É possível habitarmos a lua?

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Você acredita na terraformação lunar?

Sim, ainda neste século.
0
Não há votos registrados
Sim, daqui a 200 anos.
2
50%
Sim, mas entre 300 ou 500 anos.
0
Não há votos registrados
Sim, mas somente no 4º milênio.
1
25%
Nunca, jamais, em hipótese alguma!
0
Não há votos registrados
Talvez, mas vamos ter que pedir autorização dos ETs!
1
25%
Se fosse possível, os Ets já teriam feito!
0
Não há votos registrados
 
Total de votos: 4

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

É possível habitarmos a lua?

Mensagem por lulu »

Sei que a lua não contém água nem ar, mas será que no futuro seria possível enchermos a lua de água e ar , plantar florestas, introduzir insetos e animais e por fim habitá-la?

Antes de dizerem que a gravidade seria insuficiênte para reter a atmosfera, considerem a mais recente descoberta da humanidade: Titan. Com apenas 5.150 km de diâmetro, pouco mais que a lua ostenta uma atmosfera de 750 km de espessura, ou quase dez vezes mais espessa que a da Terra que tem quase 13.000 km de diâmetro e uma atmosfera de cerca de 100 km. Acho que Titan derrubou a idéia de que corpos menores que a Terra não possam reter atmosfera.

Só um detalhe, em meu projeto, não penso em retirar nem água, nem ar da Terra, mas de outros planetas ou dos cometas.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Eu penso que a Lua seja um planeta morto. Em minha estreita concepção, a Lua é um mundo que foi capturado pela gravidade terrestre. Alguns cientistas consideram a Lua como sendo um outro planeta, e não apenas um satélite natural, devido ao seu tamanho desproporcionalmente grande. Assim sendo, estaríamos vivendo em um sistema bi-planetário.

Há três principais teorias sobre a formação da Lua: a co-acreção, segundo a qual a Lua e a Terra teriam se formado ao mesmo tempo a partir da Nebulosa Solar; a fissão, que defendia a hipótese de que a Lua teria se originado da própria Terra; e da captura, que postula a formação da Lua em outro ponto do universo, sendo subseqüentemente capturada pela Terra. Nenhuma dessas teorias mostra-se plenamente satisfatória. As novas e detalhadas informações trazidas pelas pedras lunares levaram à teoria do impacto: a colisão da Terra com um objeto de grande dimensão e a formação da Lua a partir do material ejetado. Ainda há detalhes que precisam ser elaborados, mas a teoria do impacto é agora amplamente aceita. Como leigo, eu prefiro mesmo a teoria da captura.

Devido a seu tamanho e composição, a Lua é às vezes classificada como "planeta" telúrico, juntamente com Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

(planetas telúricos são constituídos basicamente de rochas e metais e possuem densidades relativamente elevadas, baixa rotação, superfícies sólidas, nenhum anel e poucos satélites. Os planetas pequenos têm diâmetros inferiores a 13.000 km.)

Há dois tipos básicos de topografia lunar: os planaltos bastante antigos e densamente craterizados e os maria relativamente suaves e mais jovens. Os maria (que compreendem cerca de 16% da superfície lunar) são enormes crateras de impacto que, posteriormente, foram inundadas por lava derretida. A maior parte da superfície é coberta de regolito, uma mistura de pó fino e resíduos rochosos produzidos pelo impacto de meteoros. Por alguma razão desconhecida, os maria estão centrados no lado visível.

Curiosamente, o centro de massa da Lua é deslocado de seu centro geométrico em cerca de 2 km em direção à terra. Além disso, a crosta é mais fina no lado visível.

A Lua está se afastando da Terra a cerca de 3,5 centímetros por ano. O acoplamento gravitacional entre a Lua e a Terra, além de causar as marés, também transfere energia gravitacional da Terra para a Lua. Isso diminui a rotação da Terra (em cerca de 1,48 milissegundos/século) e acelera a Lua para uma órbita maior.

Eu acho mesmo que a Lua seja um mundo morto desgarrado de sua órbita original e capturado pela Terra...
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Lu, o gde problema, realmente como vc antecipou eh a atmosfera. O solo da lua nem pode ser tocado sem luvas: a tempeatura daquela areia branca fica em torno dos 100 graus(!) pela incidencia direta de sol...

A pergunta entao, jah q Titan tem atmosfera eh: pq Titan tem e a Lua nao? Poderiamos contruir uma "atmosfera artificial" (no melhor estilo Highlander III) em nosso satelite? Ateh isso nao seria interferir negativamente na galaxia? Athe q ponto isso seria positivo, negativo, e quais as consequencias futuras poderiamos prever? Enfim, por que habitar a Lua?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

E bem mais viavel construirmos cidades espaciais do que em solo de outro planeta
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
fah
Mensagens: 46
Registrado em: 28 Fev 2005, 09:49
Localização: Francisco Beltrão-PR

Mensagem por fah »

é como o ricardo comentou.. muito menos na lua.. como se ve ate hoje não se tem muiiitos recursos aproveitaveis la.. acho que vamos nos transformar noque um dia pensamos dos ets.. eheh migrando de planetas a planetas sugando sugando.. :?
inteligente foi o homem que inventou deus (platão)
Almir

Mensagem por Almir »

A diferença de Titã e da Lua, é a temperatura.

Infelizmente a Lua não possui gravidade (melhor dizendo: velocidade de escape) suficiente para apoiar uma atmosfera de O2, N2 e vapor de água nas atuais temperaturas que esta sujeita. Os gases seriam perdidos muito rápido para o espaço (talvez em um centenas de anos apenas).
Não é viável. Eu já imaginei uma atmosfera de apenas CO2. Nesse caso, seria mais fácil, devido ao maior peso atômico da molécula. Talvez possível, mas mesmo assim teria um limite de temperatura para se evitar a perda do CO2 para o espaço.

Titã tem temperatura média de -178ºC!
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

olha... quam sabe um dia a gente invente uma atmosfera...
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)