Nave movida a vela solar pode estar destruída

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

fah
Mensagens: 46
Registrado em: 28 Fev 2005, 09:49
Localização: Francisco Beltrão-PR

Nave movida a vela solar pode estar destruída

Mensagem por fah »

A Planetary Society, promotora americana da nave a vela solar Cosmos I, que poderia revolucionar a exploração do espaço, admitiu nesta quinta-feira que o aparelho pode estar destruído, como anunciaram ontem as autoridades espaciais e militares russas.

"Nestas últimas 24 horas, a agência espacial russa (RKA) concluiu que o motor do primeiro estágio do foguete Volna, que transportava a Cosmos I, teve um erro de funcionamento. A perda da nave seria então uma conclusão provavelmente acertada", reconheceu a Planetary Society em comunicado.

No entanto, três estações terrestres captaram na quarta-feira alguns sinais fracos que poderiam ter sido emitidos pela nave solar, acrescentou o texto. "Isto significa que a Cosmos teria conseguido se posicionar em uma órbita mais baixa", continuou o comunicado da Planetary, que considerou "ínfima" a possibilidade. "Trabalhamos com o comando estratégico americano para obter mais informações dentro de 24 horas", afirmou.

Nesta quarta-feira, o americano Louis Friedman, diretor do projeto e presidente da Planetary Society, havia discordado da agência espacial russa, afirmando que ainda haveria a possibilidade de sucesso para o veleiro espacial solar.

A Cosmos I foi concebida e construída pela NPO Lavochkin, uma agência espacial russa quase independente. O governo russo, por sua vez, ficou encarregado do lançamento. A nave deveria abrir, neste sábado, suas oito velas triangulares finíssimas, com 5 mícrons de espessura, e confeccionadas em mylar (uma lâmina flexível que reflete a luz e evita que a radiação solar penetre). Uma vez desdobradas, as velas - que lembram as pétalas de uma flor - teriam a forma de um imenso espelho redondo com 30 metros de diâmetro.

O princípio é relativamente simples. O fluxo de fótons, partículas que formam a luz, ricocheteia na superfície das velas, empurrando-as para frente. Embora seja suave, este impulso é constante e cumulativo no vazio do espaço, onde nenhum atrito detém o movimento. Desta forma, em 100 dias uma nave movida à vela solar poderá atingir 10 mil km/hora e em um ano, 36 mil km/hora.

Depois de três anos, a velocidade superaria os 100 mil km/hora, o que permitiria viajar para Plutão - planeta mais distante do sistema solar - em menos de cinco anos. Uma missão com destino a Plutão, lançada com propulsores de motor químico e usando a gravidade de Júpiter para acelerar, levaria nove anos para chegar ao destino.

FONTE: AFP

:(
inteligente foi o homem que inventou deus (platão)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

pqp...
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Clara Maria
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Jun 2005, 09:59

Mensagem por Clara Maria »

Gustavo Latorre escreveu:pqp...
idem :shock:
"Quando todos pensam da mesma maneira, ninguém pensa grande coisa." (Walter Lippman)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)