O Caso Artur Berlet

Espaço aberto para o debate e tentativa de solução de casos (e fraudes) ufológicos nacionais e internacionais. Com o toque detalhista (e chato) característico da nossa Equipe. Quer se juntar ao time?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Obrigado Big Trail pela participação mas gostava de deixar uma pergunta, se uma civilização que é mais avançada que nós que atravessa o espaço, não consegue resolver o problema do trigo? Até nós "atrasados" já temos o trigo trangénico e conseguimos clonar plantas...
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
bigtrail
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Jul 2006, 15:37

Mensagem por bigtrail »

ricardo_britan escreveu:Obrigado Big Trail pela participação mas gostava de deixar uma pergunta, se uma civilização que é mais avançada que nós que atravessa o espaço, não consegue resolver o problema do trigo? Até nós "atrasados" já temos o trigo trangénico e conseguimos clonar plantas...
Olá Ricardo!
Em certa parte do livro, mais precisamente na página 23 (1ªedição de 1967) , transcrevo um diálogo entre Berlet e Acorc.

“ -Muito bem. Agora vamos a pergunta referente a sua vinda para cá.
Você veio parar aqui da seguinte maneira.
Conforme já disse, nós estamos em contato com a Terra, com diversos objetivos. Desta vez, o objetivo foi este. Nós estamos atrasados e muito em relação a vocês, num terreno.
-Em que terreno?
-Como vocês diriam, do pão.
-Do pão?
-Do pão!
-Sim do pão.
-Mas como?
-É muito simples. O que nós podemos chamar de trigo, não dá como o de vocês. O nosso dá em árvores. Apesar de produzir em abundância, não resolve o problema, porque dá uma massa escura e não muito gostosa, como certamente você mesmo já constatou. E de acordo com o que conseguimos apurar, o seu dá um fino manjar. Foi com o fim de observar o seu cultivo que enviamos uma nave solar, com uma equipe de homens para ver como era plantado e recolher uma porção de terra com a semente de seu trigo e trazer à Acart para posteriores experiências. Estavam eles executando este trabalho quando você apareceu. Já que a ordem é não matar ou ferir qualquer terrícola, ao lhe verem, apontaram as pistolas solares com muita baixa voltagem, que somente fê-lo perder os sentidos e cair por terra.
Preparavam-se para partir e deixá-lo ali, pois dentro de poucas horas você recobraria os sentidos e seguiria o seu destino. Foi nesse instante que surgiu a pior idéia que podia surgir na cabeça de um acartiano.
O Comandante da nave, julgando-o um plantador de trigo, sugeriu que o trouxessem para cultivar o cereal aqui...”


Pois é Ricardo, eu concordo com você que uma civilização tão adiantada como a deles já teria condições de ter um “pão” mais gostoso. Mas talvez esta tenha sido a primeira incursão, o início de estudos para posteriormente obterem um trigo melhor. Talvez por modificações genéticas, baseadas na nossa semente.
Como você vê apenas transcrevi o livro. Esta tudo escrito nas 124 páginas do livro relatado pelo Sr. Artur Berlet, sobre esta aventura ocorrida em maio de 1958.
Abraço.
ceptico
Mensagens: 14
Registrado em: 06 Jul 2006, 17:22

Mensagem por ceptico »

Para quem ainda acredita na estória de Artur Berlet e sua "viagem" ao
planta Acart leiam esse texto:

http://www.ceticismoaberto.com/ufologia ... berlet.htm

Nenhuma das supostas previsões tecnológicas dele são estranhas à
ficção-científica americana da década de 50.Por exemplo,o livro de
Adamski,Discos Voadores foi publicado no Brasil em 1957,um ano antes
do relato de Berlet,isso já é significativo e podemos arquivar esse
causo ufológico gaúcho.
Esse autor está tão desacreditado que vi o livro dele por 15,00 num sebo



Como passatempo prefiro ler Jules Verne,ele "previu" muito mais.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Ok essa é a descrição que vem no livro, a mim, continuo com dificuldades que tenham tecnologia para atravessar o espaço e não tenham para ter pão e pior precisem de viajar para outro planeta para resgatar um agricultor.... desculpe mas não consigo acreditar nisto. :?


