Perdidos no Espaço?

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Será que a Discovery volta para casa?

Sim, sem problemas!
5
83%
Não, infelizmente não volta...
1
17%
 
Total de votos: 6

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Perdidos no Espaço?

Mensagem por Euzébio »

Imagem

A tripulação do ônibus espacial Discovery teve receio sobre ir ao espaço a fim de retirar dois pedaços de tecido que estão pendurados no delicado escudo antitérmico da espaçonave, disseram os astronautas na terça-feira.

No entanto, quanto mais detalhes os astronautas-- que realizam a primeira missão tripulada da Nasa desde o acidente com o Columbia em 2003-- conheciam sobre o plano, mais à vontade sentiam-se em relação à inesperada -- e inédita -- operação de reparo.

O astronauta Stephen Robinson deve flutuar por debaixo do ônibus espacial na quarta-feira para retirar dois pedaços de tecido que estão pendurados na delicada barriga do Discovery.

"Como acontece na maior parte dos consertos, este é teoricamente simples. Mas tem de ser feito com muito. muito cuidado", afirmou Robinson, em uma entrevista coletiva concedida de dentro do ônibus espacial.

As duas tiras de tecido possuem apenas 2,5 centímetros de comprimento, mas a Nasa teme que elas podem mudar a forma como o ar flui pela superfície da nave e aumentar o calor que a envolverá na reentrada da atmosfera terrestre, a uma velocidade de 27.200 quilômetros por hora.

O maior risco envolvido na remoção ou no corte das tiras é provocar um dano na proteção, que resiste ao calor, mas não a pancadas.

A tripulação suspendeu os preparativos para a operação a fim de receber um telefonema para o presidente dos EUA, George W. Bush.

"Queria apenas dizer-lhes sobre o quão orgulhoso o povo americano está com seus astronautas", afirmou o dirigente. "Gostaria de agradecer-lhes por correr riscos em nome da exploração (do espaço)."

Robinson, que já caminhou duas vezes no espaço junto com o astronauta Soichi Noguchi nesta missão, se transformará no primeiro homem a ir para debaixo de um ônibus espacial em órbita. Ele ficará preso ao braço robô da Estação Espacial Internacional (ISS) e será monitorado por câmeras de TV, por isso, segundo o diretor de vôo, Paul Hill, a caminha no espaço "parece mais assustadora do que realmente é". A Nasa ordenou a realização do conserto porque teme que o Discovery tenha problemas semelhantes ao Columbia, que se desintegrou ao reentrar na atmosfera terrestre devido a um defeito provocado em sua proteção antitérmica.

"Acho que vários de nós tivemos um mau pressentimento", disse o astronauta Andy Thomas, da Austrália. "Ficamos preocupados com as consequência disso e sobre o que provocou isso."

Imagem
Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Imagem

03 de agosto, 2005 - 07h52 GMT (04h52 Brasília)


Astronauta realiza missão inédita no espaço
Em uma missão inédita, um dos tripulantes do ônibus espacial Discovery tenta nesta quarta-feira, em pleno espaço, consertar uma falha na superfície exterior da nave.

O astronauta Stephen Robinson busca arrancar dois pedaços de material que estão sobrando na parte de baixo do Discovery, onde fica a camada de proteção térmica que garante um retorno seguro da nave à Terra.

A Nasa teme que o material que está sobrando possa afetar a aerodinâmica do Discovery e causar superaquecimento na reentrada na atmosfera terrestre.

Robinson, que procurará arrancar o material que está sobrando usando as próprias mãos ou uma serra, disse em uma coletiva nesta terça-feira que a tarefa é muito delicada, mas simples.

Tecido e material cerâmico

Ele recebeu a orientação de não fazer nada que possa representar um risco para a camada de isolamento térmico onde estão os pedaços de material - chamados de "preenchedores de vãos" - que deve arrancar.

