Devaneio

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Devaneio

Mensagem por hsette »

Apenas hipoteticamente, respeitando as leis da física (hidrostática, gravidade, etc.), pode-se "imaginar" um planeta composto exclusivamente de água líquida?

Em caso afirmativo, como se comportaria um corpo mais pesado que a água que pousasse em sua superfície?
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Imagine um mundo do tamanho da Terra de água. Se estivesse numa órbita afastada do sol o suficiente para se congelar, seria uma esfera congelada e dura como a lua de Saturno "Europa". Agora, se estivesse na mesma órbita da Terra, os polos estariam congelados e o resto não. Teoricamente a gravidade manteria a massa de água unida, mas poderia haver muita turbulência e desagregação. Segundo os cientístas os corpos celestes foram formados por poeira interestelar tão fina quanto a fumaça de cigarro, então, nada é impossível. Também temos planetas gasosos como Júpiter e os gases são bem mais voláteis que a água. :P
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Ok.
Tomemos o segundo caso. Estou tentando vizualizar a questão gravitacional: o corpo mais pesado que a água sobre a superfície.

Na ausência de outras forças, ele afundaria. Até quanto...

A questão parece futil, enfim, perdoem-me se eu estiver viajando demais......
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Você quer dizer um mundo formado por um núcleo rochoso e uma espessa camada de água ao seu redor? Será que isto existe?

Mas, compara só o tamanho dos planetas do SS:

Imagem

Meu, Jupiter é grande demais!

:shock: :o
Ad Honorem Extraterrestris
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Agora captei sua idéia. Você quer saber se o corpo afundaria até o outro lado. Acho que isso não ocorreria pois os corpos afundam até determinado ponto. A pressão está relacionada ao afundamento do corpo, mas não sei bem como funcionam esses cálculos. Também há de se levar em conta que a gravidade desempenha um papel importante, não deixando que o corpo emerja do outro lado. Provavelmente o centro do planeta seria o paradeiro final para os corpos mais pesados, mas, um submarino certamente seria capaz de atravessar o planeta ao meio como aquelo veículo usado em Gerra nas Estrelas - Episódio I. :D
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Lulu, minha idéia é essa mesmo.

Vou dar uma pesquisada sobre a questão da gravidade em corpos celestes, em situações de alta fluidez pra ver se clareio minhas idéias.

Na verdade, nem sei porque isso me ocorreu. Deve ser curiosidade científica.
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

lulu escreveu:Agora captei sua idéia. Você quer saber se o corpo afundaria até o outro lado.
Ah bom! Aghora entendi tbem! :D
Provavelmente o centro do planeta seria o paradeiro final para os corpos mais pesados
Exatamente. o centro de massa de todo planeta eh o centro do nucleo mesmo, aonde as forças gravitacionais se anulam: todos os vetores terminam apontando para esse ponto.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Valeu Gustavo.
Andei dando uma pesquisada, e a imagem que me ficou é de que o objeto se dirigiria ao centro de massa, o ultrapassaria, seguiria por uma certa distância, depois voltaria em sentido contrário, descrevendo uma espécie de movimento pendular, com amplitude cada vez menor, até se estabilizar ao centro.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

hsette escreveu:
Na ausência de outras forças, ele afundaria. Até quanto...
Olá hsette me parece que se um objeto afundasse nesse "lugar" ele o faria até o seu "Centro" depois disso ele "flutuaria até emergir do outtro lado.">>>>>>.....Putz,;,;,; viajei agora ...legal!" :lol: