Sinais de vida em Europa (Júpiter)?

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Sinais de vida em Europa (Júpiter)?

Mensagem por Euzébio »

Sinais de vida em Europa? A Lua de Júpiter exposta.
por StarViewer

Um novo estudo conduzido por pesquisadores, mostra que o peróxido de hidrogênio é abundante em grande parte da superfície de Europa, uma das luas de Júpiter. Os autores argumentam que o peróxido de hidrogênio na superfície da lua Europa se mistura com o oceano interior que seria uma importante fonte de energia para as formas de vida que poderiam ser abrigadas no maior oceano do Sistema Solar. O estudo científico foi publicado no Astrophysical Journal Letters.

Imagem

O estudo realizado por Mike Brown e sua equipe do Instituto de Tecnologia de Pasadena, analisou dados na faixa do infravermelho da luz da lua Europa, usando o telescópio Keck II, em Mauna Kea (Havaí), durante quatro noites consecutivas em setembro de 2011 e os resultados foram publicados um ano e meio mais tarde. A concentração mais elevada de peróxido de hidrogénio foi na face de Europa, que se encontra de frente para Júpiter, com uma percentagem de 0,12%, a partir da água. (20 vezes mais diluído que o peróxido de hidrogénio que pode ser encontrado nas soluções dos remédios encontrados em farmácias). Curiosamente, a concentração de peróxido de hidrogénio na face oposta a Júpiter, ou seja, do lado oposto da lua Europa, é quase 0%.

O peróxido de hidrogênio foi encontrado pela primeira vez em Europa pela missão Galileu, que explorou o sistema de Júpiter e suas luas no período de 1995-2003, mas as observações de Galileu foram restritas a uma pequena região de Europa, pelo que até agora os resultados não eram relevantes. Neste sentido, os novos dados mostram que o peróxido está difundido na maioria das áreas onde estende-se a mancha de pequenas quantidades de enxofre. Isto implica que o peróxido é criado pela intensa radiação processada pelo gelo da superfície da lua ao interagir com o forte campo magnético de Júpiter (1).

A questão fundamental tem a ver com o processo de mistura do peróxido de hidrogênio com o oceano interior da lua Europa, mecanismo que ainda desconhecemos como nota Brown, mas que fornece interessantes evidências que sugerem a possibilidade de vida biológica ali com um curioso ecossistema no maior oceano conhecido do Sistema Solar. (2)

Como disse Hand, os cientistas pensam que o peróxido de hidrogênio é um fator importante para a habitabilidade do oceano líquido sob o gelo de Europa. A razão é que o peróxido de hidrogénio é convertido em oxigénio quando misturado com água líquida, o que supõe uma descoberta sem precedentes. (3)


Notações do Artigo

(1) Nas palavras exatas de Brown:." As medições de Galileu nos deram pistas tentadoras do que poderia estar acontecendo em toda a superfície de Europa, e temos agora capacidade de quantificá-lo com as nossas observações do telescópio Keck ", disse Brown . "O que ainda não sabemos é como a superfície e o oceano se mesclam, o que forneceria um mecanismo para qualquer forma de vida usar o peróxido."

(2)., Como prescreve Kevin Hand, co-autor do artigo: "A vida como a conhecemos necessita de água líquida, elementos como carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre, e precisa de algum tipo de química ou energia luminosa para começar o negócio da vida, "Estes elementos estão presentes em Europa e seu vasto oceano.”

(3). Nas palavras de Hand: "Em Europa, compostos abundantes como o peróxido poderiam ajudar a satisfazer a energia química necessária para a exigência de vida oceânica, se o peróxido se misturasse ao oceano."
Ad Honorem Extraterrestris