Flashes num Céu Noturno

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Flashes num Céu Noturno

Mensagem por Euzébio »

Aconteceu na noite do dia 3 deste mês (sexta-feira), estava a admirar o céu vastamente estrelado, como não o fazia há décadas! Estava em um sítio alugado, passando um restinho de férias com alguns familiares. A noite estava muito quente, impossível ficar dentro de casa! Mas, no entanto, estava só, sentado ao lado da piscina, no escuro, luzes apagadas. Busquei a solidão para refletir um pouco sobre alguns acontecimentos recentes, procurando na inspiração da noite estrelada uma solução ou mesmo uma saída para alguns casos que têm me atormentado ultimamente.

O dia fora muito cansativo, eu, meu pai e minha filha mais velha, de apenas 17 anos, pegamos a estrada já era cinco da tarde para chegarmos ao destino duas horas depois! Este dia estava muito quente e a noite não foi diferente. Lembrei das estrelas, e fui ao seu encontro.

Vi muitas estrelas, algumas muito brilhantes, outras quase apagadas, vi também alguns planetas nossos companheiros da jornada ao redor do sol que nos aquece a todos.

Por alguma maravilhosa coincidência, algum vizinho resolveu tocar um instrumento - me pareceu um trombone - que imediatamente me fez lembrar a cena do encontro entre humanos e extraterrestres no memorável filme "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", na cena em que ambos trocam sinais musicais como uma forma de comunicação. Aquilo foi mágico, que mistura incrível de céu estrelado e graves notas musicais...

Como consequência, decidi que preciso vê-las mais vezes - as estrelas - e também aprender a tocar um instrumento. De sopro, obviamente. Quem sabe um dia não ouço a música das estrelas?

Mas, o motivo do tópico não é este. O motivo é outro, bem diferente.

Neste meu êxtase de admiração visual e sonora, tive a impressão de ter visto um flash entre as estrelas! Na verdade, estava mesmo esperando ver algo, como uma estrela se movendo de forma suspeita, quem sabe um OVNI... Um simples satélite ou a ISS e eu já me daria por satisfeito. Mas não, o que pensei ter visto foi um inusitado flash - como estes disparados por máquinas fotográficas.

Será que estão me fotografando, os ETs - pensei.

Fixei a vista no ponto celeste onde pensei tê-lo visto e - voilà - aconteceu novamente! Desta vez eu vi! Eu vi o flash sendo disparado lá do céu!

Porém as nuvens se aproximavam rapidamente, logo o local do flash seria por elas encoberto!

E, surpresa, um novo flash! Desta vez num ponto pouco distante do primeiro - e um quarto flash aconteceu! Pude distinguir uma pequena esfera (pequena mesmo!) se deslocando em linha reta - seria um satélite?

Na verdade é o que eu penso, um satélite fotografando a Terra - certamente de alguma agência espacial. Não sei qual a vantagem de se fotografar à noite, mas...

Alguma sugestão?
Ad Honorem Extraterrestris
Naixe323
Mensagens: 35
Registrado em: 23 Nov 2013, 22:03
Localização: Campinas SP

Mensagem por Naixe323 »

Bem interessante Euzébio... mas será que um satélite teria um flash tão potente a ponto de ser visto da terra, ao tirar uma foto? Dependendo do horário que você observou este evento, acredito que poderia ser reflexo do sol em uma das 'pás' do satélite. Acha que poderia ser isso? Era de uma cor somente?
A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos.
Platão
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Era de uma cor somente, como um flash mesmo...

Aqui a imagem do que eu vi: é um flare de um satélite geoestacionário. A diferença é que o "meu" flash durava menos de um segundo em cada exposição, e eu tenho certeza que ele se deslocava - lentamente, mas se deslocava:

Imagem

Reparem no relógio digital no canto inferior esquerdo. Marca de 20:46 até 21:08...
Ad Honorem Extraterrestris
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Parece mesmo se tratar de um satélite Euzébio, a observação deste tipo é relativamente comum, pois com um pouco de sorte e muita paciência além de algumas coordenadas é perfeitamente possível avistá-los.

Uma vez observei um destes quando estava dirigindo à trabalho em companhia de um colega, no início nos espantamos mas depois constatamos se tratar de um satélite como este que você viu.

Mas flashes nem sempre são evidência apenas de satélites, certa vez, quando era adolescente, vi alguns flashes no céu noturno, por volta das 20h00 que apareciam em vários pontos do firmamento, não aparentavam ter uma trajetória regular e "piscavam" muito rapidamente ora num ponto, ora em outro! Até hoje não consegui entender do que se tratou aquele avistamento, apenas suponho se tratar de algo que sobrevoava à grande altitude apagado e por vezes piscava como citei.

Certamente não era um satélite, nem avião, nem balão nem nada oficialmente conhecido. Era realmente muito estranho!
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Alexandre, encontrei isto num forum de Astronomia:

http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum ... 21&t=18534

Parece que não fui o único que observou a estranha luz piscante no céu...

