Será o fim?

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Será o fim?

Mensagem por hsette »

Hipernovas

Explosões no espaço podem ter sido responsáveis por extinção em massa de vida na Terra. A hipótese foi lançada por um estudo feito por cientistas da Nasa e da Universidade do Kansas.
De acordo com os pesquisadores, a destruição em massa ocorrida há cerca de 450 milhões de anos pode ter sido disparada pela gigantesca quantidade de raios gama emitida pela explosão de uma estrela. O fenômeno é a mais poderosa explosão conhecida.
A base da teoria é suportada por uma abordagem conhecida como modelagem atmosférica, por meio da qual foi calculado que a radiação gama da explosão estelar, que teria atingido a Terra por dez segundos, seria suficiente para acabar com metade da camada de ozônio do planeta.
Como recuperação da proteção levaria cerca de cinco anos, os raios ultravioleta emitidos pelo Sol teriam sido responsáveis pela destruição da maior parte da vida existente na Terra e próxima à superfície de oceanos e lagos.
"Uma explosão de raios gama com origem a menos de 6 mil anos-luz da Terra teria um efeito devastador na vida do planeta", afirma Adrian Melott, do Departamento de Física e Astronomia da Universidade do Kansas, em comunicado da Nasa.

O risco para nós no momento tem nome: Eta Carinae.
Leiam o artigo do Salvador Nogueira em:

http://sn.trekbrasilis.net/cgi-bin/view ... 1133444298
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

:? :shock: Vejam que a vida é difícil de aparecer e fácil de destruir. Será que os cientistas do SETI consideraram todas essas possibilidades de destruição da vida na formulação do número de planetas habitados com vida inteligente capaz de usar o rádio?
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Há que se frisar que o evento em questão não seria capaz de causar adestruição total da vida na Terra.

Estou curioso em saber mais detalhes deste estudo exatamente a esse respeito: ou seja, a relação entre o poder de destruição dos tais Raios Gama em função da distância.
Tentei achar a íntegra do trabalho, mas ainda não consegui.
Alguém sabe algo mais a respeito.