Civilizações perdidas em Marte?

Poucos temas são tão polêmicos quanto a suposta manutenção sob sigilo de informações envolvendo fenômenos ufológicos por parte do Estado, em todo o mundo. Mas o que realmente seria verdade, e o que não passaria de pura especulação?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Civilizações perdidas em Marte?

Mensagem por Euzébio »

Ruínas e ossadas em Marte?

Muitos anos encerram um mistério que até a presente data ainda não foi revelado, desde as primeiras sondas enviadas a Marte até a última das missões ao planeta vermelho. O fato é que Marte ainda é um mistério sem solução. Existiram civilizações antigas em Marte? Ainda existem? As novas fotos são cada vez mais reveladoras de que algo estranho acontece por lá.

Leia o link: http://starviewer.wordpress.com/2012/09 ... -perdidas/

Em espanhol, depois faço a tradução.



Imagem Imagem
Céu azul em Marte

Imagem
Formas geométricas na superfície marciana

:shock:
Ad Honorem Extraterrestris
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Somado à isso..

[youtube][/youtube][/ram]
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Muito bom!

Valeu, Alex!

;)
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Estive a ver as coordenadas sugeridas no Youtube, usando o Google Earth (claro) e confesso que não vi nada de especial a nível de cores.
Elas são artificiais.

Alguém interpretou esse azul como sendo sinal de água corrente.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

O desejo do ser humano de ter mais um planeta habitável no sistema solar cria alucinações. Infelizmente não há. Uma pena, pois seria um impulso tremendo para a ciência espacial se Vênus, Marte ou mesmo a Lua tivesse as condições necessárias para hospedar a vida.

Só a Terra pode hospedar a vida. Tudo o resto é estéril. Para que um planeta possa ter condições de hospedar a vida, é necessário que esteja na faixa habitável da estrela onde orbita. Somente a Terra e a Lua estão nessa faixa de nossa estrela. Talvez Vênus e Marte, mas teriam que ter outras condições que não possuem.

E que condições são estas? Relembrando tudo o que já estudei sobre o assunto, resumo basicamente em:

1) Diâmetro entre 0.7 e 1.5 do terrestre. Menos que isso dificultaria a retenção de atmosfera suficiente para os seres vivos e danificaria os músculos e ossos dos seres que vivessem nele por muito tempo, promovendo alterações genéticas com o tempo. Maior que 1.5, tornaria a vida muido difícil para seres terrestres, pois o peso estaria aumentado na mesma proporção, desde que mantida hipotéticamente a mesma densidade, já que isto teria influência direta na gravidade e, mais gravidade, mais peso, menos gravidade menos peso, mas danifica os ossos.

2) Atmosfera de nitrogênio, oxgênio e gás carbônico com uma camada de ozônio;

3) Núcleo metálico liquefeito, quente o bastante para gerar campo magnético, pois é isto que protege a vida dos raios cósmicos e radiações solares;

4) Temperatura tolerável (entre -40ºC e 50ºC). Ainda que houvesse temperaturas mais extremas, seria necessário que pelo menos parte do planeta tivesse temperaturas nesta faixa durante todo o ano;

5) Duração do dia não muito grande, entre 20 horas e 50 horas para promover os ciclos de noite e dia e as alternâncias de temperatura;

Porque nenhum planeta presta para a vida?

A Terra em um diâmetro de 12.756km. Marquem isso, pois basicamente definirá o resto.

A Lua: é pequena demais, apenas 3.475 km de diâmetro, sem ar, sem núcleo metálico quente e presa à órbita da Terra com apenas um lado voltado para o sol, portanto, sem alternância de dias e noites, sem campo magnético, sem ar, mas a Nasa descobriu água misturada ao solo o que permitira ser habitada em âmbientes artificiais.

Vênus: Diâmetro de 12.103 km, massa 81% da terrestre, porém, não tem campo magnético, a atmosfera é espessa demais e a temperatura de 464ºC em média. Apesar de ser o que tem a dimensão mais próxima da Terra, infelizmente, o planeta coleciona revezes. Somando-se a falta de campo magnético, a atmosfera epessa e a temperatura extrema, temos ainda um dia de -243 do terrestre, ou seja, um dia em Vênus dura o equivalente a 243 dias da Terra, mas o planeta gira em sentido contrário ao do nosso, por isso é -243. O ano de lá dura 225 dias, portando, o dia demora mais que 1 ano para passar. Não tem água logicamente e se tiver está misturada na sua atmosfera gasosa. Em termos de massa e diâmetro é o mais bem posicionado, mas o resto torna o planeta catastrófico. Somente naves russas pousaram lá e duraram tempo suficiente apenas para uma foto ou duas. Não poderia ser habitado nem em ambiêntes artificiais.

