Operação Prato: Defesa vai liberar documentos sobre OVNIs

Atualidades ufológicas, publicadas na mídia em geral (rádio, TV, jornais, revistas, internet...)

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Imensidão, quando eles dizem que "... estão sendo reavaliados por essa Comissão e que poderão perder o sigilo...", não há nada de anormal nisso. Eles apenas estão a verificar o que pode e não pode ser dado a conhecer. É um procedimento normal. É necessário fazer avaliações sobre os conteúdos e as implicações da desclassificação de documentos.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
IndyCarDriver
Mensagens: 15
Registrado em: 10 Jun 2013, 23:17
Localização: São Paulo, Brasil.

Mensagem por IndyCarDriver »

Bom meus queridos, estamos no dia 10 de Junho de 2013.

Onde estão os documentos da FAB ???

Inacreditável que se promete algo pro dia 1º de junho e nada....vão esperar a Copa das Confederações?
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Isto é Brasil, Indy...
Ad Honorem Extraterrestris
Imensidão
Mensagens: 277
Registrado em: 24 Mar 2008, 13:43
Localização: santa catarina

Mensagem por Imensidão »

piada.
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...
IndyCarDriver
Mensagens: 15
Registrado em: 10 Jun 2013, 23:17
Localização: São Paulo, Brasil.

Mensagem por IndyCarDriver »

A liberação destes documentos pelo visto.....não deu em nada. Eu queria entender o que é que trava a coisa? Que "burrocracia" é essa? Ou será que é egoísmo/estrelismo dos responsáveis, em querer fazer suspense?

Já está mais do que discutido, os documentos existem, todo mundo já sabe da existência deles, agora pelo menos libera geral pra galera....poxa vida....que custa isso?

Ainda sobre a Operação Prato, constam alguns novos aprofundamentos sobre o tema, irei citar um dossiê recente da Revista UFO (no Brasil praticamente não há mais outra fonte de pesquisa, há? Infelizmente não....nenhum acadêmico se interessa em correr atrás, resultado, cai tudo no colo da iniciativa privada e cabe a nós sabermos selecionar se é sensacionalismo ou não.)

Na edição nº 203 da Revista UFO, argumenta-se que cópias de novos documentos, em posse de amigos ou conhecidos do Uyrangê Hollanda foram descobertos, corroborando os mesmos acontecimentos exaustivamente já discutidos, um apanhado de notícias e relatos de testemunhas do início da década de 1980 que sugerem a possível continuidade da Operação Prato ao longo da década de 1980 com novos articuladores e lideranças, porém em regime de extremo sigilo. Muitas testemunhas relatam presença estrangeira em toda a região após o fim "oficial" da Operação em finais de 1977.

E a origem das notícias de avistamentos e os relatos de testemunhas reunidos a partir de 1980 sugerem que o fenômeno havia se deslocado da Bacia amazônica oriental para regiões à Oeste, com aumento significativo de relatos de ataques em Santarém e diversas outras cidades do Amazonas e além. A conclusão é que o fenômeno havia se deslocado territorialmente pela Amazônia adentro e que investigações continuaram com a anuência norte-americana.

A reportagem não deixa claro se a "Operação Prato" continua até hoje (acho difícil porque a incidência caiu bastante) mas eu acredito que todas as investigações profundas realizadas pela Aeronáutica numa busca pra entender afinal o que perambulava pelo espaço aéreo nacional devem ter cessado sem conclusões na década de 1990.

Eu espero um dia entender afinal que diabos se passou naquele lugar entre 1977-78. Essa dúvida e curiosidade me perseguem....se ao menos mais documentos fossem liberados......espero que estes documentos finais sejam enfim liberados!
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


A questão seria "o que vão liberar?"

