Um reino por um planeta.

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

cientista
Mensagens: 154
Registrado em: 05 Dez 2004, 19:01
Localização: Ponta Grossa PR

Um reino por um planeta.

Mensagem por cientista »

Imagem


Em 1781, William Herschel, um dos mais famosos astrônomos britânicos descobriu Jorge, o sétimo planeta do Sistema Solar. Jorge? Que planeta é esse? Herschel havia dedicado sua descoberta ao soberano da Inglaterra na época, o rei Jorge III. É claro que, por motivos políticos, muitos países protestaram contra essa decisão. Mesmo assim, durante muito tempo chamou-se o novo astro de Georgium Sidus ou, simplesmente, a Estrela de Jorge.

Quase setenta anos mais tarde, por volta de 1850, a comunidade científica finalmente aceitou o óbvio: o sétimo planeta - depois de Júpiter e de Saturno - seria chamado Urano. Assim, o Sistema Solar refletiria a ordem cronológica sugerida pela mitologia greco-romana. Pois Urano, a personificação dos céus, é pai de Saturno e avô de Júpiter.

Composição e atmosfera
É bastante provável que o núcleo de Urano consista num amálgama de silício, ferro e outros elementos pesados, mas com propriedades físicas diferentes das rochas comuns. Acima do núcleo, um manto gelado de água, metano e amoníaco, sobre o qual se estende a camada mais externa, uma atmosfera rarefeita composta de gás hidrogênio e metano, muito provavelmente acompanhados de hélio. Com temperaturas entre -150°C e -200°C. Na gravura ao lado, 1 é o núcleo rochoso; 2 o manto gelado e 3 a atmosfera.

Curiosidades
• Herschel também descobriu dois satélites de Urano e outras duas luas foram encontradas pelo astrônomo inglês William Lassel. O filho de Herschel propôs os nomes Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon, os primeiros satélites naturais cujos nomes não se originam da mitologia greco-romana. São, na verdade, personagens da literatura inglesa.

• A presença de hidrogênio e metano na atmosfera é responsável pelos tons esverdeados e azulados de Urano, que apresenta uma aparência uniforme, com umas poucas nuvens esbranquiçadas.

• Por causa da grande inclinação do eixo de rotação, quase paralelo ao plano de sua órbita, os pólos de Urano se aquecem mais que as regiões equatoriais.

• O eixo do campo magnético de Urano também possui a maior inclinação de todo o Sistema Solar, 55° em relação ao eixo de rotação. A origem desse campo é a mesma dos demais planetas: uma massa fluida, condutora, em contínuo movimento devido ao movimento de rotação.

• Em 1977 descobriu-se quase por acaso um sistema de anéis em volta de Urano, depois confirmado pela sonda Voyager 2. Não tão belos e brilhantes quantos os de Saturno, mas em seu interior foram encontrados nada menos que 18 satélites, chamados pastores, que governam as órbitas dos anéis mais finos.

Dados físicos e orbitais de Urano
Distância do Sol Diâmetro Rotação Translação Massa Gravidade1
2,87 × 109 km 51.800 km 10 h 08 min 84 anos 7,4 dias 8,68 × 1025 kg 11,7 m/s2

Velocidade orbital Inclinação da órbita Inclinação do eixo Densidade média Velocidade de escape Excentricidade orbital
6,6 km/s 0º 77' 97º 1,29 g/cm³ 22,0 km/s 0,046

Achatamento Pressão atmosférica Campo magnético Albedo Temperatura1 Satélites
1/37 ? 0,23 Gauss 46% -175ºC 25
1 Valor médio, na superfície.

Dados comparativos Urano - Terra
Distância ao Sol Diâmetro Massa Volume Gravidade Campo magnético
19,19 4,01 14,5 62,2 1,17 3/4
• Para cada valor, Terra=1.
«©ìèñ┴ϧ┴Ä»