Terra esteve coberta de gelo pelo menos duas vezes.

Área reservada exclusivamente a postagem e discussão de dados verificáveis. Debate dentro da metodologia científica. Sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Terra esteve coberta de gelo pelo menos duas vezes.

Mensagem por Britan »

Não sei se é o sitio correcto para postar isto, de qualquer das maneiras penso que sim e não deixa de ser interessante, a ser verdade os periodos glaciares podem perfeitamente ter ocultado qualquer outro tipo de civilização existente nos periodos antecedentes aos da noticia a seguir relalatada.

• REVISTA "SCIENCE"
Terra esteve coberta de gelo pelo menos duas vezes
Cientistas descobriram provas de que a Terra esteve, pelo menos por duas vezes, totalmente coberta de elo no período que começou há 758 milhões de anos e terminou há 580 milhões de anos, refere esta sexta-feira a revista "Science".
( 18:53 / 08 de Abril 05 )



As provas foram encontradas numa análise do irídio interplanetário depositado nas camadas de gelo durante aquele período.

O estudo dos geólogos da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, e do Departamento de Ciências Geológicas de Viena indica que se pensa que existiram na realidade quatro glaciações, mas só há provas de duas.

Essas glaciações terminaram bruscamente quando começou a surgir um aquecimento global que produziu um rápido degelo devido ao que foi classificado como «um efeito de superestufa».
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

A minha pergunta é: O que teria causado tais glaciações?
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

...e o pior eh q o motivo das glaciaçoes jah eh super conhecido, soh q nao me lembro mesmo. Nao lembro se tem relaçao com a mudança no eixo de inclinaçao do planeta (o q mudaria o angulo de incidencia dos raios solares...). Vou ver se acho algo.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
murilo
Mensagens: 34
Registrado em: 21 Jan 2009, 15:48

Mensagem por murilo »

eu acho que sei mais não tenho certeza, vi na internet que essas glassiações acontecem por causa de um astro que passa de tampos em tempos na Terra não sei s é verdade pode ser...
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

not true
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Há tempos vi num canal de TV por assinatura que as glaciações PODEM estar relacionadas às tempestades solares: aumenta o calor na superfície terrestre, há maior evaporação, as nuvens cobrem o sol, a terra esfria, etc.
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

Enviada: Sáb Abr 09, 2005 5:19 pm

A minha pergunta é: O que teria causado tais glaciações?
A quase 4 anos e a pergunta ainda esta de pé?









A glaciação é culpa dos dragões que queimaram as florestas rs
[Reino de Fogo mode on]
Almir
Mensagens: 32
Registrado em: 02 Mai 2006, 16:44

Mensagem por Almir »

Há 600 milhões de anos a Terra passou por um período glacial tão forte que ficou completamente coberta por glaciares. Este período glacial durou cerca de 10 milhões de anos. Muitos pesquisadores pensam que ocorreram não apenas uma, mas quatro glaciações.A vida na Terra sofreu uma extinção maciça e ficou confinada às zonas de águas termais.

Ninguém sabe ao certo como é que se formou a Terra Bola de Neve, nem ninguém percebe por que é que o fenômeno não ocorreu mais vezes ao longo da história da Terra. Mas existe uma boa teoria de como tudo se terá passado. O CO2 (dióxido de carbono) é eliminado da atmosfera porque se dissolve na água das chuvas e reage com rochas de silicatos formando rochas de carbonatos. Há 600 milhões de anos, o grande continente equatorial, onde se concentrava toda a terra emersa, dividiu-se em vários fragmentos. A fragmentação aumentou a linha da costa e, conseqüentemente, a circulação de água, formando-se inúmeros rios que antes não existiam. Esta situação causou um abaixamento do CO2 na atmosfera, diminuiu o efeito de estufa e causou um arrefecimento global. Numa época em que o Sol irradiava 6% menos energia do que agora, isso foi o suficiente para transformar uma idade do gelo numa super-idade do gelo. A partir do momento em que o gelo atingiu os 30 graus de latitude, o processo entrou em realimentação positiva, porque o impacto do gelo no albebo terrestre é maior para latitudes menores. Como os continentes não estavam localizados próximos dos pólos, eles não foram cobertos de gelo na fase inicial do processo e continuaram a retirar o CO2 da atmosfera. Normalmente, a glaciação dos continentes inibe o processo de formação de carbonatos e a concentração de CO2 mantém-se elevada.

Uma Terra Bola de Neve é, à primeira vista, um sistema estável, porque reflete os raios solares e nunca se aquece, mesmo que, por exemplo, a órbita da Terra se torne mais favorável. Por isso, se a Terra Bola de Neve existiu mesmo, como é que nós estamos aqui no quentinho? Enquanto a Terra passou por esta fase, os vulcões continuaram ativos e continuaram a libertar grandes quantidades de CO2. No entanto, o CO2 não estava a ser absorvido porque as maior parte das algas fotossintéticas tinha desaparecido e porque os continentes estavam cobertos de gelo e não existiam rios. À medida que o CO2 aumentava, também aumentou o efeito de estufa e a Terra começou a aquecer. Calcula-se que ao fim de 10 milhões de anos o CO2 passou a ser 10% da atmosfera terrestre. Neste ponto, o efeito estufa atingiu uma intensidade tal que o gelo no equador começou a derreter. Este fenômeno gerou um processo de realimentação positiva. Como a água do mar é mais escura que o gelo, a Terra passou a absorve mais calor na região dos pólos. Para além disso, quando o oceano descongelou libertaram-se todas as forças meteorológicas, o que terá contribuído para a circulação atmosférica e para a transferência de calor do equador para as zonas frias. Quando grande parte dos continentes ficou livre do gelo, o ciclo do carbono reiniciou-se e grande parte do CO2 foi transformado em carbonatos. Neste período, formaram-se grandes depósitos de carbonato.

Retirado do site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/al ... e-neve.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_bola_de_neve

Existem também alguns documentários sobre o assunto tanto do Discovery quanto do N.Geographic.