ELOHIM ESSE DESCONHECIDO

Estaríamos sendo visitados por EBEIs desde os tempos mais primórdios? Este setor é dedicado à discussão de supostos vestígios ufológicos nos registros mais primitivos (desenhos, construções e escrituras).

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

ELOHIM ESSE DESCONHECIDO

Mensagem por Britan »

Esta é para o meu amigo Euzébio:

A Biblia, o homem demorou séculos em conhecer a sua verdadeira origem devido a um simples erro de tradução, e parece provavél que este erro não tenha sido involuntário.
As versões gregas, latinas e as de língua comum, traduziram Elohim como "DEUS". Esta é a origem da confusão.
O erro começa na primeira linha da Biblia:

Beréshit bara Elohim aet ha-shamain ve-aet haarets.

A tradução tradicional do texto hebraico tem sido: No princípio Deus criou os céus e a Terra. Contudo Elohim não é um nome singular, é mencionado quarenta vezes do livro de Job. A nossa primeira correcção produz o seguinte resultado: No principio os DEUSES criaram os céus e a terra". As Biblias utilizadas pela Igreja Ortodoxa Russa traduzem algumas vezes Helohim por Deus mas outras vezes por "Anjos"


-isto ainda tem muito mais texto mas gostava de ficar para já por esta má tradução o que acham?
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Obrigado pelo texto, Ricardo!

Eu já conhecia este erro de tradução, é mesmo escandaloso. Isto implica dizer que os hebreus não eram monoteístas, como se acredita, e nem tampouco Moisés o era.

E curiosamente, em Genesis 1:26, nós temos "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;", ou seja, no plural. Isto indica que o 'Deus' abraâmico era não apenas um, mas vários deuses.

Aí resta a pergunta: Eram os deuses astronautas?

(eu creio que sim!)
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Re: ELOHIM ESSE DESCONHECIDO

Mensagem por Latorre »

ricardo_britan escreveu:Beréshit bara Elohim aet ha-shamain ve-aet haarets.

A tradução tradicional do texto hebraico tem sido: No princípio Deus criou os céus e a Terra. Contudo Elohim não é um nome singular, é mencionado quarenta vezes do livro de Job.
Bem... por que Elohim nao podeser singular? Pq eh citado 40vezes, entao seriam 40 coisasdiferentes? Nao poderia ser um singular citado 40 vezes?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Elohim não é um nome singular mas sim o plural de Elhoa, Eloha no singular é mencionado 40 x no livro de Job.

Fica a correcção
da correcção que o Guga
corrigiu e eu
tornei a corrigir

:lol:
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Ah, ok!!
:) Mais um erro escabroso da biblia.

Li partes do Codigo DaVince ontem. Muito bom mesmo. Lah ele mostra como a religiao foi mudada para antender os anceios de alguns.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Skywalker
Mensagens: 66
Registrado em: 01 Jan 2005, 01:33

Mensagem por Skywalker »

Hum... muito interessante.

Isso justifica algumas expectativas minhas. Eu raciocinava esses dias por que diabos os hebreus acreditavam em somente um deus quando em todo mundo se acreditavam em vários.

Questionava também sobre a dificuldade deles em acreditar em somente um deus, já que pela tradição deles existiam diversos seres poderosos.

Seria o monoteísmo um erro?
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Skywalker escreveu:Seria o monoteísmo um erro?
Eu acredito que - no âmago - todas as religiões são monoteístas, pois sempre haverá um deus superior aos outros, como Júpiter, ou Zeus, divindade suprema do Olimpo, chamado "pai dos deuses e dos homens".

Eu acredito mesmo que estes deuses são todos seres corpóreos, inclusive o deus de abraão.
Ad Honorem Extraterrestris
Skywalker
Mensagens: 66
Registrado em: 01 Jan 2005, 01:33

Mensagem por Skywalker »

Euzébio escreveu:
Skywalker escreveu:Seria o monoteísmo um erro?
Eu acredito que - no âmago - todas as religiões são monoteístas, pois sempre haverá um deus superior aos outros, como Júpiter, ou Zeus, divindade suprema do Olimpo, chamado "pai dos deuses e dos homens"
Não, aí você se refere ao henoteísmo, onde se existem váios deuses. Porém, com um mais poderoso que todos.

O Zeus não é assim o maior de todos, é complicado explicar, mas não é bem assim...
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Sim penso que o monoteismo foi apenas um erro de tradução, é para voces verem tem mais poder uma caneta q um lider


:wink:
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Erro de traduçao? Nao creio.

A historia da religiao mostra seculos onde as escrituras vao sendo "interpretadas" de acordo com o gosto da freguesia. Em outras palavras, conforme a sociedade vai mudando seus conceitos morais, os padres vao interpretando as biblias de forma que essas se adaptem melhor aos novos anseios do povo, e por conseguinte sejam engolidas mais facilmente.

Acontece que o JC retomou o monoteismo de Maome (nao foi assim?), e a partir dai entao, todo mundo passou a se dizer monoteista. Isso porque o povo jah estava vendo que nao ha evidencias de deuses em canto algum. Como um deus apenas eh mais facil de se esconder do q varios, os "embaixadores do todo-poderoso na terra" resolveram adotar essa postura.

Simples questao de moda.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)