DNA não 'sobrevive' mais do que 6,8 milhões de anos

Ao compreendermos os avanços cientificos e tecnológicos podemos criar bases para explicar a maior parte dos fenômenos.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

DNA não 'sobrevive' mais do que 6,8 milhões de anos

Mensagem por Cavaleiro »

Dinossauros nunca poderão ser recriados como no filme «Parque Jurássico»

O DNA não sobrevive mais do que 6,8 milhões de anos. Esta é a conclusão de um estudo realizado por uma equipa internacional de cientistas, coordenada por Morten E. Allentoft, da Universidade Murdoch, Austrália, e agora publicado no «Proceedings of the Royal Society B».

A equipa, da qual fez também parte Paula Campos, ligada à Universidade de Coimbra e à Universidade de Copenhaga, quis desconstruir o mito criado pelo filme «Parque Jurássico» (1993), de Steven Spielberg, em que cientistas conseguem criar dinossauros extraindo o seu DNA de mosquitos preservados em âmbar.

Já se sabia que o DNA não se preserva 65 milhões de anos, o mínimo de tempo que seria necessário para se conseguir material genético de um dinossauro. Mas também não se sabia ao certo qual a sua 'data de validade'.

Allentoft e Mike Bunce decidiram estudar o período de sobrevivência do DNA a partir dos restos de 158 moas, aves gigantes neozelandesas já extintas, com 600 a oito mil anos de antiguidade. Descobriram que o total de DNA ficou reduzido a metade num período de 521 anos, quando conservado a 13,1 graus centígrados.

Este dado foi depois extrapolado para outros lugares, tendo em conta a variação de temperaturas. Analisou-se, então, o que poderia suceder em ambientes mais frio e mais quentes. Os investigadores chegaram à conclusão que o DNA sobrevive em fragmentos ósseos durante 6,8 milhões de anos se estes estiverem conservados a uma temperatura de cinco graus negativos.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55878&op=all
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão