior.
Atualmente, existe uma forte pressão da comunidade científica para que se realizem missões orbitais e de pouso sobre Europa. A maioria dos cientistas entendem que o satélite de Júpiter tem mais chances de abrigar atividade biológica ativa do que Marte.
A presença de compostos orgânicos é uma conclusão indireta, pois foi constatada pela Voyager 2 a presença destes materiais nos satélites vizinhos Calisto e Ganimedes.

A possibilidade de uma civilização tecnologicamente avançada envolveria a vinda de seres de outras paragens, isto porque dificilmente formas de vida complexas se desenvolveriam num ambiente desses. Acho uma especulação muito forte.
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

A NASA agendou uma missão para orbitar Europa, que será lançada em 2008. A nave chamada Europa Orbiter seria a primeira em toda a história da corrida espacial dedicada exclusivamente a um satélite (exceto a Lua), mostrando a importância científica de Europa.
Sua chegada está prevista para 2010, e sua missão primária será estudar o relevo, detectar alterações geológicas (principalmente afloramento de gelo fundido), confirmar de forma definitiva a existência do grande oceano oculto, e neste caso, determinar com precisão a distribuição das massas de água líquida. Por outro lado, as imagens e a informação obtida pela Europa Orbiter servirá também para eleger um possível lugar de descida para futuras missões.

Cogita-se, subsquentemente, da mesma forma como tem sido feito em relação a Maré, o envio de sondas sofisticadíssimas capazes de perfurar o gelo do satélite para colher amostras de seu oceano (uma tarefa que não seria nada fácil tendo em conta que tal como indicam as mais recentes estimativas, que esta capa gelada teria aproximadamente 20 quilômetros de espessura). E incluindo, e esta sem dúvida é a mais espetacular, por volta do início da década de 2020, se enviaria um submarino, por enquanto informalmente batizado de “Hidrobot”: seria a primeira embarcação da história humana que navegaria em águas extraterrestres.

Tudo indica que, aos olhos da NASA, fora da Terra, em nosso Sistema Solar, a vida só parece possível em dois lugares.
Um é o subsolo de Marte e o outro é o grande oceano da lua Europa de Júpiter.

Eu, atualmente, penso que a aposta em Europa vale mais a pena.