Qual o melhor filme de ficção científica de todos os tempos?

Para os amantes da Ficção Científica darem asas a imaginação.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Qual o melhor filme de ficção científica de todos os tempos?

Jornada nas Estrelas;
3
30%
Guerra nas Estrelas;
2
20%
Galactica;
0
Não há votos registrados
Perdidos no Espaço;
0
Não há votos registrados
Guerra dos Mundos;
2
20%
O Segredo do Abismo;
1
10%
O Planeta dos Macacos.
0
Não há votos registrados
ET - O Extraterrestre
0
Não há votos registrados
2001: Uma Odisséia no Espaço
1
10%
2001: Uma Odisséia no Espaço
1
10%
 
Total de votos: 10

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Qual o melhor filme de ficção científica de todos os tempos?

Mensagem por lulu »

Seria difícil relacionar todos os filmes de ficção científica que já assistí numa enquete, quanto mais todos os que já foram feitos, mas vou me concentrar naqueles que considerei os melhores para que todos possam dar sua opinião e voto. Sempre tive curiosidade de saber qual filme a galera considera o melhor de todos. O meu voto é para Jornada nas Estrelas. Embora considere que Guerra nas Estrelas tenha sido o melhor em efeitos especiais, o Jornada tem uma estória mais positiva, rendeu inúmeros episódios de diferentes matizes e sua ficção foi baseada na ciência, enquanto que o Guerra nas Estrelas não se preocupou com detalhes de fonte de energia das naves, da velocidade acima da luz, nem mesmo em explicar como aquelas naves esquesitas voam. Em Jornada, existe a teoria do Warp drive, o teletransporte, o reator de anti-matéria e tinha sempre um Spock para explicar os detalhes científicos das coisas.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Sem dúvida alguma Star Trek é líder na lista dos melhores filmes de Sci-Fi.
Ad Honorem Extraterrestris
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Falta aí o "Contacto" com a Jodie Foster
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Skywalker
Mensagens: 66
Registrado em: 01 Jan 2005, 01:33

Mensagem por Skywalker »

1 - Star Wars não é Ficção Científica.
2 - Você cria uma enquete dessas e esquece de um clássico como 2001, Uma Odisséia no Espaço? Um clássico de Clarke.

Acrescentaria também:

- Contato (com co-produção de Carl Sagan e Ann Druyan)
- Missão Marte
- Eu, Robô (Asimov merece)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Skywalker escreveu:1 - Star Wars não é Ficção Científica.
E o que é então?...
Ad Honorem Extraterrestris
EDurval
Mensagens: 139
Registrado em: 01 Jun 2005, 12:56
Localização: Volta Redonda

Mensagem por EDurval »

Euzébio escreveu:
Skywalker escreveu:1 - Star Wars não é Ficção Científica.
E o que é então?...
Star War e um filme de capa e espada no futuro! :D

Filme sobre abduções e contato
Contatos imediatos do 3 Grau.

Filme sobre o Futuro que desejamos:
Star Trek
Babilon 5

Filme que envolve Futuro e Espiritualidade:
Saga Star War
CohenBR
Mensagens: 52
Registrado em: 04 Jul 2005, 19:27

Mensagem por CohenBR »

Concordo com o amigo português aí, podia ter colocado Contato, eu acho um dos filmes mais legais de ficção já feitos.
Dos que foram colocados na enquete gosto mais de Star Trek, sou fã de Enterprise.
I WANT TO BELIVE
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Gostaria de poder alterar a enquete, mas o programa do forum deve estar com algum problema que não está permitindo nem alterar, em votar. Acho que vou ter que criar outra enquete. Realmente foi uma falha ter esquecido o filme 2001 e 2010. Um grave lapso de memória. Agora, Contato? Vocês tem certeza? Não seria melhor Star Gate?
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Wilton Pacheco
Mensagens: 11
Registrado em: 25 Set 2005, 10:51
Localização: Curitiba-Paraná

Mensagem por Wilton Pacheco »

2001 ainda não foi superado em termos de Ficção Científica

Jornada nas Estrelas, se levarmos em conta o filme e nÃo a série, tem suas qualidades, mas não supera o realismo científico de 2001.
Guerra nas Estrelas, está mais para a fantasia com capa e espada, lado negro, princesas do que para a ficçÃo na ciência
Galactica; é uma parábola de cunho bíblico se pensarmos em Moises e as tribos em busca da terra prometida. COm direito a batalhas galácticas e muita diversÃo, mesmo assim é série, nÃo é filme.
Perdidos no Espaço; Rs... fala sério
Guerra dos Mundos; Já foi o melhor em uma época mais ingênua.
O Segredo do Abismo; É interessante, mas não chega a ser o melhor
O Planeta dos Macacos. Foi um marco no cinema, mas nÃo foi o melhor, quanto a versão atual é mais um divertimento.
Bom senso é o suficiente
MacRamone
Mensagens: 18
Registrado em: 11 Ago 2006, 21:20
Localização: Terceiro Mundo

