Algumas dúvidas...

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Algumas dúvidas...

Mensagem por Kosmus15 »

Minha pergunta é a seguinte: a ciência tem "fim"?

Digo, vocês acham que há o "ápice científico"? Onde "o tudo" é compreendido de uma forma singular e total? Ou a ciência tende ao infinito?

Nesse cenário, vocês acham que, se uma forma de vida chegar a esse ponto, absolutamente TUDO o que pensamos ser impossível seria possível? Ou seja, todas as possibilidades estariam dentro do "conhecimento pleno" adquirido?


E o infinito? Se ele for compreendido por essa suposta forma de vida, então todo o conhecimento, evolução, possibilidades, etc., seriam "lineares", ou seja, seguiriam a linha do infinito e tudo seria possível? Se existe o infinito, então tudo é possível??? (acho que li algo sobre f. quântica, que falava alguma coisa a respeito, mas perdi o documento).


Essa seria uma hipótese real se a humanidade tiver condições de prosperar sem intervenções externas(extinções em massa) por milhões/bilhões de centenas de anos? Aliás, nessas condições, até onde o ser humano chegaria???




Agora vem a parte pior:
como podemos "achar" que somos capazes de responder um questão dessas? Será que temos gabarito para afirmar ou negar tal ideia? Será que somos tão ignorantes assim???

O que acham?
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Boa pergunta Kosmus15!

Na minha opinião enquanto houver vida inteligente sempre haverá o que se perguntar, logo, sempre existirão respostas, e por conseguinte os debates, as dúvidas alimentarão a mente dos pesquisadores, cientistas e todos aqueles ávidos por respostas, resultando em avanços que sempre levarão à outros e outros infinitamente.

Pense por exemplo o que veio depois da invenção da roda; os automóveis, depois os aviões, depois os foguetes espaciais, estes hoje já não satisfazem nossa necessidade de descobrir lugares mais longes, outras estrelas. Pesquisa-se nos dias atuais, tecnologias que possam nos transportar além do nosso sistema solar de maneira mais rápida, então o que poderemos descobrir amanhã, daqui um ano, cem, mil anos?!

Talvez mil anos nos pareça muito perante, por exemplo, ao aquecimento global que já de capaz de extinguir boa parte da vida no planeta, inclusive a nossa se algo não for feito; precisamos repensar nossa maneira de viver, e isso - a necessidade - faz com que continuemos buscando novos rumos, novas conquistas, logo, os avanços virão, pois saímos da inércia e conquistamos o mundo, tal como fizeram os grandes descobridores no passado, tais como Vasco da Gama, Cabral, Colombo, e de certa forma se assemelhando à eles, Santos Dumont, Copérnico, Galileu Galilei, Carlos Chagas, Vital Brasil e mais recentemente Higgs além de muitos outros, sem contar os ilustres desconhecidos que ficaram no anonimato.

Recentemente vi uma entrevista com uma famosa pesquisadora brasileira em biotecnologia, a qual não me recordo o nome agora que dizia que já há estudos que visam a seleção genética para o nascimento de pessoas com QI diferenciado, pessoas essas que seriam mais inteligentes que o considerado normal, porém essas pesquisas esbarram nas questões éticas, o que de certa forma ainda inviabiliza tais experimentos, contudo pense, se a tal ética deixar de ser empecilho, logo poderemos povoar a Terra com humanos bem mais inteligentes e com isso aceleraríamos os processos e pesquisas que se fazem necessárias para o aprimoramento da raça humana e seus intentos.
Em outras palavras, sempre haverá caminhos à serem trilhados.
Kosmus15 escreveu:Minha pergunta é a seguinte: a ciência tem "fim"?
Digo, vocês acham que há o "ápice científico"? Onde "o tudo" é compreendido de uma forma singular e total? Ou a ciência tende ao infinito?
...


Não! A ciência não tem fim, o conhecimento tende sim, no meu modo de ver, ao infinito.

Kosmus15 escreveu:E o infinito? Se ele for compreendido por essa suposta forma de vida, então todo o conhecimento, evolução, possibilidades, etc., seriam "lineares", ou seja, seguiriam a linha do infinito e tudo seria possível? Se existe o infinito, então tudo é possível??? (acho que li algo sobre f. quântica, que falava alguma coisa a respeito, mas perdi o documento).
...


A física quântica ainda é um bebê que necessita de cuidados para crescer e evoluir, mas é uma grande aposta dos teóricos que falam à esse respeito. Pra você ter uma idéia, dizem que se fecharmos um punho e o considerarmos como o núcleo de um átomo, a última camada de elétrons - guardadas as proporções - estaria passando no topo do Empire State Building?

Pense!! :shock:

Pois bem, o salto quântico, é efetuado pelos elétrons - que nunca sabemos onde realmente estão, apenas podemos saber o local mais provável de estarem - saltam de uma camada para as outras sem "percorrerem" o espaço entre elas.

Fantástico não?!!


Kosmus15 escreveu:Essa seria uma hipótese real se a humanidade tiver condições de prosperar sem intervenções externas(extinções em massa) por milhões/bilhões de centenas de anos? Aliás, nessas condições, até onde o ser humano chegaria???
...


Quem sabe à outras estrelas, outras galáxias, outras dimensões.



Kosmus15 escreveu:Agora vem a parte pior:
como podemos "achar" que somos capazes de responder um questão dessas? Será que temos gabarito para afirmar ou negar tal ideia? Será que somos tão ignorantes assim???
...


Estamos engatinhando ainda Kosmus, mas como disse certa vez um dos grandes físicos da nossa humanidade, - Albert Einstein -" Todos os segredos do Universo estão dentro de nós, basta pensar". :wink:
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo