1º planeta extra-solar

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

fah
Mensagens: 46
Registrado em: 28 Fev 2005, 09:49
Localização: Francisco Beltrão-PR

1º planeta extra-solar

Mensagem por fah »

Grupos vêem planeta extra-solar pela primeira vez
05/04/05


Pela primeira vez na história, astrônomos conseguiram observar diretamente a luz vinda de planetas fora do Sistema Solar. É o que acabam de relatar dois grupos de pesquisadores, trabalhando independentemente.

Os dois feitos foram alcançados com a ajuda do telescópio orbital de luz infravermelha da Nasa, o Spitzer. Um dos grupos foi coordenado por Drake Deming, do Centro de Vôo Espacial Goddard, da agência espacial americana. O outro, liderado por David Charbonneau, do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica. Ambos ficam nos EUA.

Os resultados abrem as portas da astronomia para uma empolgante nova era de pesquisa, em que será possível não só constatar a existência e a posição de planetas extra-solares mas também derivar características próprias desses astros, como a composição atmosférica e a temperatura.

Embora tenham sido anunciados conjuntamente, os dois estudos sairão em periódicos científicos diferentes. O trabalho de Deming deve figurar numa edição futura de revista britânica "Nature", com publicação on-line amanhã. Já o de Charbonneau aparece em junho no "Astrophysical Journal".

Nos dois casos, a descoberta é muito parecida. Usando diferentes instrumentos do Spitzer, eles mediram a luz de uma estrela não muito distante conforme o planeta passava por trás dela. Não se pode distinguir a fraca luz do planeta em meio ao brilho da estrela, mas é possível detectar uma ligeira redução no brilho total dos dois objetos quando o planeta está escondido.

Uma vez detectada a diferença entre a luz "planeta + estrela" e a luz "só estrela", os cientistas puderam distinguir as propriedades da radiação que vem especificamente do planeta. Mas só em infravermelho --freqüência em que o astro menor tem 0,25% do brilho da estrela.

Se fosse para tentar o mesmo na freqüência da luz visível, a diferença de brilho aumentaria para o patamar em que é quase impossível fazer a distinção: o brilho do planeta teria apenas 0,01% do da estrela.

Mesmo com infravermelho, o sucesso não veio com facilidade. "Note que a maior parte do estudo é dedicada ao tratamento matemático dos dados, quer dizer, mesmo com o Spitzer, eles devem estar tratando de coisas no limite", diz Cássio Leandro Barbosa, astrônomo do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP (Universidade de São Paulo), que não participou da nova pesquisa.

Informações

O método mais tradicional de observação de planetas extra-solares é o da medição da velocidade radial (nome feio para "observação de bamboleio estelar").

É uma técnica indireta, em que os cientistas vêem o quanto a estrela se move por conta da influência de um planeta ao seu redor. Com isso, é possível estimar, de forma aproximada e indireta, a massa e a órbita do astro, mas nada de seu "conteúdo". Daí a importância de detectar a luz vinda de um planeta, mesmo que não renda nenhuma imagem espetacular.

Com a luz, os pesquisadores podem procurar nela a "assinatura" de algumas das propriedades características da fonte luminosa. Os astrônomos já deram uma boa demonstração disso nessas primeiras detecções. Ambos confirmaram que essa classe de planeta, um gigante gasoso que orbita muito próximo à estrela, faz jus ao nome: "júpiter quente".

No estudo de Deming, o planeta foi designado HD 209458b. Ele tem o diâmetro cerca de 70% maior que o de Júpiter, o gigante do Sistema Solar, e completa uma volta em torno de seu sol, a 153 anos-luz daqui, a cada três dias e meio terrestres. (Em comparação, o "nosso" Júpiter leva 12 anos.)

O outro astro, designado TrES-1, gira ao redor de uma estrela ainda mais distante, a 489 anos-luz, e um pouco menor do que o Sol. Ele tem apenas 16% a mais que o diâmetro de Júpiter e fecha um ano em três dias terrestres.

Nos dois casos, a luz detectada permitiu que os cientistas descobrissem a temperatura dos astros. O HD 209458b tem uma temperatura de 1.130 K (857C), mais ou menos 150 graus. Já o TrES-1 é um pouco mais "frio": 1.060 K (787C), mais ou menos 50.

A meta agora é estender a pesquisa a outros planetas e "ler" os dados "cifrados" na luz, como a composição do ar desses mundos.

UOL

.............................

po eu acho que daqui pra frente as noticias irão comecar a cair com mais intesidade em relação a esse assunto =p qm sabe preparando a população não?
inteligente foi o homem que inventou deus (platão)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

...acho q nao tem muito o q prepara a populaçao. Se fosse algo diretamente ligado a EBEIs em si... E a astronomia vai progredindo.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)