Não estou convencido de que seja um satélite - pelo menos não um satélite comum.
Ad Honorem Extraterrestris
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Interessante!

Vou ver se consigo observar o céu nos próximos dias pra ver se flagro um destes, o problema é toda essa nebulosidade comum por aqui.

Já vou deixar a luneta velha de guerra à postos. :wink:
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Nem me fale em nebulosidade, é o que mais se vê em São Paulo...

Eu queria observar mais vezes o céu estrelado - me fez um bem danado!

Ainda mais com o som daquele enigmático instrumento - preciso aprender a tocar um instrumento!
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Euzébio, o flash que viu aconteceu num ponto especifico com se fosse um reflexo ou pareceu-lhe que o céu, por um “milionésimo” de segundo ficou iluminado?

Naturalmente que um satélite não pode usar um flash para fotografar a Terra pois o flash como deve imaginar, não teria potencia suficiente para tal tarefa. Por outro lado há tecnologia que permite fotografar à noite sem iluminação (eu sei que sabe).

A rotação do satélite poderá originar os tais flashes por causa da incidência do Sol nos seus painéis solares por isso perguntei se o flash vinha de um ponto específico.

Mas há um fenómeno natural que também provoca flashes no céu (eu também já vi flashes no céu que aliei imediatamente a esse fenómeno, mas sem certeza). Trata-se do “sprite”. Resumidamente eles ocorrem na alta atmosfera e não é necessário haver nuvens para as descargas eléctricas acontecerem.

Lembrem-se que os vídeos que vão ver são filmados com câmaras de alta velocidade pelo que a normal percepção que temos é exactamente a de um brevíssimo flash de luz no céu.
No meu caso a luz não era intensa (como num flash fotográfico), mas sim uma claridade súbita e algo esbatida que acendia suavemente o céu.

[align=center][youtube][/youtube]


[youtube][/youtube][/align]
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Cavaleiro escreveu:Euzébio, o flash que viu aconteceu num ponto especifico com se fosse um reflexo ou pareceu-lhe que o céu, por um “milionésimo” de segundo ficou iluminado?
Num ponto específico, que me pareceu deslocar-se a cada disparo.
Cavaleiro escreveu:Naturalmente que um satélite não pode usar um flash para fotografar a Terra pois o flash como deve imaginar, não teria potencia suficiente para tal tarefa. Por outro lado há tecnologia que permite fotografar à noite sem iluminação (eu sei que sabe).

A rotação do satélite poderá originar os tais flashes por causa da incidência do Sol nos seus painéis solares por isso perguntei se o flash vinha de um ponto específico.
Sempre imaginei que satélites não giravam em torno de seu eixo, para não interferir na retransmissão de sinais. Poderia ser um satélite geoestacionário, como descrevi anteriormente, ao refletir a luz solar, mas este reflexo duraria vários minutos, e não apenas uma fração de segundo...
Cavaleiro escreveu:Mas há um fenómeno natural que também provoca flashes no céu (eu também já vi flashes no céu que aliei imediatamente a esse fenómeno, mas sem certeza). Trata-se do “sprite”. Resumidamente eles ocorrem na alta atmosfera e não é necessário haver nuvens para as descargas eléctricas acontecerem.

Lembrem-se que os vídeos que vão ver são filmados com câmaras de alta velocidade pelo que a normal percepção que temos é exactamente a de um brevíssimo flash de luz no céu.
No meu caso a luz não era intensa (como num flash fotográfico), mas sim uma claridade súbita e algo esbatida que acendia suavemente o céu.
Não eram sprites, era uma luminosidade como a de um flash fotográfico, rápida e concentrada.
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Euzébio escreveu:Sempre imaginei que satélites não giravam em torno de seu eixo, ...
Não faço a mínima ideia se giram ou não.
Talvez seja uma ideia que tenho devido a alguns filmes que vi. Uma vez que não existem só satélite de comunicações...

Talvez os diferentes locais dos flashes posam ser também indicio de um satélite em deslocamento. Talvez uma lenta rotação (lá estou eu de novo a insistir) aliado ao deslocamento seja o motivo dos flashes "concentrados" e em locais diferentes. Já agora, pareceu-lhe que esses locais seguiam uma trajectória ou aconteceram em locais aleatórios?

Coincidência ou não (eu acho que foi) numa das vezes em que vi esse flash (com esposa e filhos), peguei na lanterna e fiz sinais de luz na direcção que me pareceu ser a de onde vinha a maior intensidade de luz. Curiosamente alguns segundos depois houve outro flash (mas não consegui perceber a origem exacta.

