(O) Buraco Negro

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

(O) Buraco Negro

Mensagem por Britan »

Buraco negro no meio da Via Láctea
Um grupo de cientistas chineses conseguiu observar, através de avançados radiotelescópios, o que parece ser um «enorme buraco negro» no meio da Via Láctea, informa esta quinta-feira a revista britânica Nature.
( 14:45 / 03 de Novembro 05 )

Imagem

Até agora os astrónomos sabiam da existência de um objecto de grandes dimensões na nossa galáxia, mas desconheciam se era um buraco negro ou uma massa de resíduos estelares.

Mediante dez radiotelescópios localizados em vários locais dos Estados Unidos, cientistas do Observatório Astronómico de Xangai obtiveram imagens que indicam que o objecto conhecido como Sagitário A (Sgr A) «é um buraco negro massivo», isto é, uma região espacial com tal força de gravidade que nem sequer a luz lhe escapa.

Através da observação das suas emissões radiais conseguiram medi-lo com relativa precisão, tendo concluído que «é tão grande como a órbita da Terra no seu trânsito em volta do Sol», uma dimensão mesmo assim muito inferior à estimada anteriormente.

No entanto, tem uma massa equivalente à de quatro milhões de sois, segundo disse à revista o astrónomo Zhi-Qiang Shen.

Os cientistas usaram na sua exploração a técnica conhecida por VLBI ("Very Long Baseline Inteferometry"), que consiste em utilizar vários radiotelescópios para formar uma antena gigante capaz de captar ondas de rádio.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Agência Fapesp
10 de fevereiro de 2006
Porto Alegre - Um grupo internacional de cientistas, do qual participa a astrônoma Thaisa Storchi-Bergmann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e colegas dos Estados Unidos, Chile e Itália, conseguiu visualizar as estruturas que canalizam material para o núcleo de um buraco negro supermassivo. Ele está no centro da galáxia NGC 1097, a 47 milhões de anos-luz de distância da Terra e possui uma massa equivalente a 100 milhões de vezes a do Sol.
“Sabia-se que deveria haver um mecanismo para essa espécie de alimentação. E, agora, sabemos que se tratam de braços espirais de gás e poeira. São eles que fazem o material ‘escorrer’ para o núcleo”, disse a astrônoma, segundo a Agência Fapesp.
“Com observações do (telescópio) Gemini, observamos como o gás se move desde regiões mais distantes até chegar ao disco de acreção. Isso sempre foi um mistério”, explicou Thaisa.
Os braços espirais canalizam o gás em direção ao núcleo à velocidade de 180 mil quilômetros por hora. As estruturas descobertas pela equipe de pesquisadores estão entre o núcleo e o anel de formação estelar que o circunda. Essas duas regiões galácticas estão separadas por 2 mil anos-luz.
As descobertas do grupo de Thaisa serão publicadas no periódico Astrophysical Journal Letters.
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Basta olhar para a imagem da Via Láctea que já se percebe que existe um buraco negro no seu centro. Um rodemoinho com espirais sugando tudo para o centro. Se uma estrela pouco maior que o sol já tem potencial para virar um buraco negro, o que dizer de um centro luminoso como o da Via Láctea... :P
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
fah
Mensagens: 46
Registrado em: 28 Fev 2005, 09:49
Localização: Francisco Beltrão-PR

Mensagem por fah »

a tendencia deles é so crescer? :?
ia ser estranho se não tiver um fim tudo tem um fim
inteligente foi o homem que inventou deus (platão)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

fah escreveu:a tendencia deles é so crescer? :?
ia ser estranho se não tiver um fim tudo tem um fim
Esta questão é meio complicada, pois envolve conceitos bastante complexos de mecânica quântica, mas dá para captar a idéia.
O físico britânico Stephen Hawking sustenta a hipótese de que os Buracos Negros não são tão negros assim: eles emitiriam um certo tipo de radiação que ao longo do tempo (muiiiiiiito tempo) acabaria por provocar sua “evaporação”.
Alem disso. A taxa de emissão dessa radiação aumenta à medida que a massa diminui, de modo que o buraco negro continua a irradiar cada vez mais intensamente, e a encolher cada vez mais depressa, até que, presumivelmente, desaparece totalmente. Deve-se frisar que esta possibilidade, por ora, é totalmentee especulativa.
Vamos ao fatos, dentro do que é possível explicar: segundo um Princípio muito bem aceito da mecânica quântica (o Princípio da Incerteza de Heisenberg) é possível que a lei de conservação da energia seja “violada”, mas apenas por curtíssimos períodos de tempo. É possível o surgimento de massa e energia no Universo a partir do nada, mas apenas se aquela massa ou energia desaparecerem logo em seguida. Uma forma particular em que este estranho fenômeno se manifesta recebe o nome de Flutuações Quânticas do Vácuo. Pares constituídos de partículas e antipartículas podem aparecer do nada, existir por um curtíssimo período de tempo e em seguida aniquilarem-se mutuamente (este fato já foi verificado e confirmado experimentalmente, sendo conhecido como Efeito Casimir). Essas partículas são chamadas virtuais, não porque não existam, mas porque seu tempo de vida é curtíssimo, da ordem de 10^-23 segundos.
Caso uma dessas flutuações do vácuo ocorra na fronteira do horizonte de eventos de um buraco negro, existe a possibilidade de que as mesmas se tornem partículas reais (entenda-se como mais estáveis) a partir da absorção de energia gravitacional do Buraco Negro. Uma das duas partículas cairia para dentro do horizonte, enquanto que a outra escaparia. Aquela que escapar carrega consigo energia tomada do Buraco Negro, fazendo decrescer a quantidade de energia/matéria do mesmo, e que pode ser detectada por algum observador distante. Como este processo aconteceria continuamente, o que o observador vê é um feixe contínuo de partículas emanando do Buraco Negro.

É uma idéia interessante! 8)