OVNi em Abrantes - Portugal

Espaço aberto para o debate e tentativa de solução de casos (e fraudes) ufológicos nacionais e internacionais. Com o toque detalhista (e chato) característico da nossa Equipe. Quer se juntar ao time?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

OVNi em Abrantes - Portugal

Mensagem por Britan »

2004-10-05 00:00:00
Fenómeno durou dez minutos no céu
OVNI EM ABRANTES
Um objecto voador não identificado foi filmado, na noite de sábado para domingo, a sobrevoar a zona de Abrantes. Os autores do filme, dois irmãos, explicaram que o estranho fenómeno durou cerca de dez minutos.
SQVGFWERG45UIO78OUK
As imagens foram exibidas, ontem, no Jornal da Noite da SIC e, segundo fonte da estação de Carnaxide, os telefones da televisão começaram de imediato a tocar com novas testemunhas do caso.

“Parecia uma estrela e ficava parado no céu, com várias cores”, descreveu, à SIC, Sónia Machado, que com o irmão, Ricardo, e o marido gravaram as imagens exibidas na TV.

Contactada pelo CM, Sónia explicou que o OVNI surgiu nos céus de Abrantes perto das 03h00 de domingo. “Um amigo do meu pai, que reside em Espanha, telefonou a dizer que tinha visto a mesma coisa”, afirmou a testemunha.

As imagens do OVNI – um ponto luminoso, com várias cores, em forma de circunferência mas cortado em baixo – vão agora ser analisadas pela Força Aérea, no sentido de esclarecer a sua origem.

O último caso de observação e registo fotográfico de um OVNI em Portugal ocorreu no final de Maio, na Barragem de Monte Novo, entre Reguengos e Évora. Na altura, os autores das imagens, dois engenheiros e dois estudantes de engenharia, não se aperceberam de imediato do fenómeno.
Imagem

cont

004-10-06 00:00:00
Mistério - Círculo de luz no céu de Abrantes
JOVENS NEM DORMEM À PROCURA DO OVNI
Um jovem militar de transmissões de Abrantes quase não dorme desde a madrugada de domingo. Ricardo Barradas, de 19 anos, acredita genuinamente que avistou e filmou, durante 10 minutos, um OVNI (Objecto Voador Não Identificado) a pairar sobre a cidade.
d.r.
iuweoweoweruwerer
Ricardo Barradas e a irmã, Sónia Machado, mostram o fenómeno que avistaram no céu de Abrantes
A sua irmã, Sónia Machado, de 22 anos, estudante, e o marido, Nuno Machado, de 23, também estudante, crêem no mesmo fenómeno, que observaram pelas 03h00 de domingo, durante 25 minutos.

O jovem militar já enviou um ‘e--mail’ à NASA, a agência espacial americana, a contar o que viu: um círculo de luz enorme, que parecia ter uma grande fonte de energia no centro, que se expandia e gerava diversas cores, com predominância para o verde e azul.

FORÇA AÉREA DESCONHECE

O que Ricardo Barradas e os familiares mais estranharam foi o facto de o círculo não ser perfeito e apresentar-se cortado na parte inferior por uma linha recta. Os jovens ainda não conseguiram encontrar uma explicação para o sucedido e a cassete com o registo do alegado OVNI não foi até agora entregue, oficialmente, a qualquer autoridade portuguesa. No entanto, o coronel Carlos Barbosa, das relações públicas da Força Aérea, garantiu ontem que “não existe qualquer registo radar” na zona e à hora referida pelos observadores.

A verdade, porém, é que o mesmo objecto filmado pelo jovem militar de transmissões terá sido avistado por dezenas de outras pessoas, desde Abrantes até Montargil, passando por Zamora, em Espanha, conforme relatam os telefonemas que tem recebido desde a divulgação do caso.

E é este mistério que não deixa Ricardo Barradas, os familiares e os amigos dormirem desde domingo, devido às longas noites de vigília a olhar as estrelas à espera da repetição do fenómeno, o que ainda não aconteceu. Até agora o céu apresentou-se, apenas, sempre estrelado e silencioso como na noite do OVNI.

UMA NOITE MUITO AGITADA

MADRUGADA

Ricardo Barradas deu pelo alegado OVNI quando se levantou para ir à cozinha “beber qualquer coisa”. “Olhei pela janela, vi uma estrela a brilhar muito e estranhei. Por isso, fui buscar a máquina e comecei a filmar na varanda.”

ZOOM DIGITAL

A gravação do objecto foi feita com uma máquina de filmar amadora, com o zoom digital ao máximo (320 vezes), o que pode contribuir para a distorção ou redução acentuada da qualidade de imagem captada, devido à pixelização.

NO CENTRO

O fenómeno parecia estar sobre o centro de Abrantes, no alinhamento das Galerias Camões, “aproximava-se e desaparecia” devido à cintilação e não emitia qualquer som. Segundo o autor do filme, “estaria uns 10 metros acima do horizonte”.

CURIOSIDADE

A certa altura, o jovem parou de filmar, acordou a irmã e o cunhado e viram o OVNI durante 25 minutos. Depois foram deitar-se, sem ligar muito ao assunto. O mistério só ganhou forma no dia seguinte, ao verem o filme.
Imagem

fonte: jornal correio da manha
www.correiodamanha.pt
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Yarwinish
Mensagens: 57
Registrado em: 17 Out 2004, 19:35
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Yarwinish »

Muito interessante (e intrigante).
Esse tipo de caso com várias testemunhas é que deve ser levado a sério, ainda mais quando acompanhado de evidência fotográfica.
Excelente tópico.