Comos 1 - Tecnologia para alcançar as estrelas

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

APODman
Mensagens: 101
Registrado em: 06 Dez 2004, 22:37
Localização: São Paulo

Comos 1 - Tecnologia para alcançar as estrelas

Mensagem por APODman »

Submarino lança primeiro veleiro espacial já construído SALVADOR NOGUEIRA
da Folha de S.Paulo

Imagem
Na tarde de hoje, a calmaria do gelado mar de Barents será perturbada por um míssil. Irrompendo da água com enorme velocidade, o foguete Volna partirá de um submarino russo e só terminará de queimar seu combustível quando atingir uma órbita ao redor da Terra. Em seu interior, parte rumo ao espaço uma pequena nave, de nome Cosmos-1. É o primeiro veleiro espacial construído pela humanidade.

Imagem
The Planetary Society

Concepção artística do veleiro solar Cosmos-1
O projeto foi tocado durante anos pela famosa Sociedade Planetária (www.planetary.org), instituição internacional que teve entre os fundadores o cientista planetário e divulgador de ciência norte-americano Carl Sagan (1934-1996), em parceria com a NPO Lavochkin e o IKI (Instituto de Pesquisas Espaciais), ambos órgãos de pesquisa russos.

O financiamento veio principalmente da companhia Cosmos Studios, da viúva de Sagan, Ann Druyan. O custo do satélite, feito sem ajuda de investimentos governamentais de qualquer país, ficou em cerca de US$ 4 milhões.

A espaçonave tem apenas 50 quilos, mas deve ocupar uma grande área assim que estiver em órbita --ela é composta por oito velas triangulares dispostas num círculo, com pouco mais de 30 metros de diâmetro. Os triângulos, é claro, vão amontoados dentro da espaçonave durante o lançamento, como um pára-quedas fechado, e só se abrem no espaço, depois que a nave atingir sua órbita, cerca de 800 quilômetros acima da superfície terrestre.

Movida a luz

A grande vantagem de um veleiro espacial é que ele não precisa de combustível para se movimentar. Assim como os navios podem usar velas para ganhar impulso a partir dos ventos, as espaçonaves equipadas com velas podem ser impulsionadas pelas partículas de que é feita a luz --coisa que o espaço tem em abundância, graças à benéfica presença do Sol.

Agora, se é tão bom, por que ninguém fez isso antes? Ocorre que a Cosmos-1 serve apenas como uma prova de que a idéia funciona. Suas velas, feitas de um polímero recoberto de alumínio com apenas 5 milésimos de milímetro de espessura, não devem durar muito mais do que um mês --é difícil fabricar um material suficientemente leve e reflexivo que resista por muito tempo aos rigores de uma viagem espacial.

Além do mais, são necessárias velas enormes, mesmo quando a idéia é dar impulso extra a uma nave de apenas 50 quilos, como é o caso da Cosmos-1. Para acelerar uma nave tripulada ou uma sonda como a sonda Cassini, que está agora em órbita ao redor de Saturno, veículos que têm várias toneladas de massa, o tamanho das velas, com a tecnologia existente hoje, seria proibitivo.

E, para fechar a conta, ainda é muito complicado projetar uma nave para abrir como um pára-quedas, com as velas cuidadosamente dobradas em seu interior até que o veículo atinja o espaço. (Tentar decolar com as velas abertas seria ainda pior --o material seria destroçado pelo atrito com a atmosfera, na rota até a órbita.)

Por todas essas razões, os veleiros solares são uma tecnologia que está mais para o futuro do que para o presente da exploração espacial. Ainda assim, vale a pena.

Possibilidades ilimitadas

Uma vela acelera muito devagar --vai de zero a 140 km/h em um dia. Mas pode continuar acelerando continuamente, sem parar, porque sua fonte de impulso --a luz-- é inesgotável. Então, em três anos seguidos de viagem, ela pode atingir a velocidade de 140.000 km/h. Num ritmo desses, seria possível ir até Plutão --o mais distante dos planetas do Sistema Solar-- em cinco anos de viagem. (Uma sonda da Nasa, a agência espacial americana, irá iniciar essa viagem no ano que vem. A chamada New Horizons, com métodos de propulsão tradicionais, deve atingir Plutão por volta de 2015.)

Um dos mais ardorosos defensores da estratégia dos veleiros solares é o engenheiro Louis Friedman, diretor-executivo da Sociedade Planetária (foi co-fundador da instituição, com Sagan e Bruce Murray) e diretor de projeto da Cosmos-1.

Friedman tem, na verdade, uma longa experiência com o conceito de veleiros solares. Ele já chegou a trabalhar em projetos desse tipo (que nunca chegaram a ser construídos) enquanto esteve no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa, na Califórnia.

Antes de partir para a Rússia, com o objetivo de acompanhar o lançamento da nave, ele conversou com a Folha.

"A Cosmos-1 está tentando duas façanhas audaciosas --primeiro, demonstrar uma nova tecnologia para futuras viagens pelo Sistema Solar. Segundo, demonstrar o papel da iniciativa privada na exploração espacial", disse. "Estou muito orgulhoso de que tenhamos chegado ao ponto de poder fazer essas duas coisas."

Quanto a futuros projetos espaciais da Sociedade Planetária, ele prefere não arriscar um palpite.

"Temos idéias sobre os passos que poderemos dar a seguir, mas hoje precisamos nos concentrar no presente", argumenta. "A Sociedade [Planetária] vai prosseguir criando novos e empolgantes empreendimentos espaciais e sempre irá apoiar os contínuos esforços governamentais para a exploração de outros mundos."
:oops: acidentalmente apaguei o post original do APODman. Gt.
EDurval
Mensagens: 139
Registrado em: 01 Jun 2005, 12:56
Localização: Volta Redonda

Mensagem por EDurval »

Pois é o mundo realmente da voltas, no passado foram os portuqueses nas suas caravelas. Sera que teremos Caravelas estelares a voar pelos ventos solares????
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Re: Comos 1 - Tecnologia para alcançar as estrelas

Mensagem por Latorre »

APODman escreveu:Forward estimava que seria possível acelerar uma nave à metade da velocidade da luz (150 mil quilômetros por segundo)
:shock:
Segundo seus cálculos, uma viagem tripulada até Epsilon Eridani, que está a 10,5 anos-luz do Sol, em ida e volta, poderia ser feita em 51 anos.
:shock:

...e renovam-se as espectativas!!
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Uma falha no foguetão lançador fez os cientistas perderem a comunicação com o "veleiro espacial" Cosmos-1. O aparelho pretendia ser a primeira nave espacial concebida para navegar por impulso do vento solar.

SIC

Um porta-voz da esquadra russa do mar do Norte disse à agência noticiosa oficial Itar-Tass que "o propulsor da primeira fase do foguetão deixou de funcionar 83 segundos após o lançamento".

O foguetão Volna que transportava o Cosmos-1 tinha sido lançado na terça-feira à noite, a partir do submarino nuclear russo "Borisoglebsk", submerso nas águas do mar de Barents.

O porta-voz naval declarou à Itar-Tass, que o lançamento decorreu em conformidade com o programa previsto, tendo o Volna saído da superfície das águas e iniciado o voo.

No entanto, fontes do Centro Makeyev confirmaram à Itar-Tass, citada pela agência France Press, que houve uma falha na primeira etapa do Volna e adiantaram que os especialistas estavam agora a analisar detalhadamente todas as informações recebidas durante os 83 segundos do voo do foguetão, para apurar as causas do fracasso.

Um perito citado pela Itar-Tass, explicou que o Volna, ao contrário dos foguetões militares, não se auto-destrói em caso de falhas, pelo que não se exclui a possibilidade de serem encontrados restos do engenho.

A primeira nave a navegar por impulso do vento solar

O "veleiro espacial" Cosmos-1 é um projecto do centro Científico Espacial Kavochkin de Moscovo financiado por várias organizações não governamentais e pela Sociedade Planetária dos Estados Unidos.

De acordo com o programa previsto, o Volna deveria colocar o Cosmos-1 numa órbita a 800 quilómetros de altitude, e depois abrir as suas "velas" para captar o vento solar e iniciar um voo de um mês à volta da Terra.

Até agora o Cosmos-1 não emitiu qualquer sinal.

A falha no foguetão lançador já tinha acontecido, durante a colocação em órbita de um satélite militar russo, o Molnia-M.



:cry:
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)