Você sabia...

Ao compreendermos os avanços cientificos e tecnológicos podemos criar bases para explicar a maior parte dos fenômenos.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Você sabia...

Mensagem por Alexandre »

...


Que a falta de gravidade pode interferir nas células dos neurônios?

Pois é; o interior das células animais e vegetais é como uma cidade, com fábricas chamadas organelas, dedicada à produção de energia e tratamento de resíduos. Uma rede de «auto-estradas» intracelulares permite a comunicação entre estas fábricas e de entrega de carga entre si e entre o interior da célula e o seu meio externo. As células vegetais têm um sistema de «auto-estrada» particularmente movimentado.

«Os pesquisadores já sabiam que os seres humanos, animais e plantas evoluíram em resposta à gravidade da Terra, e que são capazes de sentir isso», Geitmann explicou. «O que ainda estamos a descobrir é como os processos que ocorrem dentro das células do corpo humano e de plantas são afectados pela gravidade mais intensa, ou hipergravidade, que seria encontrada num planeta grande, ou a micro-gravidade, que se assemelha às condições do espaço. Os processos de transporte intracelular são particularmente sensíveis à perturbação, com consequências dramáticas para o funcionamento celular. Como esses processos são afectados por uma mudança na gravidade ainda é mal compreendido.»

As células foram colocadas numa centrífuga grande, juntamente com uma câmara ligada a um microscópio, permitindo que os investigadores controlassem, em tempo real, como as células se desenvolvem na gravidade intensa gerado pela centrífuga. «Graças às instalações da Agência Espacial Europeia, eu era capaz de determinar como a hipergravidade e a micro-gravidade afectam o tráfego intracelular no tubo de pólen», explicou Youssef Chebli, do laboratório de Geitmann.

«Escolhemos o pólen, o transportador dos espermatozóides masculinos, como nosso modelo devido ao seu papel fundamental na reprodução das plantas e da agricultura e por causa de seu crescimento extraordinariamente rápido, o que significa que podemos observar os efeitos da hipergravidade dentro de segundos.»

Segundo eles, o fluxo de tráfego intracelular é comprometido em condições de hiper-gravidade e micro-gravidade, que afectam a construção precisamente coordenada do envelope celular em crescimento», disse Chebli. «Isto permite-nos não só entender os princípios gerais do mecanismo reprodutivo em plantas, mas, mais importante, como as células respondem em condições de gravidade alterada. Os nossos resultados têm implicações para a saúde humana como efeitos similares podem ocorrer em células humanas, como neurónios, onde o transporte de longa distância intracelular é crucial.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo