Fenômeno capturado em vídeo

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Fenômeno capturado em vídeo

Mensagem por Kosmus15 »

Senhores, desde o começo do ano tenho reparado que vem ocorrendo algo bem interessante nos céus da cidade onde estou morando atualmente.
Pra ser sincero eu não tenho certeza do que se trata. Talvez seja lixo espacial na reentrada, ou talvez sejam pequenos meteoritos que se desintegram ao entrar na atmosfera terrestre, eu não sei...

Mas, há alguns dias, tirei um tempo livre pra fazer uns vídeos do "fenômeno". Minha câmera não é muito boa para fotos à distância, então resolvi fazer vídeos com o celular e tirar alguns prints dos mesmos.

Reparei que tal fenômeno só ocorre no período da manhã ( ~7:00 às ~12:00), e vai percorrendo uma área linear, como se estivesse seguindo o padrão da rotação da terra. Ou seja, ele começa bem ao norte e, aos poucos, começa a ocorrer mais a oeste.

Segue as imagens:


ImagemImagem
Essa ai foi logo no começo que avistei um pequeno rastro branco se deslocando no céu.



ImagemImagem
É impressão minha ou esse objeto (ou seja lá o que for) se dividiu em dois?


ImagemImagem
No círculo que coloquei, quis destacar uma possível "falha" no rastro. E a flecha indica um rastro antigo já se desfazendo.



ImagemImagem
Aqui é possível ver que um dos rastros está em uma direção distinta dos demais.


ImagemImagem
Duas imagens em um intervalo de poucos minutos.


ImagemImagem
Um dos objetos fazendo uma curva durante a queda, e um segundo objeto realizando um percurso bem maior que os demais.
A trajetória do objeto da parte de cima foi tão grande, que resolvi postar o vídeo que fiz no momento:


[youtube][/youtube]

O único problema é que o filme saiu meio torto, pois pensava eu que meu celular filmava na vertical, mas o danado filma na horizontal rsrs



E aí pessoal, acham que isso é lixo espacial ou meteorito mesmo?
Isso vem ocorrendo há dias. Não reparo naquele local todos os dias, mas lembro que no começo de janeiro já acontecia isso, porém não dei muita atenção na época.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Minha opinião: Contrails.

O que é um Contrail?
Abreviação de Condensation Trail (contrail) - Trilha Condensada. Você certamente já olhou pro céu e viu, lá no alto, um avião desses comerciais soltando um rastro branco de vapor d'água à medida que cruza o céu.

Este fenômeno acontece pois em determinadas altitudes as quentes turbinas dos aviões fazem condensar partículas de água. Sendo assim, a trilha branca que vemos surgir devido à passagem do avião, nada mais é do que vapor de água condensado em cristais de gelo, o qual, rapidamente se dissipa à medida que o avião se distancia.


Este fenômeno é bem comum e não representa ameaça.
Imagem
Ad Honorem Extraterrestris
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Exatamente Euzébio; é isso aí Kosmus, fechou! :wink:
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Simples...
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

O fato de se formarem apenas na parte da manhã se deve à temperatura mais fria neste período.
Ad Honorem Extraterrestris
Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Mensagem por Kosmus15 »

Pessoal, esqueci de mencionar que naquela região não há aeroportos/pista de pouso. E também esqueci de questionar sobre o fato de que quase todos os rastros estão na diagonal.
O rastro se desloca bem devagar de cima para baixo e depois simplesmente cessa. Bem, talvez seja contrail mesmo.