SE o fizerem, não acredito que seja a totalidade do que existe.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

IndyCarDriver escreveu:Eu queria entender o que é que trava a coisa?
O que trava a divulgação dos documentos é o facto de que aquilo que já está disponível ao público é o máximo que podia ser divulgado. Agora tudo o que lá está é secreto.
Por outro lado com toda a certeza que à jogadas de bastidores por parte dos EUA para travar essa divulgação.
IndyCarDriver escreveu:... poxa vida....que custa isso?
Coloque-se no lugar do Governo. Não daquele que muda de 4 em 4 anos mas daquele que se mantém atrás dos governos que vão passando.
Há um segredo que não deve ser exposto. É isso que custa. Segredo de estado não é para ser divulgado.
IndyCarDriver escreveu:... irei citar um dossiê recente da Revista UFO
E onde estão esses documentos? Quem são os individuos que têm esses documentos? Se são secretos, como se sabe da sua existência? Eles foram apresentados pela UFO ou foi apenas mais um artigo de revista para vender?
IndyCarDriver escreveu:A reportagem não deixa claro se a "Operação Prato" continua até hoje
Claro que não deixa claro. Nem pode.
É assim que se mantém o suspense nas novelas. É assim que se garante a continuidade da clientela para o futuro. É assim que se pode especular mais um pouco sobre um tema e fazer mais dinheiro.
IndyCarDriver escreveu:Eu espero um dia entender afinal que diabos se passou naquele lugar entre 1977-78
Indy o que se passou foi só um dos mais documentados e credíveis casos de actividade extraterrestre do século XX, que tem parte dos acontecimentos em segredo mas que de alguma forma, através do testemunho do Coronel Hollanda se ficaram conhecer.

Os documentos nunca serão disponibilizados ao público enquanto a fenómeno OVNI for tabú.
Mas julgo que quando o segredo acabar, esses documentos e muitos outros no mundo inteiro vão ser queimados para que as pessoas nunca consigam saber até que ponto foram mantidas na ignorância. Isso seria muito mau para os governos mundiais.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
IndyCarDriver
Mensagens: 15
Registrado em: 10 Jun 2013, 23:17
Localização: São Paulo, Brasil.

Mensagem por IndyCarDriver »

Evidente Cavaleiro! Todos estes aspectos devem ser devidamente ponderados mesmo. Acho que a coisa mais séria desta pataquada toda não é nem o Governo/Aeronáutica, o que chateia é a falta de interesse da Academia em buscar uma resposta para os casos sem explicação lógica, como a Operação Prato e milhões de outras.

Sem o engajamento de pesquisadores, tudo isso vai parar na mão da iniciativa privada que monta o roteiro de sua novelinha de suspense, onde muita informação é de fato duvidosa e os outros relatos, documentos e fatos acabam sendo controlados pela empresa que usa e abusa em nome do lucro.

O grande problema dos governos é admitir que objetos de procedência completamente desconhecida aparecem, desaparecem e perambulam pelo espaço aéreo de um país sem dar a menor satisfação e que estão fora do controle físico da Aeronáutica e dos militares. Admitir isso oficialmente em público é extremamente sério, porque simplesmente seria admitir nacional e internacionalmente que a segurança nacional é violada de alguma forma e que os órgãos de monitoramento não têm competência para barrar ou interromper. Entra-se num campo do constrangimento militar, é a segurança nacional em jogo.

Isso é uma pena, porque sem um "afrouxamento" do militarismo no intrincado jogo das relações internacionais, muita coisa que se passou, que se passa e que ainda estão por vir podem nunca ser de conhecimento público.
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

IndyCarDriver, pode vir o investigador "mais melhor bom", mais XPTO, mais McGiver que existir que ele vai chegar a determinada altura e não vai ter mais como saber novos dados.
Tenho quase a certeza que aquilo que se sabe é quase o máximo que se pode saber sem entrar no campo do segredo e que o investigadores forma ao limite do possível. A não ser que haja uma entidade de investigação que esteja a reter algum tipo de informação para o ir libertando para se aproveitar financeiramente do caso... 8)
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Sem querer ser chato galera, mas estamos a esperar o que?