Em relação ao amigo ceptico e a Julio Verne, fique sabendo que esse para mim é sem dúvida um dos maiores visionários de sempre a brincar e com ficção o homem acertou em todas :wink:
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
indio veio
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Nov 2006, 11:25
Localização: sarandi

Mensagem por indio veio »

Euzébio escreveu:
hsette escreveu:Tem um detalhe que não consigo entender :?:

A distância citada de 62 milhões de quilômetros da Terra ao suposto planeta Acart não nos leva nem a Vênus nem a Marte (distâncias médias), os dois planetas mais próximos conhecidos por nós.

Alguém pode me dar uma luz....
Posso imaginar que Acart fosse um mundo artificial, criado pelos cientistas daquele povo (como uma 'nave-mãe' de proporções gigantescas), e que naquele instante estava bem próximo ao nosso planeta.
conheçi e fui amigo do sr artur berlet
tenho muita admiração deste senhor ja falecido há muitos anos
sempre admirei como ele enfrentou esse caso, desacreditado por muitos aqui em nossa cidade, foi motivo de chacota, mas , nós os amigos sempre acreditamos nele,pessoa de grande valor
e me admiro as pessoas que fizeram brincadeira com ele
hoje teem resposta de tudo que ele escreveu em seu livro
leiam e olhem as coisas q temos ao nosso redor hoje
bom, os incredulos que me desculpem, aos brincalhoes e gozadores, tbem, mas a inveja é um mal do seculo
grande abraço a familia de seu artur berlet,
pessoas com quem convivo diariamente
indio veio
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Nov 2006, 11:25
Localização: sarandi

Mensagem por indio veio »

Euzébio escreveu:
Anara Paula Berlet escreveu:
Gustavo Latorre escreveu:depois disso ele ficou rico?
Infelismente meu pai nunca ganhou dinheiro com este livro. muitos estão ganhando em outros países, se quiser constatar digite o nome dele no google em todos so sites e verá. minha mãe vive com uma aposentadoria que não chega a R$ 400,00. se isso satisfaz tua pergunta.
Olá, Paula, seja muito bem vinda ao nosso humilde espaço ufológico! É uma grande honra para nós termos em nosso meio alguém tão próxima de um grandioso e mundialmente conhecido contato com extraterrestres.

Peço que releve o nosso querido amigo e brincalhão Gustavo, sim? É compreensível que as pessoas duvidem dos relatos ufológicos, afinal há muita especulação no meio, e muitas fraudes em busca de fortunas fáceis (o que sem dúvida não é o caso de seu pai).



Por ter estado tão próxima, certamente você tem alguns detalhes a mais sobre o contato, não?

E você, como encara a Ufologia?

Grande abraço e sinta-se à vontade para participar de nossa comunidade!
ola amiga anara
sou eu rogerio, amigo de sarandi
conheçi seu artur, e varias vezes conversamos e trocamos muitas ideias eu ele meu tio da força aerea e estudioso destes fenomenos
nós sabemos as barras que ele enfrentou aqui em nossa cidade
e vc sabe q ela não é facil
mas estamos cada dia que passa vendo as coisas q seu pai descreveu em seu livro
ele não ficou rico financeiramete, mas rico em sua experiencia e rico nos amigos que aqui cultivou
uma dessas experiencias quewria eu ser agraciado
pois uma experiencia marcante,
imagina só,
saber q em 1958 ele ja SABIA QUE PODERIAMOS TC ATRAVES DE UMA WEB CAM
TA LOCO MEU
GRANDE ABRAÇO A VC E SEUS FAMILIARES
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Sem querer duvidar da boa fé de alguém, onde estão as provas? Nós adoravamos ver umazinha que fosse sobre a existência de vida fora do planeta...
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

indio veio escreveu:saber q em 1958 ele ja SABIA QUE PODERIAMOS TC ATRAVES DE UMA WEB CAM
TA LOCO MEU
Isso nao prova nada para mim, sabemos de coisas 'impossiveis' de se fazer hoje, mas que num futuro proximo será simples pelo desenvolvimente da ciencia...
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Bem ainda estamos longe do dia em que poderemos teclar na webcam, quando muito vemo-nos na webcam mas teclar so mesmo com o teclado...
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

indio veio escreveu:ola amiga anara
sou eu rogerio, amigo de sarandi
conheçi seu artur, e varias vezes conversamos e trocamos muitas ideias eu ele meu tio da força aerea e estudioso destes fenomenos
nós sabemos as barras que ele enfrentou aqui em nossa cidade
e vc sabe q ela não é facil
mas estamos cada dia que passa vendo as coisas q seu pai descreveu em seu livro
ele não ficou rico financeiramete, mas rico em sua experiencia e rico nos amigos que aqui cultivou
uma dessas experiencias quewria eu ser agraciado
pois uma experiencia marcante,
imagina só,
saber q em 1958 ele ja SABIA QUE PODERIAMOS TC ATRAVES DE UMA WEB CAM
TA LOCO MEU
GRANDE ABRAÇO A VC E SEUS FAMILIARES
Sr. Rogério, seja bem vindo ao nosso fórum, esteja à vontade para expor suas opiniões!

Eu gostaria muito de poder ler a obra do Sr. Berlet para obter melhores conclusões, vou procurar em sebos de livros usados para ver se encontro um exemplar.
Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Um Homem além de Sua Época!!

Artur Berlet


Caso Revisado (Setembro de 2002)
Pesquisa histórica:
Prof. Historiador Hernán Mostajo
Diretor Executivo Museu Internacional de Ufologia "Victor Mostajo"
Diretor Presidente Associação Brasileira de Pesquisas Ufológicas

[da lista UFOBURN]


Hoje em dia falar de discos voadores, extraterrestres, vida em outros planetas, é algo bastante comum que já não espanta a todos ou a quase todos.

Mas este assunto ainda é tratado por muitos como absurdo ou sem fundamentação, agora imagine este assunto em 1958, uma época em que falar de discos voadores aqui no RS era um fato muito raro. Serve aqui também para registro, que o primeiro caso pesquisado sobre discos voadores no Brasil, teve inicio no ano de 1952 no Rio de Janeiro - RJ denominado caso da "Barra da Tijuca", quando um OVNI foi fotografado por um jornalista da extinta revista "O Cruzeiro".

Esta incrível história de abdução (sequestro por extraterrestres) de um gaúcho da cidade de Sarandí ocorreu no ano de 1958 época do mandato de Juscelino Kubitschek (1956-1961), ano do lançamento do primeiro satélite artificial Sovietico o "Sputnik" , que foi o marco da conquista espacial que se iniciava; o Homem já sonhava em ir à Lua; nossos meios de comunicação eram precários (poucos telefones e com manivelas, somente em 1962 foi inaugurada a TV Gaúcha em Porto Alegre com os irmãos Maurício e Jayme Sirotsky), enfim todas estas considerações se fazem necessárias para o entendimento da fantástica narrativa do gaúcho que viajou ao Planeta denominado Acart. O protagonista desta história foi Artur Berlet uma pessoa simples de instrução primária que desapareceu por 11 dias, durante o mês de maio de 1958, da pequena e pacata cidade de Sarandi, com apenas três mil habitantes naquela época.

Apresentaremos os fatos relevantes e extremamentes importantes de ordem histórica e científica. Artur Berlet revela em 422 páginas escritas a lápis (manuscritos originais), o que viu, conheceu, aprendeu e conviveu com novas tecnologias, que passados hoje mais de 45 anos, estamos aos poucos descobrindo.

Vejamos e compararemos à luz da ciência, os fatos que este tratorista de prefeitura, revelou:

VEJA AS INCRÍVEIS COMPARAÇÕES VISTA POR ELE EM 1958 E COM A NOSSA TECNOLOGIA ATUAL.


Págs. 12 e 39 - "... e por fim um calçado sem salto. Este me pareceu de tecido e não de couro, a principio."

"Enfim, era mais ou menos assim: Na parte da frente, onde os nossos têm o bico fino, que quando novo aperta os dedos contra os outros, este era largo, com os lugares certos para cada dedo. No comprimento, pareceu-me que dois números de diferença não importava, poque na metade tinha molas dentro do solado. Este, nesta parte, era como um fole de gaita, com uma palmilha por dentro que não deixava a gente sentir nada, nem as molas e nem o fole."

"O salto era (de material parecido com couro) cedia a meu ver, mais de um centimetro e meio, isto porque tinha umas molas em forma de V muito resistentes fininhas por dentro. Este conjunto torna o calçado uma maravilha para usar."


ANÁLISE: podemos observar que o referido calçado, bem como sua narrativa de uso, deixa claro que as molas em foram de V serviam para absorver o impacto com o solo, (sistema de amortecimento), como os atuais tênis modernos, inclusive com sistema de elástico e não com cadarço. Tecnologia esta desconhecida na época. (os tênis surgiram na década de 40).


