Sinais de Supernova

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Sinais de Supernova

Mensagem por Euzébio »

Sinais de Supernova

Imagem

Dois observatórios espaciais observaram de perto as sobras de uma supernova até vislumbrar sua origem.

Apenas uma suave coleção de gases conhecida como N132D restou de uma explosão estelar que ocorreu cerca de 3 mil anos atrás na Grande Nuvem de Magalhães, fora de nossa galáxia, a Via-Láctea. O Observatório de Raios-X Chandra e o Telescópio Espacial Hubble, no espaço, coletaram os dados utilizados para construir esta imagem.

Os astrônomos acreditam que os resíduos da supernova eram originalmente uma estrela entre 10 a 15 vezes a massa solar. A grande estrutura de gás com forma de ferradura ao longo do lado esquerdo dos resíduos brilham no raio-X. Para gerar uma emissão destas, os resíduos gasosos foram aquecidos a cerca de 10 milhões de graus Celsius, disseram os pesquisadores.

A onda de choque proveniente da explosão da supernova ainda está se propagando pela região por cerca de 2000 quilômetros por segundo (2000km/s), e é responsável pela complexa estrutura da N132D. Nas profundezas dos resíduos, as observações de espectro visível do Hubble detectaram uma coleção de formato crescente de gás hidrogênio de cor rosa e traços purpúreos que indicam oxigênio incandescente.

Os astrônomos valorizam as observações de resíduos de supernovas como a N132D porque elas oferecem o ensejo de estudar material estelar comumente escondido no interior de uma estrela.

A N132D se situa na Grande Nuvem de Magalhães, que se localiza cerca de 160 mil anos-luz da Terra e é visível apenas do Hemisfério Sul. Enquanto os resíduos da N132D aparecem a um ponto avantajado da Terra há apenas 3 mil anos, porque sua luz levou 160 mil anos para atingir os observadores, a explosão ocorreu cerca de 163 mil anos atrás, dizem os pesquisadores.

Fonte: SPACE.com
Ad Honorem Extraterrestris
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

pétaculo
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Essa também é interessante.
Trata-se da Supernova SN2006x, descoberta no último dia 07, pelo japonês S. Suzuki.
Vejam a comparação de fotos feitas pela NASA em 11 de novembro de 2005 (antes da explosão) e 8 de fevereiro de 2006 (após a explosão). Aliás, para ser mais rigoroso, antes e depois da luz da explosão chegar até nós.



Imagem