Vivendo em Marte

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

cientista
Mensagens: 154
Registrado em: 05 Dez 2004, 19:01
Localização: Ponta Grossa PR

Vivendo em Marte

Mensagem por cientista »

As temperaturas baixas não são o pior obstáculo à permanência humana em Marte, como demonstram as estações científicas que operam durante todo o ano na Antártida. O pior é que não há proteção contra os raios ultravioleta do Sol. Se Marte tivesse mais oxigênio na atmosfera haveria ozônio para proteger a superfície dessa radiação nociva. E existe oxigênio quimicamente preso às rochas marcianas. Um aumento da pressão atmosférica tornaria possível a existência de água líquida, hoje congelada em imensos blocos nos pólos. Seria preciso, então, aquecer o planeta. Isso pode ser feito.

Terraformação
A engenharia genética pode produzir plantas escuras, como liquens, adaptadas às condições marcianas. Elas se reproduziriam nos pólos, absorvendo a luz solar e aquecendo as calotas. O vapor apenas liberaria a antiga atmosfera que o planeta já teve. Ao mesmo tempo, usinas bombeariam tetrafluoreto de carbono nas regiões equatoriais, usando substâncias presentes no próprio solo, para ajudar a atmosfera a reter o calor. Bem aos poucos ela ficaria mais densa, surgiriam nuvens brancas no céu, que mudaria de rosa para azul claro. Estaria vencida a primeira etapa da terraformação de Marte.

Alterar um ambiente é um processo lento, mas não é impossível. Estamos fazendo isso em nosso planeta há bastante tempo, embora de forma bem menos planejada. Em Marte essa tarefa envolveria, na maioria, físicos, engenheiros e geólogos, entre outros profissionais especializados. Somente depois de muito tempo viriam os colonos. Nessa época, os níveis de anidrido carbônico terão diminuído a ponto de sustentar formas simples de vida aeróbica, como a vegetação de tundra da Terra.

Um dia em Marte
Contudo, o próximo século já terá começado e a atmosfera marciana ainda não conterá oxigênio o bastante. Nas florestas recém-formadas não existirão animais. As pessoas caminharão com pequenos recicladores respiratórios que também amplificarão suas vozes, pois a densidade da atmosfera já poderá transportar ondas sonoras. Por outro lado, por causa da maior concentração de gás carbônico que a Terra, as freqüências serão baixas e a voz de uma garotinha poderá soar tão grave quanto a de um homem.


É claro que muitos outros aspectos físicos de Marte não serão alterados. A duração do dia continuará sendo de 24 h e 37 min. O ano, 687 dias. A gravidade, 38% da terrestre. Alguém com 70 kg se sentirá como se tivesse 26 e um atleta poderá correr 100 metros rasos em apenas 5 segundos. Um dia, talvez no século 25, o ar conterá os mesmos 21% de oxigênio que a Terra a aí, mesmo com tantas outras diferenças, haverá grandes lagos, rios, chuva, florestas, animais e agricultura.

Ética x Desafio
O leitor pode ver tudo isso com descrédito - ou sob o julgamento de quem, com sabedoria, questiona o nosso direito de fazê-lo. Mas não é realista mencionar que os gastos com tal empreitada poderiam ser usados para melhorar a qualidade de vida aqui na própria Terra, pois esse jamais foi o pensamento da humanidade.

Vivemos nesta parte do planeta porque aventureiros do passado se deram o desafio de cruzar os mares tenebrosos. Ninguém pensou que poderiam viver todos felizes lá no velho mundo. O sucesso do Homem como espécie se deve justamente a essa aparente contradição.
«©ìèñ┴ϧ┴Ä»
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

FONTE?
A atitude mais cientifica de todas eh sempre postar a fonte da sua informaçao (pra gente saber de onde vc tirou, e pra poder conferir tbem e somar conhecimento). Sempre que postar um texto que nao for seu, coloque embaixo de onde vc tirou.
A cambada agradece! :wink:
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
cientista
Mensagens: 154
Registrado em: 05 Dez 2004, 19:01
Localização: Ponta Grossa PR

Foi mal!

Mensagem por cientista »

É que eu ja tava com sono talvez por isso que eu vacilei!
«©ìèñ┴ϧ┴Ä»