Pág. 16 - dialogo entre Artur Berlet e o Extraterrestre Acorc

" ....- Como que é movido o motor deste aparelho? Virando-se para mim, respondeu: com energia solar. Energia solar! Mas que força motriz vem a ser esta? Mas, ainda não a conhecem na Terra? Bem, eu nunca ouvi falar..."


ANÁLISE: podemos observar nesta parte do dialogo que o Extraterrestre Acorc menciona energia solar algo desconhecido na época na Terra, somente na década de 70 que começaram os primeiros projetos de pesquisas sobre a Energia Solar, com a criação da primeiras placas Foto-Celulas.


Pág. 18 - "... sentei-me na cadeira indicada por ele, permanecendo atento apenas aos seus movimentos. Daí dirigiu-se ele a uma mesa sobre a qual havia um aparelho parecido com um rádio. Um pouco acima na parede, havia um vidro de uns 30 por 30 cm., cor de palha.

Ele apertou um botão, ouvia-se um zunido, e esperando um pouco, tamborilou com os dedos na mesa. De repente, apareceu um rosto feminino no vidro.

Pensei comigo: Ah!... É uma televisão! Mas, para o cúmulo dos cúmulos, a mulher falava sorridente e Acorc lhe respondia sorrindo também.

Pensei - Estou perdido. Meu bom amigo enlouqueceu. Também não era para menos, falando com um rosto de mulher refletido num televisor. Só poderia estar louco! Conversavam como se estivessem juntos em carne e osso. Era tão cordial e íntima a conversação que para maior desespero meu, achei que ia beijá-la. Fim da conversa desligou o aparelho. Desapareceu o rosto e cessou o zunido..." ...Veja. Uma vez ligado para-se aqui com a cabeça em frente desta lente. Tal lente asemelhava-se a uma máquina fotografica. Este aparelho transmite a imagens e este a voz. Com quem se esta falando, dá-se o mesmo. Está entendendo? Sim começo a entender!


ANÁLISE: fica absolutamente claro que o referido aparelho transmitia imagem e voz em tempo real simultaneamente e isto corresponde a tecnologia atual desenvolvida por aparelhos como Video-Fone, video-coferência e até mesmo Internet mais Web Camera que necessitam de transmissões por satélites.


Pág. 67 - "... arrancou um pedaço do canto do papel e jogou a uns três metros a nossa frente, apontando aquilo; saiu um raio de luz forte,... Só vi aquele raio silencioso e de luz... o que era antes o papel, retava apenas um resquisio de cinza e uma leve fumacinha se elevando a meio metro no espaço."


ANÁLISE: com certeza no planeta Acart eles dominavam a técnica do LASER (Light Amplification By Stimuleted Emission of Radiation)


Pág. 25 - "... temos aparelhos com os quais se pode tirar uma foto da cabeça de um prego a 200 km de distância..." (palavras do Extraterrestre Acorc)


ANÁLISE: consiste na tecnologia da fotografia aereoespacial captada por satélites e acopladas a super computadores, utilizadas para mapear o nosso Planeta e os demais. (em 58 o Sputnik fazia somente Bip Bip).


Pág. 25 - "... Captamos todos os programas de rádio e Televisão, gravamos todas as radiofonias..." (explica Acorc para Berlet)


ANÁLISE: A partir de 1960 o Astronomo Norte Americano Frank Drake desenvolvia pesquisas sobre radioastronomia, que consiste na escuta do universo através de ondas eletromagneticas de rádio, através de gigantescos radiotelescópios, (como o de Arecibo em Porto Rico que iniciou a operar no ano de 1974), em busca de sinais inteligentes no Universo.


Pág. 104 - "...retornou depois com uma espécie de tigela com água a qual me entregou juntamente com uma pílula parecida com uma azeitona, dizendo: - Tome isto... esta será sua alimentação durante a viagem..."

(dialogo de Acorc e Berlet durante a preparação da viagem de retorno ao Planeta Terra)


ANÁLISE: Somente no final da década de 60, a partir da conquista da Lua, a tecnologia espacial desenvolveu alimentos desidratados e concentrados, inclusive na forma de pílulas para serem ingeridas durante as missões espaciais, pelos astronautas.