Nunca antes um astronauta recebeu a missão de consertar a camada de isolamento térmico de um ônibus espacial em uma caminhada espacial, enquanto a nave permanece orbitando a Terra.

O braço robótico do Discovery deve posicionar o astronauta na parte da nave onde está o material que deve ser arrancado. Lá, primeiramente Robinson tentará primeiramente arrancar o material com as mãos ou um alicate. Se não conseguir, deve usar a serra.

Os "preenchedores de vãos" são feitos de uma mistura de tecido e material cerâmico.

Imagem
Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Apesar de conserto, Discovery não tem segurança total para volta

Imagem

HOUSTON (Reuters) - Um astronauta se aventurou pela primeira vez na quarta-feira numa caminhada no espaço para consertar problemas na proteção antitérmica de um ônibus espacial ao tirar pedaços de material da barriga do Discovery.

Mas o primeiro ônibus espacial a voar desde o acidente com o Columbia em 2003 ainda não tem aval completo para voltar à Terra na segunda-feira.

Engenheiros da Nasa conduziram testes em túneis de vento para determinar se uma faixa de isolamento danificada que está abaixo de uma janela da espaçonave pode se soltar durante a aterrissagem e atingir um importante sistema de vôo, informaram autoridades da agência espacial norte-americana.

"Acho que nos velhos tempos nem estaríamos nos preocupando tanto com isso", disse o vice-diretor do programa de ônibus espaciais, Wayne Hale, se referindo a grande apreensão com segurança na Nasa desde que o Columbia se desintegrou sobre o Texas matando seus sete tripulantes em fevereiro de 2003.

Os engenheiros da agência espacial dos EUA estão buscando formas de consertar o problema se uma inesperada quarta caminhada no espaço for necessária para garantir que o Discovery reingressará na atmosfera terrestre em segurança, disse Hale.

"Estou realmente apostando que não vamos fazer isso", disse ele.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Astronautas do Discovery começam a preparar o retorno à Terra

Imagem

Os astronautas do Discovery carregaram de lixo nesta sexta-feira o módulo de fabricação italiana Rafaello e começaram a se preparar para retornar à Terra na próxima segunda-feira.

"Todas as operações estão sendo cumpridas com bastante pontualidade, e estamos prontos para o retorno da nave", disse em entrevista coletiva o diretor de vôo, Paul Hill, no Centro Espacial Johnson, de Houston (Texas).

A astronauta Wendy Lawrence e o piloto do Discovery, James Kelly, operaram o braço robótico da estação internacional para carregar o módulo Rafaello, que serve como veículo de carga que levou suprimento aos dois residentes da estação internacional Alfa e trará à Terra equipamentos já usados e lixo.

Hill indicou que a separação do Discovery de Alfa está programada para as 07h22 de sábado (04h22 de Brasília) e que a aterrissagem no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida) foi fixada para as 08h46 GMT (05h46 de Brasília) da segunda-feira.

"Mas ainda não podemos dizer com certeza se a aterrissagem será feita na Flórida", acrescentou. "Isso depende das condições meteorológicas. Nós seguiremos os conselhos dos meteorologistas", disse o especialista.
Ad Honorem Extraterrestris
Skywalker
Mensagens: 66
Registrado em: 01 Jan 2005, 01:33

Mensagem por Skywalker »

05/08/2005 - 10h01
Discovery está pronto para retornar com segurança, diz Nasa
da EFE, em Washington

A Nasa declarou nesta quinta-feira que o Discovery está em boas condições para retornar com segurança à Terra na próxima segunda-feira. Seus sete tripulantes não farão outros reparos no ônibus espacial, que orbita a 385 quilômetros do planeta.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou que o governo "tem toda a confiança de que a Nasa tomará as decisões corretas sobre a volta desses valentes astronautas no veículo".

