A dimensão quântica da mente

Para os amantes da Ficção Científica darem asas a imaginação.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

A dimensão quântica da mente

Mensagem por Euzébio »

A nova visão do alcance da metodologia neurocientífica: A dimensão quântica da mente.

Pela primeira vez, de forma sistemática, a comunidade científica concorda em assinalar que a consciência humana enlaça com a dimensão da física quântica e não com a neurociência, como tradicionalmente até agora se vem entendendo.

A questão estritamente biofísica tem sido amplamente discutida sem obter respostas, que curiosamente se encontram nos novos conceitos da teoria das supercordas e especialmente da supersimetria.

A questão básica gera uma preocupação crescente na comunidade neurocientifica, já que à medida que se aprofundam no campo do estudo da consciência, os resultados são cada vez mais atraentes. Conceitos como os biofótons, a meditação, as Ressonâncias Schumann, mostram que os processos neurofisiológicos são conseqüências de uma transdimensionalidade e não causa em si mesma de uma rigorosa explicação anatômica ou química. Nem sequer as sinapses por si só poderiam explicar a curiosa relação existente entre processos emocionais e os sinais coerentes nos eletroencefalogramas (EEG) e eletrocardiogramas (ECG).

Desde que recentemente Raymond Tallis expôs na Academia Britânica que não podemos assumir de forma cientifica um reducionismo da consciência humana à mera atividade cerebral. Em seu livro “Aping Mankind”, apresenta os argumentos mais fortes até agora vistos na comunidade científica ortodoxa.

A experiência empírica nem sempre é racional, e, portanto, devemos entender que a dimensão mental é infinitamente mais sofisticada do que mera atividade neural.

Simplesmente a criatividade e/ou a descoberta do sentimento de "amor", mostram processos complexos que vão além da conexão entre os neurônios ou a produção de substâncias.

Definitivamente, o homem é muito mais que um cérebro.

Mesmo para o distinto psicólogo Robin Dunbar, a questão requer a busca de novas formas holísticas para entender a questão, além de neurociência. Esta abordagem é um marco nas abordagens tradicionais da Academia Britânica, caracterizada por sua "ortodoxia" racionalista.

Na revista Cell press, no mesmo sentido que Tallis, se publicou um artigo em agosto de 2008, em que já se exibiu as novas tendências no estudo da consciência no campo da neurociência. O estudo foi publicado por Anil K. Seth, Zoltan Dienes, Axel Cleeremans, Morten Overgaard e Luiz Pessoa, e tem como título (em tradução livre): Medindo a Consciência: Abordagens pela Neurofisiologia.

Fonte: Starviewer Team
Ad Honorem Extraterrestris
Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Mensagem por Kosmus15 »

Muito interessante.
Há muitos trabalhos ligando a física quântica à consciência humana e à uma provável capacidade de se manter mesmo após a morte.
Pelo que se vê, com o passar dos anos, a comunidade científica vem concordo cada vez mais.

Há um livro chamado "A Física da Alma" de Amit Goswami, eu ainda não li, mas me recomendaram e disseram que é muito interessante.

Quem tiver interesse em ler em pdf:

http://www.4shared.com/document/Dc1wxoz ... a_alm.html