Pág. 114 - "...a beleza da Terra: ela emitia cinco cores: a primeira tenho certeza era azul, emitida pela parte clara (dia); a Segunda parte escura, uma mistura de preto com azul; a terceira era uma espécie de cinturão existente ao redor da terra, tanto na parte escura como na parte clara, estando esta entre as cores parecida com o azul; a Quarta outro cinturão este porem mais espaçoso, formando uma espécie de arco ires com o outro com cor semelhante a uma lâmpada elétrica bem fraca..."


ANÁLISE: Somente no dia 12 de abril de 1961 o Sovietico Yuri Gagarin pilotando a Vostok I o primeiro homem lançado ao espaço, descobriu que a Terra é Azul. O cinturão a que se refere Berlet consiste na nossa atmosfera terrestre e suas camadas vistas do Espaço.


Marcos Brondani Departamento de turismo - Museu Internacional de Ufologia "Victor Mostajo"
Ad Honorem Extraterrestris
indio veio
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Nov 2006, 11:25
Localização: sarandi

Mensagem por indio veio »

Euzébio escreveu:
indio veio escreveu:ola amiga anara
sou eu rogerio, amigo de sarandi
conheçi seu artur, e varias vezes conversamos e trocamos muitas ideias eu ele meu tio da força aerea e estudioso destes fenomenos
nós sabemos as barras que ele enfrentou aqui em nossa cidade
e vc sabe q ela não é facil
mas estamos cada dia que passa vendo as coisas q seu pai descreveu em seu livro
ele não ficou rico financeiramete, mas rico em sua experiencia e rico nos amigos que aqui cultivou
uma dessas experiencias quewria eu ser agraciado
pois uma experiencia marcante,
imagina só,
saber q em 1958 ele ja SABIA QUE PODERIAMOS TC ATRAVES DE UMA WEB CAM
TA LOCO MEU
GRANDE ABRAÇO A VC E SEUS FAMILIARES
Sr. Rogério, seja bem vindo ao nosso fórum, esteja à vontade para expor suas opiniões!

Eu gostaria muito de poder ler a obra do Sr. Berlet para obter melhores conclusões, vou procurar em sebos de livros usados para ver se encontro um exemplar.
meu amigo qualquer coisa
meu msn a sua disposição
indioveio59@hotmail.com
se quiser posso conseguir diretamente com a filha dele um exemplar novinho pra vc
a seu dispor
quando morei em Cuiabá, tive algumas experiencias, avistei varias vezes
ovnis, poderemos conversar fora do forum
não sou estudioso .mas tenho minha opinião e vivencia
um grande abraço
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Tocante.

Mas o fato de alguem ser simpatico ou falecido não torna suas suposições verdadeiras. Sinto muito.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

Sente muito? :?:

jogando água fria em pessoas próximas do Artur, parece que estas espulsando-as qual o problema? alguem tá te obrigando a crer?
Acho que a questão não é crer é ententender saber o que é mentira e o que não é, e lógico o que não dar pra saber.

Euzebio fascinante o texto:
Um Homem além de Sua Época!!
Esse livro deve ser bom como disse o advocate nem que seja para consideralo como ficção
ets são mesmo oleosos como o de varginha né?nunca conseguimos agara-los
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

hsette escreveu:
advocate escreveu:
Euzébio escreveu: Posso imaginar que Acart fosse um mundo artificial, criado pelos cientistas daquele povo (como uma 'nave-mãe' de proporções gigantescas), e que naquele instante estava bem próximo ao nosso planeta.
Seria provavel ;) pq a terra esta a 149 Milhões de kilometros do sol
indicando assim q acart esta mais perto da terra do q marte

E AO CASO DE OS EXTRATERRESTER LEVAREM ELE PARA LA...O MOTIVO ESTA NO PRÓPRIO LIVRO DELE ;) QM N TEM O LIVRO PROCURE COM AS FILHAS DELE UMA ATUALMENTE MORA EM CARAZINHO (Cidade q eu moro)
Repito a minha indagação: o texto fala em planeta, a 62 milhões de quilômetros da Terra, sem satélites naturais, com duas gigantescas plataformas espaciais girando à sua volta, e com clima sempre frio.
A idéia de um “nave-mãe” me parece inverossímel.
A de um planeta nestas condições, então, nem se fala...
Talvez o Berlet tenha errado e fosse uma nave mãe, uma dimensão pararela...
“clima sempre frio” é como ar condicionado e é mui relatado em casos de contatos