Marte: Diâmetro de 6.780 km, cerca de 53% da terrestre, portanto, dimensões de lua, pequeno demais. A duração do dia é interessante, de 24h37', praticamente igual ao do planeta mãe, porém a sua massa e 11% da nossa deixa a gravidade muito baixa, somando-se isso, temos uma atmosfera rarefeita e basicamente de dióxido de carbono, sem campo magnético e temperatura entre -140ºC e 20ºC. Observações de sondas sugerem a possibilidade de existir água no planeta. Seria habitável em ambiêntes artificiais.

Do resto nem é bom falar. A lua Titã de Saturno trouxe alguma esperança, mas é muito pequena com seus 5.150km de diâmetro, muito fria e com atmosfera de metano, totalmente imprópria à vida. Não seria possível habitá-la nem em ambiêntes artificiais.

Lamento pelas informações, mas o futuro da exploração espacial repousa na descoberta de fontes de energia miraculasamente poderosas e sistemas de propulsão de façam uma nave ultrapassar em dezenas de vezes a velocidade da luz e claro, controle sobre a inércia e campo magnético artificial na nave. Esqueçam a velocidade da luz. Precisamos de velocidades muito superiores a ela para explorar o espaço.

Fontes:

http://www.guia.heu.nom.br/planetas.htm

http://www.mundofisico.joinville.udesc. ... dTexto=141

http://pion.sbfisica.org.br/pdc/index.p ... s-planetas

http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/mars.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atmosfera_de_Marte

http://noticias.terra.com.br/ciencia/no ... +vida.html

http://www.astronoo.com/pt/tita.html

http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/0 ... 3%ADquido/
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Lulu, é bastante óbvio que os mundos vizinhos não podem abrigar a vida, porém estamos a falar da vida como a conhecemos aqui na Terra.

Será que existe no Universo somente esta vida, baseada em nitrogênio, oxigênio e carbono? Não seria muita presunção da nossa parte admitir que sim?

Outrossim, não podemos afirmar com certeza de que Marte não abrigou vida como a nossa há muito tempo atrás. Lembrando que o sistema solar tem uma considerável idade de aproximadamente 4,6 bilhões de anos, é tempo suficiente para um mundo como o nosso "morrer".

O que se aponta são as supostas ruínas deixadas por civilizações há muito tempo extintas.

Sou de opinião, mas não posso provar nada, de que a Terra foi "formada" por alguma supercivilização - talvez marciana - que, na iminência de sua extinção, plantou aqui a semente de sua raça e para cá se tranferiu. A própria mitologia dos povos antigos está repleta de relatos de deuses que para cá vieram, e na bíblia cristã está lá o relato de um deus que criou-nos à sua imagem e semelhança, atiranado-nos posteriormente em terras selvagens (a expulsão do Paraíso).
Ad Honorem Extraterrestris
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Pois é Euzébio, é possível que a Terra tenha recebido a semente da vida de outro mundo, mas com esses que temos aqui, a Terra é a mais provável geradora, já que ostenta formas de vidas fossilizadas com mais de 4 bilhões de anos.



Se a Terra é a geradora, certamente foi aqui mesmo que surgiram as primeiras civilizações do sistema solar. Por outro lado, já vi programas científicos que cogitam que Marte teria tido mares a 1 bilhão de anos, mas não acreditavam que teria tido tempo de criar formas de vida. Vênus poderia ter sido uma mãe primitiva, pois tem dimensões e temperatura mais apropriadas, especialmente antes de derreter, pode ter sido um planeta como a Terra primitiva e ter desenvolvido vida e até seres pensantes. Indo para o imaginário, Vênus pode ter desenvolvido grandes civilizações que plantaram raízes na Terra, Marte e Lua, antes de desaparecerem juntamente com seu mundo natal que vaporizou num efeito estufa permanente. Que tal?

Ainda temos a possibilidade de ter havido um mundo onde hoje encontra-se o cinturão e asteróides.

Eu apostaria mesmo em civilizações antigas e evoluídas da própria Terra e numa hipótese mais ousada, que seres de outros sistemas solares tenham plantando aqui a vida inteligente, pois a vida até o nível dos macacos, creio que o próprio planeta gerou.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Sim, há grandes possibilidades!
Ad Honorem Extraterrestris
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Este link é parte de um grande documentário, sendo este episódio focado em Marte. É muito bem feito e atualizado com os mais recentes conhecimentos que temos do planeta antes da sonda Curiosity. Vale a pena ver: O Planeta Vermelho.

O futuro está no desenvolvimento da ciência!