Um monte de papel timbrado com depoimentos, desenhos, fotos e ou vídeos mal gravados que não provam nada?

Sinceramente, acho muito difícil que um grupo pequeno de pessoas (oficiais ou não) detenha algum tipo de informação demasiadamente importante e impactante sem que esta "vaze" ao grande público em total ou parcial teor.

Pela minha sinceridade, desculpem-me.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Alexandre escreveu:...acho muito difícil que um grupo pequeno de pessoas (oficiais ou não) detenha algum tipo de informação demasiadamente importante e impactante sem que esta "vaze" ao grande público em total ou parcial teor.
Pois aí é que está o erro.
Quanto menor for o grupo que detém um segredo, melhor guardado ele está.
Depois temos o facto desse segredo estar segmentado por todos, ou seja, ninguém (a não ser uma pessoa) sabe todo o segredo. E aquilo que cada um sabe não é suficiente para, isoladamente, ser revelador de algo importante. Por outro lado se uma dessas partes vier a público o responsável (aquele que realmente conhece todo o segredo) vai saber quem deu com a língua nos dentes...
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

Cavaleiro escreveu:Pois aí é que está o erro.
Quanto menor for o grupo que detém um segredo, melhor guardado ele está...
...


Discordo amigo cavaleiro, mas nem sempre; eu mesmo tenho um amigo que se você lhe confidenciar algo, no outro dia, vira manchete de jornal!!! rsrsrsr :lol:
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
IndyCarDriver
Mensagens: 15
Registrado em: 10 Jun 2013, 23:17
Localização: São Paulo, Brasil.

Mensagem por IndyCarDriver »

Alexandre escreveu:...


Sem querer ser chato galera, mas estamos a esperar o que?

Um monte de papel timbrado com depoimentos, desenhos, fotos e ou vídeos mal gravados que não provam nada?

Sinceramente, acho muito difícil que um grupo pequeno de pessoas (oficiais ou não) detenha algum tipo de informação demasiadamente importante e impactante sem que esta "vaze" ao grande público em total ou parcial teor.

Pela minha sinceridade, desculpem-me.
Os rolos de filmes devem não estar numa qualidade formidável, ainda mais depois de tantos anos arquivados. Contudo, relatos vindos das pessoas que chegaram a ver os filmes antes do seu arquivamento são categóricas em dizer que algumas das imagens mostradas são impactantes sim, como é o caso do Vitório Peret que em 1978 teria visto um destes filmes, mostrado pelo próprio Hollanda.

Segundo consta, um dos filmes mostra um objeto esférico há apenas alguns metros acima da Baía do Marajó efetuando movimentos randômicos e mergulhando com violência (já próximos aos agentes) nas águas do rio.

Eu acho que tudo quanto é DADO oficial que possa aparecer da Operação Prato é valioso SIM, até mesmo um desenho ou depoimento. Acho que diante deste caso, ou seja, um flagrante de que algo de natureza desconhecida e fora do controle humano esteve atuando no Brasil são sim coisas de grande impacto.

Acho que na Ufologia nós não temos que ficar esperando que os OVNIs aterrizem no Maracanã lotado e que de dentro dele saiam seres verdes vindos de Marte, pra só aí dizermos "nossa, agora foi convincente e impactante o bastante". Isso é querer espetáculo e duvido que isso vá ocorrer algum dia e minha suspeitas levam a crer que esse fenômeno nem "extraterrestre" o é, no seu sentido clássico, "entidades biológicos" avançadas de um planeta "y" qualquer que venceram distâncias enormes pelos Cosmos para "aterrorizar" ribeirinhos na Amazônia.

Pra mim, trata-se de um fenômeno, de "algo" que quebre leis físicas de tempo-espaço e tenha o poder de transgredir e cruzar dimensões. Todos os indícios levam pra este caminho e TODA e QUALQUER informação, por menor que seja, é uma pista. Estamos diante de um enigma forense, cujo impacto para a Ciência é grande.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

IndyCarDriver escreveu:Os rolos de filmes devem não estar numa qualidade formidável, ainda mais depois de tantos anos arquivados. Contudo, relatos vindos das pessoas que chegaram a ver os filmes antes do seu arquivamento são categóricas em dizer que algumas das imagens mostradas são impactantes sim, como é o caso do Vitório Peret que em 1978 teria visto um destes filmes, mostrado pelo próprio Hollanda...
...


Pois é Indy, aí é que eu te pergunto, por mais espetaculares que tenham sido os avistamentos, e se registrados, como nunca "escaparam"?
Seriam assim tão bem guardados, ou tão comprometedores?

Se tais investigações, (esta O.P. por exemplo), nada tem além de vídeos, fotos, desenhos e testemunhos, porque então esperar ansiosamente tais liberações por parte dos governos, se mesmo em poder destes não podem provar sua natureza real, apenas aumentariam as especulações e sua incapacidade de responder de maneira pontual e satisfatória à opinião pública.

Eu acho que tudo quanto é DADO oficial que possa aparecer da Operação Prato é valioso SIM, até mesmo um desenho ou depoimento. Acho que diante deste caso, ou seja, um flagrante de que algo de natureza desconhecida e fora do controle humano esteve atuando no Brasil são sim coisas de grande impacto.
Na verdade tudo quanto é DADO OFICIAL me soa a falsidade...(não sei por quê), acobertamentos???

Acho que na Ufologia nós não temos que ficar esperando que os OVNIs aterrizem no Maracanã lotado e que de dentro dele saiam seres verdes vindos de Marte, pra só aí dizermos "nossa, agora foi convincente e impactante o bastante". Isso é querer espetáculo e duvido que isso vá ocorrer algum dia...
...


No Maraca eu não digo, mas no estádio Nat Bailey em Vancouver no Canadá, eles" estiveram bem próximos, rsrsr ( aliás postei hoje, vide vídeo em vídeos) desculpe a redundância :lol: :lol: :lol:

O fato é que os relatos existentes de avistamentos em terceiro grau ou (contatos imediatos do terceiro grau) que é aquele onde se relata a observação de seus ocupantes dentro ou fora de um óvni, supostamente ocorreram sempre em locais isolados e distantes do grande público, o que é perfeitamente aceitável, pois se imagine numa expedição à um planeta habitado, provavelmente você e sua equipe não "desceriam" com a cara e a coragem, antes porém, fariam uma análise das condições de solo, atmosfera e hostilidade de seus habitantes; e de preferência com menos espectadores (e ameaça em potencial) possível; e isso é mais que lógico!

Um exemplo de algo convincente e impactante pra mim seria algo como os destroços do incidente de Roswell, que segundo testemunhas não podiam ser cortados nem amassados que estes voltavam à forma original, mas estes também infelizmente viraram "restos de um balão meteorológico".

É como eu digo, mais uma vez um evento dessa magnitude, e nada de concreto...só especulações.

...e minha suspeitas levam a crer que esse fenômeno nem "extraterrestre" o é, no seu sentido clássico, "entidades biológicos" avançadas de um planeta "y" qualquer que venceram distâncias enormes pelos Cosmos para "aterrorizar" ribeirinhos na Amazônia.

Pra mim, trata-se de um fenômeno, de "algo" que quebre leis físicas de tempo-espaço e tenha o poder de transgredir e cruzar dimensões. Todos os indícios levam pra este caminho e TODA e QUALQUER informação, por menor que seja, é uma pista. Estamos diante de um enigma forense, cujo impacto para a Ciência é grande.
...


É uma boa teoria; me lembra inclusive àquela das cordas.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Pois eu acho que todos esses filmes e fotos foram logo na altura levados para os EUA (e por isso estão muito bem conservados e... perdidos...)
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão