O que pode gerar confusões na Ufologia

Área reservada exclusivamente a postagem e discussão de dados verificáveis. Debate dentro da metodologia científica. Sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

O que pode gerar confusões na Ufologia

Mensagem por Euzébio »

- ASTROS

Sol, Lua, Vênus, planetas, estrelas, cometas e outros astros, quando próximos à linha do horizonte, devido ao efeito de lente e a poluição da atmosfera, parecem ter dimensões maiores do que o normal e quase sempre apresentam a cor avermelhada (refração do espectro). Dependendo do ângulo visual, podem mostrar formas que lembram um disco voador. A análise dos referenciais (outras estrelas, por exemplo, com o auxílio de mapas estelares) podem ajudar na identificação do evento. Interessante que os planetas Vênus e Júpiter também podem ser visíveis durante o dia. O planeta Vênus também é conhecido como "Estrela D'alva", Estrela Matutina ou Estrela Vespertina. Na Ufologia é conhecido como a "Rainha dos OVNIs".

A diferença visual entre planetas e estrelas é que as ultimas, em virtude das grandes distancias, parecem piscarem para o observador. Ainda, os planetas estao sempre alinhados na Eclíptica (a linha imaginaria descrita pela trajetoria aparente do sol), aqui no hemisferio sul inclinada para norte.

SATÉLITES ARTIFICIAIS E LABORATÓRIOS ESPACIAIS
Desde 1957, os satélites artificiais podem ser vistos aproximadamente duas horas após do por do Sol e duas horas antes do amanhecer. Normalmente são vistos na cor branca, pois refletem a luz solar. O mesmo acontece com os laboratórios espaciais. Seguem uma trajetória definida, aparentemente em linha reta (na realidade estão circulando a Terra) e desaparecem em pleno céu, pois entram no cone de sombra. Jamais mudam de trajetória.

METEOROS
Meteoros são fragmentos de matéria do espaço interplanetário, que ao penetrar em nossa atmosfera se aquece, tornando-se luminoso. Normalmente atravessam a atmosfera e se perdem no espaço. A grande maioria tem dimensões não superiores a um grão de feijão. Com tamanhos maiores são chamados de bólides ou bólidos e causam ruído ao penetrar na atmosfera. O efeito luminoso na atmosfera tem curta duração, variando de frações de segundo até poucos segundos. Devido a altíssima velocidade, o meteoro perde a sua energia cinética para o ar, o qual se ioniza, tornando-se luminoso. Podem ser metálicos ou rochosos. Basicamente, se dividem em três classes:

METEORÓIDES – São aqueles observados fora da nossa atmosfera.

METEOROS – São aqueles que atingem a nossa atmosfera.

METEORITOS – São aqueles que são encontrados no solo.

COMETAS
Os cometas são astros "errantes" que não raramente podem ser observados a olho nu ou por equipamento ótico (binóculo, luneta ou telescópio). Também é um astro interessante de se observar...


- ATMOSFÉRICOS

Todo fenômeno ótico ou acústico que ocorre em nossa atmosfera é conhecido como meteoro. Eles se dividem em:

HIDROMETEOROS
São aqueles relacionados com a água (chuva, tempestade, tornados, ciclones, etc...).

ELETROMETEOROS
São aqueles relacionados com a eletricidade e conseqüente manifestação de ruídos (raios, relâmpagos, trovões, faiscas elétricas atmosféricas, etc...).

FOTOMETEOROS
São aqueles relacionados com a emissão de luz (raios, relâmpagos, trovões, faiscas elétricas atmosféricas, etc...).

LITOMETEOROS
São aqueles relacionados com a precipitação ou formação de gelo (granizos, geadas, neve, etc...).

NUVENS LENTICULARES
É muito comum o vento atingir grandes velocidades em um local relativamente plano. Quando chega perto de uma montanha, o vento sobe e faz um redemoinho que dá às nuvens formas discoidais. A testemunha, se observar o fenômeno por vários minutos, verificará que a forma lenticular irá se dissolver.

NUVENS NOCTILUCENTES
As nuvens noctilucentes são aquelas que luzem à noite. Temos também as nuvens iridescentes que ocupam a altura acima de 12 km na atmosfera. Em certos foguetes de estudos atmosféricos, que são lançados a grandes altitudes, utilizam-se gases de Bário que podem escapar e permanecer concentrados na atmosfera. Em certas situações, dependendo da altitude, da temperatura, da pressão atmosférica e da umidade relativa, esses gases se ionizam causando um efeito luminoso característico. Existem outros tipos de materiais químicos que se comportam de forma semelhante em nossa atmosfera.

AURORA BOREAL OU AUSTRAL
Consiste num fenômeno luminoso que ocorre nas camadas mais altas da atmosfera, formando um colorido muito interessante, envolvendo todas as cores do espectro visível. Normalmente, ocorre nas regiões polares (sul e norte). São partículas carregadas de eletricidade, emitidas pelo Sol, que entram em contato com o campo magnético terrestre e com as moléculas dos gases atmosféricos.

RELÂMPAGOS GLOBULARES
Também conhecido como raio bola ou eletricidade em bola, trata-se de um fenômeno atmosférico raríssimo, normalmente ocorrendo em meio a tempestades, ou após um relâmpago comum. É uma bola luminosa de diâmetro pequeno, variando de 10 a 25 cm, de cor amarela, laranja ou vermelha, que as vezes emite um zumbido sibilante. Não é excessivamente quente mas pode queimar pessoas, também podendo danificar objetos. As vezes, se dissipa no ar, simplesmente, e noutras some causando violenta explosão. Os cientistas têm realizado constantemente experiências para descobrir a origem desses fenômenos, contudo, conseguiram somente alguns resultados associando a eletricidade com a química. Chegaram a reproduzir em laboratório a explosão de um grande transformador com sobrecarga de alta tensão. O filme que documentou essa experiência, mostra uma bola luminosa do tamanho de uma bola de futebol, que sai do meio da explosão e é lançada quase que na direção da câmara.

RELÂMPAGOS DE FOGO
O relâmpago de fogo é outro fenômeno atmosférico raríssimo. São esferas brilhantes que flutuam perto do solo, tendo ao seu redor um halo azul. Existem registros desde a Idade Media. Essas esferas se formam de diversos tamanhos, sendo que o maior chega a ter o diâmetro de uma bola de futebol. O pesquisador neozelandês John Abrahamson, da Universidade de Canterbury, afirma que trata-se apenas de areia incendiada. Ele explica que o solo é rico em silício, e que explode ao ser aquecido a mais de 3.000 graus Celsius pelo relâmpago. Esse pesquisador, junto com a sua equipe, conseguiram reproduzir o fenômeno em laboratório. As poucas testemunhas que viram um relâmpago de fogo descrevem como bolas flamejantes que formam um espetáculo arrepiante.

RED SPRITES
São fenômenos óticos envolvendo descargas elétricas ascendentes que ocorrem na alta atmosfera com formato de cone invertido, que ocorrem nas altitudes de 85 km. São flashes luminosos massivos mas oticamente fracos. Tem o tempo de duração na ordem de 17 ms. Aparecem em quantidade. A parte maior do cone que fica em cima tem a cor vermelha, e a parte inferior e mais fina do cone que fica em baixo (40 km) tem cor azulada. A primeira imagem de um "sprite" foi obtida acidentalmente em 1989. Em 1990, o "Space Shuttle" filmou mais de vinte ocorrências. Hoje, algumas milhares de imagens estão disponíveis para estudo.

BLUE JETS
São fenômenos óticos envolvendo descargas elétricas ascendentes que ocorrem na alta atmosfera, com formato esférico e de cor azul, normalmente associados a tempestades de relâmpagos. Ocorrem entre 20 km e 40 km de altitude e desaparecem entre 40 e 50 km de altitude. Duram em média 200 ms. A esfera sobe a uma velocidade de até 100 km/s. Ocorrem devido a descargas elétricas dentro de nuvens a aproximadamente 20 km de altura.

CAMADAS DE INVERSÃO TÉRMICA
Na altura de algumas centenas de metros, às vezes, podemos encontrar uma camada de ar quente, tendo acima e abaixo camada de ar frio. Essa camada de ar quente se comporta como um espelho perfeito, refletindo grandes focos de luz, faróis de automóveis, etc. Neste caso, de longe iremos ver duas bolas luminosas "dançando" no céu, que torna fácil a identificação do fenômeno.

FOGO DE SANTELMO
É um fenômeno de eletricidade estática, que é devido ao atrito de grandes massas de ar de diferentes temperaturas em movimento na atmosfera. Esse atrito arranca partículas de materiais condutores, tornando-as carregadas positivamente. Essa superfície com carga elétrica relativamente próxima de uma nuvem, também carregada, apresentará atração/repulsão de cargas elétricas, concentrando-se nas pontas das superfícies. Iremos observar, então, uma chama azulada cintilante. Nas ocasiões de tempestades, o fogo de Santelmo tem sido observado nas pontas das asas dos aviões, nas pontas dos mastros dos navios e nas pontas dos campanários das igrejas. Neste último caso, já foi até confundido com aparições da Virgem Maria. Como a chama azulada tem um brilho relativamente pequeno, só é visível à noite, porque a luz do Sol é muito mais intensa. Os cientistas demonstraram em laboratórios que enxames de alguns insetos, como a cigarrinha do abeto, podem ser iluminados pelo processo do fogo de Santelmo quando voam através de altos campos elétricos criados por uma tempestade.

PARÉLIO
Este é um fenômeno atmosférico que envolve a imagem do Sol refletida (as vezes refratada) em uma nuvem ou por cristais de gelo em suspensão no ar. Devido a sua altura, esses cristais de gelo em suspensão podem ser iluminados pelo Sol ainda abaixo da linha do horizonte, ocorrendo a decomposição da luz branca nas várias cores do espectro, causando um halo concentrado e colorido muito bonito. É bem diferente do fenômeno arco-íris, este bem conhecido da população, onde ocorre a decomposição da luz solar branca nas microgotículas de água em suspensão na atmosfera, causando um arco colorido.

PARASSELÊNIO
Um tipo de fenômeno relativamente comum e conhecido por quase todos. É um circulo luminoso que, às vezes, se observa em volta da lua. É causado pela grande quantidade de umidade e cristais de gelo presente na atmosfera. Se houver nuvens passando à frente do fenômeno, poderemos ter a sensação de movimento e mudança da intensidade luminosa e da cor.


- TELÚRICO

ENERGIA TELÚRICA
Em nosso planeta temos 92 elementos naturais, sólidos, líquidos e gasosos, que podem formar infinitas substâncias quando associadas adequadamente. A própria NASA tem realizado experiências para formar novas substâncias no espaço, na ausência da força gravitacional. Existem muitos processos químicos em que muitas substâncias têm a característica de emitir luz. A emissão luminosa pode ocorrer nos seguintes processos:

LUMINESCÊNCIA
É o fenômeno físico que consiste em irradiação de luz em temperatura relativamente baixas.

FOSFORESCÊNCIA OU FOTOLUMINESCÊNCIA
É o fenômeno físico que consiste na emissão de luz de certas substâncias, mesmo depois de cessada a excitação que a provocou.

FLUORESCÊNCIA
É o fenômeno físico que consiste na emissão de luz de certas substâncias quando excitadas por descargas elétricas, apagando quando cessa a excitação.

Muitas substâncias químicas de nosso solo, quando em contato como ar, causam fenômenos luminescentes, envolvendo também o campo magnético terrestre e campos elétricos, como alguns já descritos anteriormente. Outro fenômeno que ocorre, envolvendo os picos das montanhas, compreende uma bola luminosa de cor vermelha-ígneo, que pula de um pico para o outro. Poucas explicações cientificas têm sido dadas, no entanto, a este fenômeno. Conhecemos o poder das pontas em relação à eletricidade. Sabemos também que montanhas contendo minérios de ferro, quando são atingidas por raios, ficam magnetizadas. Também sabemos que os ventos atritam o ar contra os elementos químicos das montanhas e arrancam elétrons, tomando os elementos carregados eletricamente positivos. Se o fenômeno fosse puramente elétrico (como uma descarga para equilibrar a diferença de potencial), teria que se comportar como o raio, causando um relâmpago e um forte estrondo, mas isso não acontece. Por outro lado, sabemos que o solo é condutor e qualquer carga elétrica nas montanhas seria rapidamente neutralizada, eliminando a diferença de potencial elétrico. Um outro fenômeno luminoso também ocorre nas regiões onde há falhas geológicas, permitindo o escape de gases naturais do manto terrestre, que podem se inflamar espontaneamente. Existem ainda outros fenômenos luminosos que ocorrem sobre a superfície do solo para os quais a própria ciência ainda não conseguiu dar explicações plausíveis e que, por falta de nome, simplesmente chamamos de fenômenos da energia telúrica (da Terra).

FOGO FÁTUO OU GASES DO PÂNTANO
Todo corpo orgânico em decomposição emana o gás metano (CH4), que, em concentrações de aproximadamente 25% em mistura com o ar, pode inflamar-se espontaneamente. O fogo fátuo envolve o gás metano de origem animal e os gases do pântano envolvem o gás metano de origem vegetal. No local onde existe a emanação do metano (muito comum nos cemitérios) quando não está ventando, o gás começa a se concentrar. Se o tempo estiver relativamente quente (noites de verão), de repente ocorre a combustão espontânea. Se houver uma pessoa relativamente perto, ela verá durante um período de tempo muito curto uma chama azulada de 2 a 3 metros de altura, que emite luz e calor, e ouvirá o barulho característico de uma pequena explosão abafada. Se a pessoa estiver no meio dos gases, certamente vai sofrer queimaduras na hora da combustão. O fenômeno ocorre de dia e de noite, mas por emitir uma luz de pequena intensidade, só é visível à noite. Uma pessoa muito mística, que não conhece esse fenômeno, se estiver em um cemitério após a meia-noite, quando acontecer uma explosão do fogo fátuo, se não morrer de parada cardíaca, certamente passará o resto da vida jurando que viu um fantasma! Há registros de muitos incêndios em matas que tiveram início em gases do pântano. Hoje, muitas pessoas estão utilizando o gás metano, obtido pela decomposição do lixo, como uma fonte de energia alternativa.

PROTOZOÁRIOS NOCTILUCÍDEOS
Existe um grupo de protozoário da ordem dos dinoflagelados, classe dos mastigóforos, de dois milímetros aproximadamente, caracterizados pela fosforescência, observada à noite nos mares e nas praias. À distância, pode confundir.

ÁRVORES LUMINESCENTES
Existem algumas árvores que na presença de certos campos eletromagnéticos se tornam luminescentes, sem afetar a vida delas. Pelo menos três delas já são conhecidas: o azevinho (ou azevinheiro ou azinheira), o assa-peixe (ou cambará-guaçu) e o terebinto. O fenômeno é conhecido como fogo da aldeia. Durante a noite, quando a árvore se torna luminescente, a sensação visual é que ela está pegando fogo. No dia seguinte, ao examinar a árvore, aparentemente nada aconteceu. O fenômeno já foi reproduzido em laboratório com o auxílio de geradores de campos eletromagnéticos.

IMPACTOS E PRESSÕES
Existem certos tipos de rochas que ao serem atingidas por meteoros, ou receberem algum tipo de pressão, como por exemplo, o movimento das placas tectônicas, ou terremotos, podem emitir gases quentes e ionizados, ou que se inflamam espontaneamente em contato com o ar, ou simplesmente podem gerar fenômenos luminosos e também emitir radiofrequência que causa interferência eletromagnética. A gnaisse, que é composta basicamente de feldspato, quartzo e mica, é uma dessas rochas. O diabásio, que é uma rocha preta ou esverdeada, é outra. Normalmente geram o fenômeno em falhas geológicas. Podem confundir facilmente. Existem certos tipos de cristais que ao serem comprimidos geram faiscas elétricas. O Dr. Brian Preire, dos EUA, e o professor Michel Persinger pegaram um bastão de granito e o submeteram a uma enorme pressão. Ao explodir, ficou documentado a emissão de gases ionizados e luminosos (pequenas bolas de luz) e uma intensa emissão de radiofrequência.

AVES EM MIGRAÇÃO
Quando as aves migram em grandes quantidades, podem até ser detectadas por radar. Dependendo do tipo de formação que existe, podem tomar uma forma que lembra um disco voador.


