Foto da Nasa revela objeto estranho na superficie lunar

Atualidades ufológicas, publicadas na mídia em geral (rádio, TV, jornais, revistas, internet...)

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Avatar do usuário
sirius
Mensagens: 56
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:18

Foto da Nasa revela objeto estranho na superficie lunar

Mensagem por sirius »

Uma foto divulgada na Internet em março de 2012, mostra os pesquisadores Anthony Colaprete e Karen Gundy-Burlet do Ames Research Center da Nasa, sentados trabalhando.
Na foto é possivel identificar abaixo do cotovelo de Anthony, uma foto possivelmente da superficie lunar onde se encontra um objeto nitidamente de construção artificial.
Anthony trabalha no projeto Lunar Crater Observation and Sensing Satellite (LCROSS) e por isso supõe-se que a foto seja da superficie lunar.

Segue abaixo link da foto:
http://img805.imageshack.us/img805/1239/artefatolua.jpg
Tristes tempos os nossos, onde é mais facil desintegrar um atomo que um preconceito.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Caraca! Eu sinceramente não consegui enxergar muita coisa na foto, só um monte de borrão...

:o
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Para os mais reticentes (como eu) deixo aqui a imagem colocada no site da NASA (assim não há como dizer que foi manipulada).

http://www.nasa.gov/centers/ames/images ... 9_full.jpg

Assim fiquei convencido.
Não que não acredito em estruturas na Lua, porque as há, mas porque a imagem está no site da NASA, descartando-se assim a possibilidade de manipulação.

Mas que raios, tiro o chapéu a quem se lembrou e se deu ao trabalho de ir vasculhar e descobrir uma coisa destas numa imagem que à primeira vista nada tem de anormal.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Caros amigos, em Março passado tive conhecimento deste caso que na altura me pareceu, de facto, uma estrutura.

Hoje resolvi tirar a limpo esta dúvida e enviei um email para Anthony Colaprete, o individuo que aparece na foto.
Ele já me respondeu, e eu tenho a resposta.
Como ela é algo extensa eu envio-a por email a quem quiser (em inglês).

Resumidamente ele diz que a imagem é uma simulação da superfície da Lua feita a partir de um modelo digital de elevação e iluminação.
Foi feito para antever o impacto da Centauro na superfície da Lua http://en.wikipedia.org/wiki/LCROSS

Serviu para enviar às várias estações de rastreamento e em particular para a de Hawai para calibração de aparelhos.

[align=center]Impacto aos 53 segundos[/align]
[align=center][youtube][/youtube][/align]

Por um lado a minha esperança diz que é de facto um edifício e ele está a dar a justificação oficial, mas por outro a razão e o "sexto sentido" diz-me que ele fala a verdade.

De qualquer forma aqui fica a informação para que cada um de vós decida.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Só enxergo rochas...
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
sirius
Mensagens: 56
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:18

Mensagem por sirius »

Euzébio, amplie a foto para tamanho full, ao centro da foto impressa em papel que esta abaixo do braço do Anthony é possivel observar uma estrutura que se assemelha a uma edificação ou um objeto dependendo da distancia que a foto foi tirada. Com certeza aquilo não é uma rocha nem nada natural.

Quanto ao video acho que realmente não tem nada, pelo que entendi foi só um exemplo do trabalho que é feito que o Cavaleiro quis mostrar.
Tristes tempos os nossos, onde é mais facil desintegrar um atomo que um preconceito.
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Se repararem o vídeo mostra o impacto da Centauro.

Após ver melhor, mudei de ideias.
De facto o "quadrado" parece pertencer À imagem. Ele tem a mesma textura e pixelização da restante imagem.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Não havia reparado antes, mas realmente parece haver algumas formas geométricas bem definidas na imagem.
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
italianspiderman
Mensagens: 183
Registrado em: 23 Jun 2008, 12:15
Localização: São Paulo/Capital

Mensagem por italianspiderman »

Bem intrigante!

Ampliei a foto e vi uma formação quadrada! (É isso mesmo...?)

Espero que pelo menos dessa vez não seja montagem e que pelo menos se prove algo sobre essas "famosas construções lunares", esse assunto sempre me chamou a atenção!
Avatar do usuário
SpaceGhost
Mensagens: 233
Registrado em: 17 Ago 2009, 07:23
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por SpaceGhost »

Puxa vida, vi na foto a forma geométrica, embora no vídeo não tenha visto nada.
O que percebi é que a forma na foto não segue o mesmo padrão de iluminação e perspectiva do resto da foto.
Sinceramente parece uma marcação feita por eles, como se fosse um foco.
Seria legal ter a foto na íntegra.
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

SpaceGhost, o coordenador do blogue que referi pediu directamente ao individuo da foto para lhe enviar a foto original e... ele contornou a questão com um comentário explicativo.
julgo que por um lado a foto não deve ser para ser publicada (acho eu). Por outro, a ser de facto algo a foto fica protegida.
Mas é um "tiro nos pés".
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão