Terraformação de Marte

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Terraformação de Marte

Mensagem por hsette »

Fonte: http://www.newscientistspace.com

Biólogos do Instituto para Conceitos Avançados da NASA (NIAC) estão desenvolvendo vegetais a serem introduzidos no ambiente de Marte, utilizando gens de bactérias (conhecidas como extremófilas) que vivem em condiçoes extremas no ambiente terrestre, como o interior de vulcões e fossas submarinas.
Como os humanos precisam de sistemas renováveis de oxigênio, comida e algum dióxido de carbono, isto poderia ser obtido a partir da vegetação, o que teria menos custos do que construir em Marte habitats que simulem o ambiente terrestre.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

São os homens se tornando paulatinamente deuses astronautas...

8)
Ad Honorem Extraterrestris
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Muito interessante. Acho que é tudo que dá prá fazer no momento, mas minha idéia de terraformação é muito mais ousada. Quando tivermos a tecnologia dos ets talvez seja possível.
:lol:
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Que idéia seria essa, Lulu?
Dá pra compartilhar com a gente?
É um bom tema para exercitarmos a imaginação e a criatividade!
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Claro que dá para compartilhar. Veja no link abaixo:

viewtopic.php?t=729&highlight=

:P
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Eita!
Eh marte ingressando no agrobusines!
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Estudando sobre as perspectivas de terraformação de Marte, deparei-me com uma má notícia. Um dos principais responsaáveis pela proteção contra radiações solares na Terra, um campo magnético global, não está presente lá.
A ausência de um campo magnético global indica que o núcleo de Marte é provavelmente sólido. A densidade relativamente baixa do planeta, comparada a de outros planetas telúricos, indica que seu núcleo provavelmente contém uma fração relativamente grande de material oxidado.
O campo magnético terrestre é produzido por elétrons livres em movimento, imersos em uma grossa camada de ferro líquido no interior da Terra.
fah
Mensagens: 46
Registrado em: 28 Fev 2005, 09:49
Localização: Francisco Beltrão-PR

Mensagem por fah »

a.. mas nao sei se vcs chegaram a ver um documentario sobre marte na discovery de uns 5 meses atras algo assim .. era documentario de 6 horas o dia todo e na ultima parte se eu nao me ingano foi tocado nesse assunto de "colonização" de marte .. acho que ta sendo tratado como quase prioridade pela NASA ja que o nosso ^;^ ja ta acabadinho eheh mto interessante para quem viu.. vo tentar achar na internet se eu consiguir baixar colo o link aqui []´s ~. ~ qnto tempo em? ^P
inteligente foi o homem que inventou deus (platão)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Olha aí, Lulu.
O idéia desse cara pode ser usada no seu plano de buscar asteróides no Cinturão de Kuipfer e cometas com água para lançá-los em Marte :)

Um ‘trator espacial’ de grande massa poderia salvar a Terra de uma possível colisão com um asteróide. Essa é a idéia de Edward T. Lu e Stanley G. Love, dois astronautas da agência espacial norte-americana (Nasa), proposta em artigo da Nature desta semana. Eles acreditam poder alterar a rota desses astros utilizando apenas a força gravitacional de uma espaçonave com cerca de 20 toneladas. A nave se aproximaria da superfície do asteróide, sem encostar fisicamente nele, provocando um desvio. De acordo com o estudo, o reboque espacial poderia evitar o choque de um asteróide de 200 metros de extensão com a Terra em um ano de atração gravitacional. O método pode ser uma alternativa à árdua e complexa tarefa de ‘empurrar’ diretamente um asteróide. Neste caso, o foguete teria que atracar no astro, superando as dificuldades de sua superfície irregular e seus movimentos rotacionais. Além disso, a fraca atração gravitacional do objeto poderia prejudicar a permanência da espaçonave em seu solo.
Ciência Hoje online - 09/11/2005
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Sei não. Acho muito primitivo. Eu imagino naves como os grandes discos voadores (naves-mãe) de 10 km de diâmetro movidas por campos de força capazes de gerarem campos gravitacionais positivos e negativos e assim capturarem e moverem grandes massas pelo espaço. Lembre-se que minha estória está situada no século XXXVII e mesmo assim ainda pode ser precoce pensar nisso em 3.627 dc. :P
O futuro está no desenvolvimento da ciência!