Missões observacionais

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Missões observacionais

Mensagem por hsette »

Segue abaixo a relação de algumas missões espaciais da NASA de cunho observacional previstas para o futuro e que poderão trazer novidades de impacto na área astrobiológica:

Kepler Mission (previsto para 2007): pesquisará planetas semelhantes à Terra. Um telescópio espacial equipado com o equivalente a 42 câmeras digitais que monitorarão o brilho de 100.000 estrelas, esperando que planetas cruzem a linha de visão de suas estrelas.

Dawn (previsto para 2006): irá orbitar Vesta e Ceres, dois dos maiores asteróides do sistema solar.

Herschel Space Observatory (previsto para 2007): este observatório espacial estudará o universo através do infra-vermelho em milimétricas posições do espectro.

Space Interferometry Mission: (proposto para 2009), contém um interferômetro, que ligará telescópios múltiplos para funcionar em conjunto como um grande "telescópio virtual". A meta principal é detectar planetas maciços como a Terra.

Laser Interferometry Space Antenna: (proposto para 2010), se aprovada, esta missão observará ondas gravitacionais de estrelas binárias dentro e fora de nossa galáxia, incluindo também os buracos negros, encontrados nos centros de muitas galáxias. A missão consistirá de três naves, formando um triângulo eqüilátero enquanto viajam pelo espaço.

Terrestrial Planet Finder: (proposto para 2014), esta missão usará telescópios múltiplos trabalhando em conjunto para obter imagens de estrelas e seus planetas. Também determinará que planetas podem ter condições químicas para a vida.

Single Aperture Far-Infrared Observatory: (proposto para 2015), o "Safir" é um telescópio espacial otimizado para observações de ondas de rádio.

Advanced Radio Interferometry Between Space and Earth: (proposto mas sem data prevista), se aprovada, esta missão irá estudar os buracos negros, através de imagens com resolução 3.000 vezes maior que a do Telescópio Hubble. A missão consistirá de um radiotelescópio no espaço operando em conjunto com diversos rádio-telescópios na Terra.