"Mistérios"...
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Cavaleiro escreveu:Talvez os diferentes locais dos flashes posam ser também indicio de um satélite em deslocamento. Talvez uma lenta rotação (lá estou eu de novo a insistir) aliado ao deslocamento seja o motivo dos flashes "concentrados" e em locais diferentes. Já agora, pareceu-lhe que esses locais seguiam uma trajectória ou aconteceram em locais aleatórios?
Pareciam seguir uma trajetória retilínea, cada flash tinha um intervalo de 15 a 20 segundos, ou seja, tudo durou em torno de 1 minuto, e o deslocamento - se é que houve, de repente me confundi com a aproximação das nuvens - foi mínimo: se colocasse numa régua milimetrada, do meu ponto de vista teria medido coisa de 5 centímetros.

Cavaleiro escreveu:Coincidência ou não (eu acho que foi) numa das vezes em que vi esse flash (com esposa e filhos), peguei na lanterna e fiz sinais de luz na direcção que me pareceu ser a de onde vinha a maior intensidade de luz. Curiosamente alguns segundos depois houve outro flash (mas não consegui perceber a origem exacta.

"Mistérios"...
rsrs... Sim, há mistérios entre o céu e a terra, muito mais do que supõe a nossa vã filosofia.

Mas, seja lá o que tenha ocorrido naquela noite quente de verão, sinto-me um privilegiado por tê-lo presenciado. Satélite ou OVNI, foi bom tê-lo visto - me fez um bem enorme nestes tempos tão difíceis.

:wink:
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Euzébio escreveu: Satélite ou OVNI, foi bom tê-lo visto - me fez um bem enorme nestes tempos tão difíceis.
Pois é Euzébio, dizem que não há coincidências (e cada vez mais acredito nisso). A verdade é que, como diz, o acontecimento fê-lo sentir-se especial e fez-lhe bem perante as adversidades por que passou...

Um sinal de esperança? Um sinal de que "Estamos a olhar por ti"?
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Um sinal de que não estamos sós, mesmo estando sozinhos...

;)
Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Som de "trombeta" que ouvi pouco antes e durante o avistamento, muito parecido com este (somente a parte do intervalo 3:16 ao 3:45):

Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por Euzébio »

Aconteceu de novo!!!

Vi o OVNI na noite de ontem, 16 de outubro de 2015!

Ao menos, é o que eu acredito...

Foi assim:

Ontem estava uma noite muito abafada, quente mesmo. Corri para a varanda do apartamento para me refrescar um pouco e logo vi a lua em quarto crescente - parecia sorrir um sorriso amarelo.

Havia umas poucas estrelas no firmamento, sim, pois o céu de São Paulo à noite deixou de ser estrelado há muito tempo!

Esquadrinhando o céu com meu olhar curioso, como sempre faço - confesso que sempre espero avistar algo de incomum, como um OVNI por exemplo - vi aquela forte luz parada no céu. A primeira ideia que me veio à mente foi que se tratava de um avião de passageiros, pois por cima do prédio onde moro sempre passam aviões apressados. Trata-se de uma rota aérea. Porém, sempre passam da esquerda para a direita, e aquela luz estava exatamente em sentido contrário: eu a avistei pelo meu lado direito. Sua localização - se não me engano - era ao norte, estava a uns 15 graus da linha do horizonte e a distância me pareceu de alguns poucos quilômetros de onde eu estava, dois ou três no máximo.

Pensei então que fosse um helicóptero, pois ali perto há uma escola de vôo, e de lá sempre partem algumas destas máquinas ruidosas - mas naquela hora, entre 8 e 9 da noite, não há movimento.

Olhei mais fixamente para a esfera luminosa que, do meu ponto de vista, não teria mais do que 2 milímetros (0,2 cm) de diâmetro. Não que esta fosse a medida do objeto voador, mas sim do espectro luminoso que me chegava à vista.

Reparei então que haviam duas luzes piscantes, como as luzes de sinalização dos aviões, porém ambas eram brancas. Elas piscavam em sequencia, nunca ao mesmo tempo. Ora a da direita, ora a da esquerda. Piscavam lentamente, para depois acelerarem a frequência e novamente desacelerarem, piscando lentamente. Pareciam querer chamar a atenção, ou era um tipo de código, como o Morse.

"Não pode ser um avião nem helicóptero, não faz sentido..." - pensei comigo mesmo.

Notei que realmente não se movia, pois continuava na mesma posição em que primeiramente o vi.

Desviei por um segundo o olhar, olhei para o outro lado do céu na esperança de avistar mais luzes, e quando voltei a minha atenção para o local do avistamento - surpresa, ainda que desagradável: ele não estava mais lá!

Como pode sumir assim? Desviei o olhar apenas um segundo e o bendito sumira!?

Procurei-o por todos os lados, como um louco, e nem um sinal! Se fosse uma nave comum, teria se deslocado para algum canto, mas nada, absolutamente nada mais havia no céu!

Era um OVNI, tenho certeza!

Desta vez sem som de trombetas, sem flashes no céu noturno, apenas aquela sequencia de luzes piscantes, como a querer dizer-me algo...

:shock:
Ad Honorem Extraterrestris