Durante dois dias, os técnicos da agência espacial americana estudaram a necessidade de realizar um passeio espacial (que teria sido o quarto desta missão do Discovery) para consertar uma placa de cerca de 30 centímetros de material isolante da janela da cabine.

Na quarta-feira, os astronautas Stephen Robinson e Soichi Noguchi acumularam mais de 20 horas de trabalho em três saídas da nave, com um conserto inédito de material isolante na barriga do Discovery.

Pouco antes de os astronautas completarem o décimo dia no espaço com mais de 145 voltas em torno da Terra, o controle de missão no Centro Espacial Johnson de Houston (Texas), comunicou que a placa danificada sobre a cabine não causará problemas. "Isso é uma notícia muito boa", disse Noguchi.

Essa missão espacial é a primeira desde 1º de fevereiro de 2003, quando o Colúmbia se desintegrou ao retornar à Terra. No acidente morreram os sete astronautas da tripulação.

Uma investigação concluiu que uma ruptura da cobertura isolante da nave (causada por pedaços de espuma desprendidos do tanque de combustível no lançamento) provocou fissuras no escudo de proteção térmica, o que permitiu a entrada de gases muito quentes.

Se tudo funcionar como está programado, no sábado a tripulação do Discovery se despedirá do comandante russo Sergei Krikalev e do engenheiro de vôo americano John Phillips, que continuarão na ISS (Estação Espacial Internacional) até a chegada da tripulação substituta.

Fonte: Folha On-line
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Discovery se solta com êxito da ISS

A nave americana Discovery com sete tripulantes a bordo se desenganchou hoje, sábado, com êxito da Estação Espacial Internacional, informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Imagem

A manobra aconteceu às 07.24 GMT (04.24 de Brasília), dois minutos depois da hora programada, disse um representante da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, no CCVE.

A aterrissagem da nave é esperada para as 08.46 GMT (05.46 de Brasília) da próxima segunda-feira.
Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Discovery deve se deparar com futuro difícil ao regressar

Imagem

WASHINGTON (Reuters) - Comparado a um caminhão usado, a um navio antigo e a um equipamento eletrônico velho, o ônibus espacial Discovery deve pousar na segunda-feira -- e mesmo sua própria comandante diz que ele não deve voar de novo enquanto seus problemas não forem resolvidos.

A atual missão da espaçonave -- a primeira tripulada realizada pelos EUA desde que o Columbia desintegrou-se ao reentrar na atmosfera terrestre, em 1 de fevereiro de 2003 -- enfrentou problemas que começaram antes do lançamento, no dia 26 de julho.

Primeiro houve uma falha nos sensores de combustível, o que adiou o lançamento inicialmente previsto para 13 de julho.

Depois, um pedaço da espuma de isolamento caiu do tanque externo do Discovery. A espuma não acertou a espaçonave, mas deixou todos preocupados -- foram pedaços de espuma que provocaram no Columbia os danos responsáveis pelo acidente.

A Nasa (agência espacial dos EUA) trabalhou por dois anos e meio para tentar evitar problemas do tipo.

Eileen Collins, a comandante do Discovery, disse em órbita que ficou desapontada ao ouvir as notícias sobre a espuma de isolamento.

"Acho que não devemos voar de novo se não fizermos alguma coisa para evitar que isso aconteça de novo," afirmou Collins.

Pouco depois, ao inspecionar a parte debaixo do ônibus espacial, em órbita, os astronautas encontraram dois pedaços de tecido saindo do escudo de proteção antitérmica. Engenheiros da Nasa disseram que os tecidos poderiam provocar um superaquecimento perigoso na reentrada.

O astronauta Steve Robinson saiu ao espaço para arrancar as tiras, mas os problemas com o Discovery não acabaram aí: um pedaço danificado do tecido de proteção de debaixo da janela da cabine do piloto poderia, segundo os especialistas, se soltar e provocar algum dano sério no ônibus espacial.

Testes realizados em um túnel de vento afastaram essa possibilidade, mas ainda assim, Wayne Hale, vice-diretor do programa de ônibus espaciais, reconheceu que o regresso do Discovery envolvia algum risco.

E a todo momento, Hale e Michael Griffin, atual administrador da Nasa, deixaram claro que o ônibus espacial estava chegando ao final de sua vida útil.

Griffin comparou o Discovery aos grandes barcos a vela do século 19, que eram o que havia de mais avançado então. "Os navios a vela eram o ápice do arte de navegar e não vemos mais navios desse tipo hoje", afirmou.

Quando uma das 2,5 milhões de partes do ônibus espacial apresentou defeito, Griffin disse: "Eu ficaria surpreso se conseguisse encontrar um único equipamento eletrônico na minha casa que tenha 25 anos e que ainda funcione. Acho que não eu tenho nada do tipo. É a mesma coisa com o ônibus espacial."

Projetados nos anos 70 e lançados pela primeira vez em 1981, os ônibus espaciais foram pensados para ser um veículo de trabalho em um mundo no qual viagens espaciais seriam comuns.

Hoje, os ônibus espaciais, segundo a Nasa, estão com os dias contados.
Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Nasa adia para terça-feira retorno do Discovery à Terra

Imagem


A reentrada do ônibus espacial Discovery na atmosfera terrestre foi adiada para esta terça-feira por causa das condições meteorológicas desfavoráveis na Flórida.

O pouso no Cabo Canaveral, que inicialmente estava previsto para ocorrer pouco depois das 5h30 (hora de Brasília), já tinha sido adiado pela Nasa em mais de 1h30 na manhã desta segunda-feira.

Antes da decisão final, a Nasa já tinha informado que não utilizaria a segunda oportunidade de pouso se as condições climáticas continuassem insatisfatórias.

Autoridades também descartaram a possibilidade de alterar o local do pouso para os Estados americanos da Califórnia ou do Novo México.

Risco

Depois de duas semanas no espaço, o Discovery se aproxima da parte que é considerada a mais arriscada da missão. Há dois anos e meio o ônibus espacial Columbia se desintegrou ao entrar na atmosfera, matando os sete astronautas a bordo.

Antes da decisão de adiar o regresso à Terra, anunciada pela Nasa, os astronautas do ônibus espacial Discovery haviam dito que estavam otimistas e acreditavam que o Discovery estava em "boa forma" para seu pouso.

No sábado, o Discovery se separou da Estação Espacial Internacional (EEI), à qual estava acoplado.

Durante o retorno à Terra, o Discovery vai descer de uma altura de 129 km, voando a uma velocidade de 27.360 km por hora.
Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Imagem


Discovery deve pousar em base aérea na Califórnia
A Nasa (agência espacial americana) anunciou nesta terça-feira que o ônibus espacial Discovery deve pousar na Califórnia, e não no Cabo Canaveral - onde o pouso originalmente estava previsto para acontecer - devido ao mau tempo na Flórida.

O pouso deve acontecer às 9h12, no horário de Brasília. A previsão inicial nesta terça-feira era que o ônibus espacial, que permaneceu 15 dias no espaço, chegasse à superfície terrestre às 5h07 da manhã, hora local da Flórida (6h07, hora de Brasília).

Se o Discovery realmente pousar na Califórnia, a Nasa terá de gastar cerca de US$ 1 milhão (cerca de R$ 2,3 milhões) para levar o ônibus espacial da Califórnia para a Flórida, processo que deve demorar pelo menos uma semana.

A Nasa já estava considerando duas alternativas para o pouso. Uma era a Califórnia, a outra era uma base aérea no Estado do Novo México, ambas no oeste dos Estados Unidos.

O retorno do Discovery é considerado um dos momentos mais delicados da missão. Em fevereiro de 2003, outro ônibus espacial, o Columbia, desintegrou-se na atmosfera quando estava voltando à Terra.

"Sem agonia"

Durante seu período em órbita, a tripulação do Discovery realizou reparos na nave, e representantes da agência espacial americana disseram estar confiantes em um retorno seguro do ônibus espacial.

Um diretor da Nasa, Mike Griffin, disse que "não há agonia" a respeito do retorno.

Quando o controle da missão autorizar o Discovery a retornar à Terra, os astronautas vão acionar o sistema de propulsão da nave por cerca de três minutos a uma altitude de 340 km da superfície, desacelerando seu movimento em órbita de forma a permitir o início da descida.

Durante o retorno, o atrito da atmosfera com a nave irá produzir calor, e nesse momento o isolamento térmico da nave irá enfrentar um duro teste. Acredita-se que os piores efeitos do calor se façam sentir a uma altitude de 129 km, quando a nave estará viajando a uma velocidade de cerca de 27.360 km/h.

Para diminuir um pouco a velocidade, o Discovery irá fazer curvas durante a descida, e depois o controle do ônibus espacial será mudado para manual, a fim de permitir o pouso com precisão.
Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Imagem

Em órbita

O ônibus espacial Discovery voa "de cabeça para baixo" na órbita da Terra.
Assim o aquecimento da nave é controlado.


Imagem

Reentrada

Para reentrar na atmosfera, o ônibus espacial muda de direção.
Dessa forma, os motores ajudam a nave a diminuir sua velocidade.

Imagem

Ângulo

Uma manobra da nave é feita pouco antes que ela entre nas camadas superiores da atmosfera da Terra.
O ângulo de reentrada tem que ser de cerca de 40 graus.

Imagem

Calor

A ponta do ônibus espacial é elevada para que as placas de proteção contra altas temperaturas escorem a maior parte do calor.
As temperaturas nas asas e no nariz da nave chega a 1.650 graus centígrados.

Imagem

'Avião'

Na medida em que a velocidade do ônibus espacial diminui, a nave começa a voar quase como um avião, usando os flaps das asas e da cauda para manobras.
Essas manobras ajudam a nave a diminuir ainda mais sua velocidade.

Imagem

Pouso

O ônibus espacial baixa de uma altitude de mais de 360 quilômetros a alta velocidade e em um ânculo de 19 graus.
Este ângulo é muito maior do que o de aviões comerciais.
A distância entre onde a operação de pouso começou e onde a nave pára chega a quase a metade do globo terrestre.
Ad Honorem Extraterrestris
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

WELCOME HOME DISCOVERY, CONGRATULATIONS SUCH A MAGNIFIC FLIGHT PALS!!!!
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

vamos lah, vamos lah!
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Discovery pousa com sucesso na Califórnia

O ônibus espacial Discovery pousou com sucesso na base aérea Edwards, na Califórnia, depois de uma missão de 15 dias no espaço.

A aeronave tocou a superfície terrestre há poucos instantes, por volta das 5h da manhã, hora local (9h, hora de Brasília).

O retorno do Discovery era considerado um dos momentos mais delicados da missão. Em fevereiro de 2003, outro ônibus espacial, o Columbia, desintegrou-se na atmosfera quando estava voltando à Terra.

Para decepção dos familiares dos astronautas, que aguardavam o pouso na Flórida, a aterrissagem teve de ser transferida para a Califórnia.

Segundo a Nasa (agência espacial americana), a mudança foi feita devido ao mau tempo na Flórida.
A Nasa terá de gastar cerca de US$ 1 milhão (cerca de R$ 2,3 milhões) para levar o ônibus espacial da Califórnia para a Flórida, processo que deve demorar pelo menos uma semana.

Durante os 15 dias em órbita, a tripulação do Discovery realizou reparos na nave, mas os representantes da agência espacial americana disseram que estavam confiantes em um retorno seguro do ônibus espacial.


ImagemImagem
Ad Honorem Extraterrestris