- ARTIFICIAIS

BALÕES
Os balões solares, os balões juninos, os balões infantis (bexigas), os balões de propaganda, os balões tripulados ou dirigíveis (Zepelim) e os balões de estudos atmosféricos, dependendo da altura, da distância, da reflexão da luz solar, da cor, da intensidade luminosa e do ângulo visual podem facilmente ser confundidos com discos voadores. Alguns balões especiais de estudos atmosféricos, de grandes dimensões, atingem uma altura elevada na atmosfera, e logo após o por do Sol e pouco antes do amanhecer, mesmo ainda de noite, podem facilmente refletir a luz solar, causando o engano. Alguns balões atingem a altitude de 45.000 metros. Outros, utilizados em propaganda, são fixos por corda e são iluminados por dentro com uma pequena lâmpada ou do solo por potentes holofotes. Devido ao vento, o observador verá evoluções muito similares às atribuídas ao fenômeno UFO.

AERONAVES
Aviões, helicópteros, asas-delta, planadores, ultraleves e outros, dependendo da distância e principalmente do ângulo visual, podem confundir os leigos. Durante à noite, mesmo em distâncias pouco acima de trinta quilômetros, quando vindo de frente, com os faróis acesos confundem facilmente.

EXPERIÊNCIAS COM ARMAS SECRETAS
Sem a menor sombra de dúvida, os governos dos países mais desenvolvidos, desenvolvem veículos secretos aéreos cada vez mais modernos, normalmente para fins bélicos. Para experimentar esses veículos é necessário fazê-los voar em algum lugar, quando as vezes são flagrados por algum fotógrafo. Como as formas desses veículos são diferentes das convencionais, acabam sendo confundidos com discos voadores. Em análises de fotos antigas de supostos UFOS, algumas mostram veículos militares que hoje são bastante conhecidos, mas que, antigamente, eram secretos.

LANTERNAS EM PIPAS
É muito comum um garoto fazer uma pequena lanterninha (ou várias), a qual é feita com cartolina e papel de seda, tendo em seu interior um pedaço de vela acesa, a qual é pendurada na linha de uma pipa. Lá no alto, de acordo com o vento e as manobras realizadas pelo empinador da pipa, podemos ver algo parecido com uma sonda ufológica. Também são usadas garrafas plásticas tipo PET, as quais são cortadas ao meio, com uma vela acesa no gargalo, com as laterais da garrafa protegendo a chama.

FOGOS PIROTÉCNICOS
Pelo emprego de produtos químicos, tem sido desenvolvido fogos de artifício cada vez mais modernos, para diversos usos, normalmente para fins de espetáculos visuais. Os baloeiros normalmente utilizam esses produtos em seus balões para os efeitos luminosos noturnos. Temos também as pistolas de sinalização, utilizadas pela Forças Armadas, que lançam a certas alturas uma pequena bola química, que quando queima emite uma forte luz, caindo lentamente com o auxílio de pequenos pára-quedas.

Fonte: Ufonews
Editado pela última vez por Euzébio em 06 Ago 2005, 06:55, em um total de 2 vezes.
Ad Honorem Extraterrestris
EDurval
Mensagens: 139
Registrado em: 01 Jun 2005, 12:56
Localização: Volta Redonda

Mensagem por EDurval »

Gigantesco o topico, vo deixar pra ler em casa, aqui no trampo fica dificil, realmente Venus e muitas vezes confundida com OVNI se bem que pra mim OVNI e quilo que voa de forma estranha (exemplo em zig-zague) nunca uma simples luz cruzando o céu.
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

:wink: joia!

Qdo der, poe os titulos de outra cor. :D
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Feito!

:D

***

Exemplos de núvem lenticular:

Imagem
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por Euzébio em 19 Nov 2005, 08:12, em um total de 1 vez.
Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Imagem

Meteoróide...
Ad Honorem Extraterrestris
Skywalker
Mensagens: 66
Registrado em: 01 Jan 2005, 01:33

Mensagem por Skywalker »

Ótimo!
andreasv
Mensagens: 37
Registrado em: 07 Set 2005, 08:50

Mensagem por andreasv »

Nossa, parecem ovnis! :)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

...pra ver como o cerebro da gente eh capaz de nos pregar peças ebm elaboradas!
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
APODman
Mensagens: 101
Registrado em: 06 Dez 2004, 22:37
Localização: São Paulo

Mensagem por APODman »

Faltou os "Ur4ndirs" da vida. :D

[ ]´s
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Sinceramente eu nao sei se o dito cujo eh causador de confusao...

...jah o g3v43rs...
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
APODman
Mensagens: 101
Registrado em: 06 Dez 2004, 22:37
Localização: São Paulo

Mensagem por APODman »

Gustavo Latorre escreveu:Sinceramente eu nao sei se o dito cujo eh causador de confusao...

...jah o g3v43rs...

O cara é terrível, tanto quanto o tio Geva :lol:

Veja este album do Orkut de um frequentadopr do Projeto Portal:
http://www.orkut.com/AlbumView.aspx?uid ... 6714377973

E o caso do "Ufo de Corguinho" :
http://www.ufocorguinho.com.br/resgate-p.htm


[ ]´s
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

APODman escreveu:Veja este album do Orkut de um frequentadopr do Projeto Portal:
http://www.orkut.com/AlbumView.aspx?uid ... 6714377973
vamos ver:
ORKUT do homi escreveu:Foto de uma grande energia que se manifestou no projeto portal (Fazenda boa sorte em Mato Grosso do Sul)
...
Ser vermelho se materializando (Fazenda boa sorte em Mato Grosso do Sul) = Projeto Portal
(nao vou postar as fotos aqui. Me recuso.) Olha so o avatar do cara?

:oops: Ah, pera lah... agora q percebi... :oops: to fazendo confusao... :oops: :oops: :oops:
confundi Urandir com Uyrange... :oops: :oops:
putz...

Deixa em refazer meu post...

Esse Urandir é outro jacu sim, foi mal... :lol:
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
APODman
Mensagens: 101
Registrado em: 06 Dez 2004, 22:37
Localização: São Paulo

Mensagem por APODman »

Uma imagem de algo que não foi identificado do que se trata:



Imagem
"This photo was taken on November 18 1998 at aprox. 5:00 am. It was sent to NASA and various other experts in the field of Astronomy and Physics, and could not be identified.It was also sent to Terry Richardson: Physics and Astronomy College of Charleston, Charleston, SC 29424 843 953-8071. Terry has found this photo very interesting, but has yet to identify it."


Uma ampliação da luz misteriosa:
http://img385.imageshack.us/img385/8230 ... cte5zp.jpg
This photo was sent to various experts in the field of Astronomy and Physics, and no one has identified it yet. It is not an Iridium Flare,or a fuel dump. It appeared as a flash of light that came and went in a blink of an eye. It has a bluish tint to it and the curvature is not like that of a reflection caused by a satellite or meteor debris. Hopefully someone will ID this phenomena in the near future.




E que palpites vcs possuem sobre o que seja isto:
Imagem


Imagem



Imagens obtidas por Frankie Lucena
frankie57pr@yahoo.com



[ ]´s
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Muito curiosas as imagens, estranhos fenômenos luminosos!
APODman
Mensagens: 101
Registrado em: 06 Dez 2004, 22:37
Localização: São Paulo

Mensagem por APODman »

Mais uma imagem interessante:

Imagem

Na realidade tanto a imagem acima como as duas imagens postadas anteriormente são resultdos de lançamentos de foguetes.

A imagem acima é detalhada em:
http://epod.usra.edu/archive/epodviewer.php3?oid=275104

Trata-se da trilha de condensação feita por um foguete durante sua subida




As duas imagens do post anterior são os gases emitidos na partida do foguete dispersando-se com o tempo.

Eu inverti a ordem das duas iamgens e apenas isto já daria a impressão de que a trilha de gás se "consertou", endireitando-se em relação imagem anterior o que dá a sensação de um movimento coerente e inteligente.

Fonte das imagens:
http://frankie57.photosite.com/TMA_Clouds/


Apenas a mancha luminosa da primeira imagem realmente permanece sem identificação.


Mas devido ao formato côncavo da imagem bem como a presença de dois pequenos artificos luiminosos simétricos dispostos logo acima da imagem me dão a impressão de que tal mancha luminosa seja algum reflexo interior ao sistema de lentes da câmera.


Fonte:
http://frankie57.photosite.com/mystery/


[ ]´s