Mensagem por MacRamone »

guerra dos mundos: o grande classico da ficcao cienifica, escrito por hg wells, trazia uma mensagem critica ao colonialismo ingles, como seria se alienigenas tecnologicamente mais evoluidos chegassem a terra e se comportassem como os colonizadores europeus frente aos povos primitivos? a melhor versao cinematografica foi aquela adaptacao americana dos anos 50. o novo nao eh tao legal. independence day tb foi inspirado nesse romance. number one baby !

a maquina do tempo: outra grande maravilha do wells. o cara era um visionario. muitos das discussoes sobre as possibilidades, e consequencias das viagens no tempo estao retratadas neste romance. infelizmente acho que nenhum filme adaptado conseguiu dignificar este livro.

contatos imediatos de terceiro grau: foi lindo mesmo, eh o oposto de guerra dos mundos no que diz respeito a como seria a primeira interacao com alienigenas. eh de uma beleza fantastica. e retrata mais a tentativa de duas civilizacoes e seres totalmente diferentes para estabelecerem comunicacao.

guerra nas estrelas: bom filme de acao e efeitos especiais. mas eh mais um conto de fadas que ficcao cientifica.

galactica: uma saga maravilhosa. a nova serie eh tao boa quanto a classica na minha opiniao. nao acredito que os deuses eram astronautas, mas o enredo eh tao bom que nem importa muito isso.

star trek: o melhor de star trek eh o trio kirk, spock e bones, no seriado dos anos 60. nao acho que os filmes foram tao bons e acho que as subsequentes series nao tinham a mesma magia.

perdidos no espaco: soh pelo dr smith rsrs vale muito a pena assistir.
se existem aliens no planeta terra?
tah brincando ! vc nao conhece a apple?
tem um monte deles trabalhando lah !
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Muitas das histórias de Jules Verne foram também excelentes obras de ficção-científica, como 20 Mil Léguas Submarinas, A Ilha Misteriosa, A Volta ao Mundo em 80 dias, entre outros...

Isaac Asimov e seus robôs humanizados, as três leis da robótica, a robótica em si.

Fenomenais!

Arthur C. Clark e sua Odisséia no Espaço, simplesmente divino!
Ad Honorem Extraterrestris
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Talvez não seja o melhor, mas é uma boa produção americana "STARGATE" vi e gostei! :D
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Lost Predator
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jan 2007, 17:58
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Lost Predator »

Se estivermos falando de ficção científica MESMO, deixando os E.T.'s de lado, sem dúvida o melhor filme é um que vcs esqueceram de colocar na enquete: 2001: Uma Odisséia no Espaço. Inesquecível, insuperável, soberbo!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

100% de acordo, Lost Predator!
Ad Honorem Extraterrestris
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Tem coisas que a gente vê na internet que dá até vontade de vomitar. O site http://melhoresfilmes.com.br/generos/ficcao-cientifica por exemplo é um caso. Lista os 102 melhores filmes de ficção, só não sei quem votou, porque parece que trata-se de pessoas que não entendem nada desse gênero de filmes. Como pode um filme como "Laranja Mecânica" ser listado como o 5º melhor filme de todos os tempos com uma nota de 9,4, enquanto "Solaris" de 2.002 fica com nota 4.7 e de Jornada nas Estrelas só aparecem 4 filmes. O laranja não deveria nem estar na lista e se dependesse de mim não deveria nem ter sido feito, uma verdadeira porcaria, enquanto Jornada, talvez o melhor filme de ficção de todos os tempos, desde a primeira série de TV até os últimos, seja pela mensagem, pelos cenários, pelos efeitos especiais, pela estória, pelos conceitos científicos de viagens espaciais, pelos atores, pelos diretores, pela longevidade, pela originalidade, enfim, a lista de atributos é enorme. Solaris não é um super filme, mas certamente é melhor que Frankstain de 1931 que recebeu nota 9.3 e 11ª classificação.

As barbaridades não param por aí. Tudo bem que 2001 foi um bom filme, mas figurar como o 1º da lista com uma nota de 9,5 é uma barbaridade. Um filme cansativo de se ver, realista de mais para ser considerado ficção científica, com uma estória maluca demais e de fundo religioso. Na minha opinião ficaria com uns 4.2.

Guerra nas estrelas por exemplo é um excelente filme de ficção. Claro que teve alguns episódios melhores, mas todos deveriam ter nota acima de 9.0. Na opinião deles, o episódio de Guerra nas Estrelas "Ameaça Fantasma", está abaixo da média com nota 5.0, na minha opinião o melhor de todos os filmes de Guerra nas Estrelas. Enquanto isso, o filme "Guia do mochileiro das Galáxias", recebeu nota 5.2, o que talvez seja o pior de todos os filmes de ficção, muito mais corretamente classificado como comédia.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!